quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL


SUPOSTOS ASSASSINOS DO EMPRESÁRIO 'AÍRTON FOGOIÓ' SÃO PRESOS EM BACABAL


Por Sérgio Mathias

No início da noite dessa quinta-feira (24) foram apresentados na Delegacia Regional de Bacabal três homens que foram presos quando tentavam sair da cidade. Eles são acusados de assassinar o empresário Airton Vitor de Sousa (foto), 54 anos, o Aíton Fogoió.

Entenda o caso

Policiais militares do Destacamento de Rio Vermelho, município de Xinguara, no Pará, confirmaram que ao lado do corpo de Aírton Fogoió, proprietário de um cortume em Bacabal, também foi encontrado carbonizado dentro de uma caminhonete Hilux, o corpo do seu capataz, conhecido pelo apelido de “Zé da Onça”.
Familiares das vítimas estiveram no local e reconheceram os corpos.
A polícia não tem provas do que levou os homens a serem mortos e carbonizados, mas há suspeita de que possa ter sido por algum tipo de vingança.
As investigações dos crimes estão a cargo da Polícia Civil de São Geraldo do Araguaia onde as vítimas também mantinham residência.
*****************************************************************
MINISTÉRIO PÚBLICO E PRF VÃO NORMATIZAR COMÉRCIO NA BR-316 EM BACABAL

Por Sérgio Mathias
O Ministério Público Estadual, através da promotoria do meio ambiente, que tem como titular em Bacabal a bacharel em direito Klycia Luiza Castro de Menezes, em parceria com o núcleo regional da Polícia Rodoviária Federal e, com o apoio do 15º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão vai regulamentar e normatizar a prática do comércio informal que hoje acontece à toque de caixa na área duplicada da BR-316, que divide em duas a cidade de Bacabal.
Dois são os motivos da iniciativa: o crescimento descontrolado do número de ambulantes e a instalação de redutores eletrônicos de velocidade na área de maior trânsito da duplicação. A colocação de redutores está acontecendo no momento em que a cidade de Bacabal se expande urbanamente para o lado direito da BR. Na área já existiam grande bairros, como Vila Coelho Dias, Vila Frei Solano e Novo Bacabal. Agora, através do programa Minha Casa Minha Vida, foram construídas 1600 novas unidades residenciais no Conjunto Residencial Terra do Sol, o elevará o número de moradores da área em quase 10 mil pessoas.
Fazer a travessia da BR-316 tem sido um dos principais problemas enfrentados pelos transeuntes. A colocação de um redutor em apenas um ponto da travessia só facilitará a vida das pessoas que trafegam pelo local. Contudo os demais pontos de passagem ficaram descobertos.
O crescimento do comércio informal e o uso indevido dos passeios da via federal pelos ambulantes causam transtornos e também contribui para a insegurança de quem tem que atravessar a BR, além de prejudicar financeiramente o comércio formal existente nas margens da BR-316.
O anúncio da medida disciplinadora ainda será feito pelo conjunto, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal.
************************************************************************
Por Dr. Rogério Alves

É a que visa a captação de votos, facultada aos partidos, coligações e candidatos. 
Busca, através dos meios publicitários permitidos na Lei Eleitoral, influir no processo decisório do eleitorado, divulgando-se o curriculum dos candidatos, suas propostas e mensagens, no período denominado de “campanha eleitoral”.
************************************************************************
Por Louremar Fernandes

Os torcedores do Corinthians estão em pé de guerra.  A ‘Gaviões da Fiel’, com 98 mil torcedores, é a maior associação de torcedores do clube e fez uma denúncia de plágio contra a recém-criada ‘Gaivotas Fiéis’, a torcida gay do time paulista.
A notícia, publicada pelo portal Globo.com, afirma que a Polícia Civil de São Paulo está investigando a denúncia de que a Gaivotas tenha imitado o nome e os símbolos da Gaviões.
Além de fazer alusão ao nome Gaviões da Fiel, a Gaivotas Fiéis tem outros símbolos que remetem à torcida mais famosa. Na nova versão, há uma gaivota no lugar de um gavião segurando o emblema do Corinthians. Os remos dão lugar a pincéis de maquiagem e a âncora é um suporte para espelho. Dentro dele aparece a bandeira do estado de São Paulo, mas com as cores do arco-íris, numa menção ao grupo LGBT (sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
“Ingressamos com uma petição hoje requerendo instauração de inquérito policial porque entendemos que esse cidadão que criou a Gaivotas Fiéis incorre em crime ao induzir a população a confusão com a marca Gaviões da Fiel”, disse na quarta-feira (23) um dos advogados da Gaviões, Ricardo Cabral.
No documento, a Gaviões alega que tem 44 anos de história e a sua marca está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e que “foi surpreendida com a criação de uma marca a qual se assemelha muito com a sua”.
***************************************************************************

Por Jota Erre

Em meio à luta para comprovar parentesco com o cantor Emílio Santiago e receber parte da herança estimada em R$ 10 milhões, a copeira Hercília Santiago e o produtor cultural Aleksandre Nunes dos Santos juram que encontraram um final feliz para a história, antes mesmo da decisão da Justiça. Em entrevista  ao G1, os supostos filho e irmã do artista contam que já formaram uma nova família, apesar de terem se conhecido no meio de outubro (veja a reportagem completa no vídeo).
“Começamos um relacionamento e estou muito feliz com isso. Pensei que estava tudo acabado, que não iria ter mais um pedaço do meu pai comigo”, diz Aleksandre.
Hercília, que já conhecia o "sobrinho" pela televisão, diz que o ama desde o primeiro momento. “Hoje eu o amo mais ainda. Quando o vi, parecia que o conhecia há anos. Foi um presentão de Deus. Ele é um pedaço de mim que estava faltando.”
Emílio Santiago morreu aos 66 anos, em março deste ano, em função de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC). A partir daí, começou uma briga judicial pela herança do cantor, avaliada em R$ 10 milhões. O professor universitário Márcio Tadeu Francisco, que se apresentou como namorado de Emílio, também luta pela sua fatia dos bens.
Família e carreira
Hercília conta que é irmã de Emílio somente por parte de pai, mas que desde criança sempre teve uma relação boa com o cantor.
"Eu era muito nova, mas lembro que ele ajudava meu pai no trabalho, saía com a gente para passear, tomava conta de mim e sempre foi tratado como um filho pela minha mãe. Depois, começou a fazer faculdade de direito, mas se encontrou no ramo da música. A partir daí, ele não quis saber de mais nada. Ele falava na mídia que não tinha parente, como a gente ia chegar perto dele?", desabafa.
Apesar de toda a mágoa, Hercília revela que era fã de Emílio. "Ele abandonou a família, mas apesar de tudo eu amava muito ele. Eu ia direto nos shows, mas não tinha coragem de falar com ele. Já o meu pai o acompanhava e morreu ainda mais apaixonado pelo Emílio. Se ele não fez em vida, ele faz em morte para mim e parar o filho dele", completa.
Laço familiar e DNA 
Aleksandre Nunes dos Santos conta que chegou a ter um pouco de convivência com Emílio depois que descobriu que ele era o seu pai, mas que não criou vínculo.
"Ele nunca me colocou para fora da casa dele, mas nunca teve a postura de me colocar para dentro. Ele era um homem muito enérgico, isso intimida a pessoa. Mas eu acho justo comigo e com a tia Hercília. Eu quero que as pessoas tenham a mesma imagem do Emílio Santiago, do cantor com postura invejável. A minha visão agora pouco importa, o que importa hoje é provar o meu DNA e acabar com isso tudo."
Enquanto Hercília e Aleksandre aguardam a decisão da Justiça sobre a divisão da herança do cantor e o resultado do teste de DNA, eles já fazem planos para o futuro e comemoram os novos laços. "Ela não quis saber o que eu era, o que eu tinha e o que eu ia fazer, eu também não. A gente só queria estar junto. O amor já tomou conta de tudo, o importante é isso. Isso é família", comemora o produtor cultural.
Hercília também acredita que o processo será uma vitória: "A gente vai vencer e onde o Emílio estiver, ele deve estar feliz".
************************************************************************

COLÉGIO REIS MAGOS REALIZA A 7ª ROTA DO CONHECIMENTO NA CIDADE DE NATAL (RN)

Por Cláudio Cavalcante

O Colégio Reis Magos mais uma vez primando pelo ensino de qualidade promove junto aos seus alunos do Ensino Fundamental II e Médio a 7ª Rota do Conhecimento que desta vez teve como destino a região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Nesse evento já tradicional no CRM (Colégio Reis Magos) foi proporcionado o acesso a diversos pontos de apelo turístico e, principalmente científico que intensificou ainda mais a transformação de informações transmitidas em ambiente de sala de aula em conhecimento consolidado.
          A 7ª Rota do Conhecimento apresentou como atrativos:  praia dos golfinhos, onde os alunos tiveram a oportunidade de adquirir informações técnicas da vida marinha daquela parte da fachada litorânea nordestina. Ocorreu também a visita técnica ao Aquário Natal que há mais de vinte anos oferece aos seus visitantes uma enorme variedade de animais de vida marinha ( tartarugas, tubarão lixa, cavalo marinho, etc.) e terrestres (serpentes, iguanas, primatas, e outros).Além dessas atrações o Aquário Natal mantém e parcerias com o Ibama e Governo Estadual uma espécie de hospital de reabilitação para animais capturados em situações de riscos. Os alunos CRM também visitaram o maior cajueiro do mundo.
          Outra grande atração da 7ª Rota do Conhecimento foi a visita ao Forte dos Reis Magos onde os alunos tiveram a oportunidade de ter uma aula ao ar livre sobre as invasões e ocupações estrangeiras em nosso atual território, um verdadeiro show de aprendizagem.

        Outro destaque também importante dado à 7ª Rota do Conhecimento foi o conforto proporcionado pelo sistema de transporte contratado pelo CRM através da conceituada empresa piauiense Teresinense Turismo que disponibilizou ao aluno do CRM um ônibus com visão panorâmica, dois pavimentos  (Double Deck) com salas de jogos, refrigeradores , motoristas treinados para melhor atender nossos alunos. Sem contar também com a preocupação com o bem estar dos alunos que foi acompanhada por uma equipe de organização que contou com a presença do corpo administrativo da escola, através do Diretor Luiz Neto, João Luiz Ribeiro e Jouanha Delgado.Juntamente com o apoio pedagógico dos Professores Carlos Eduardo (Informática), Carlos Eduardo (História) e Almeida Júnior (Geografia e idealizador da Rota do Conhecimento), tendo ainda como suporte dos funcionários José Raimundo e Jackson Hortêncio.

         E foi assim marcada a 7ª Rota do Conhecimento 2013 do Colégio Reis Magos um conjunto de informações, entretenimento, pesquisa de campo, amizades, diversão e sobretudo aquisição de conhecimentos, possibilitando assim, aos nossos alunos CRM uma real e verdadeira visão de mundo.
      E que venha a 8ª Rota do Conhecimento!
************************************************************************

MAIS UM CASO DE SUÍCIDIO NA CIDADE DE BACABAL

Por Diário de Gardênia

Os índices de suicídios tem crescido e não deve nos passar de forma despercebida sua motivação. No Brasil, a taxa de suicídio entre adolescentes e jovens aumentou pelo menos 30% nos últimos 25 anos. O crescimento é maior do que o da média da população, segundo o psiquiatra José Manoel Bertolote. Não falar ou ouvir sobre o assunto não diminuirá suas ocorrências, precisamos aprender a conversar sobre suicídio. Quem pensa em suicídio está passando por um sofrimento psicológico e não vê como sair disso, o que não significa que queira morrer. O que acontece é que a pessoa vira uma panela de pressão, que uma hora pode explodir.  Daí a necessidade de uma trabalho de intervenção que não pode ser ignorado. 
– No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia e ao menos outras 50 tentam tirar a própria vida.
– No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.
– Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em cometer suicídio no decorrer de suas vidas.
– De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados.
– Quem tenta suicídio pede ajuda.
Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção. O CVV acredita que uma forma importante de se evitar novos casos é conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus.
************************************************************************
PRESOS DOIS ASSALTANTES AGORA POUCO NA CIDADE DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO

Por Luis Carlos União e Juventude

Ambos dizem, menores com 17 anos, deram os nomes de Bruno de Sousa Oliveira (azul) morador da rua São Raimundo, 27 - Vila Barreto e Francisco Cardoso da Silva Filho(vermelho), morador da rua São Sebastião s/n, Alto da Vitoria, ambos da Cidade de São Mateus do Maranhão, que ao abordarem a Vítima usando uma moto YBR de placa OJH-4439, uma arma tipo garruncha a empurraram tomando o celular, só não imaginavam o pior, estavam assaltando ao lado de um PM (Sgt. Mozar) que estava a paisana, que vendo a situação sacou sua arma e efetuou a prisão dos meliantes que os amarrou com corda e os conduziu a pé até a avenida pedindo o apoios dos PM´s (Sd. Paulo e Sd. Rogério) que estão de plantão neste DPM e os conduziu até a DEPOL de Alto Alegre deixando-os à disposição da Justiça.
***************************************************************
Por Sérgio Mathias

Vigilantes que prestam serviço para a empresa Sentinela em Bacabal estão com aproximadamente cinco meses de salários atrasados e, parte deles, não recebeu nem o valor referente as férias.
Na manhã dessa quinta-feira (24) esses profissionais que fazem a segurança nas unidades de ensino do Estado resolveram tomar uma atitude drástica. Todos abandonaram seus postos de trabalho e estão ocupando o prédio da Unidade Regional de Educação, na Rua 28 de Julho, centro.
Segundo as lideranças do movimento, inúmeras promessas já foram feitas pelos responsáveis da empresa, porém, nada foi cumprindo até aqui.


Pedro Neto, gestor de educação, afirmou a imprensa que voltou a manter contato com Carlos Augusto, diretor financeiro da empresa Sentinela que tem sua sede na capital e o mesmo se comprometeu a honrar, dentro de 15 dias, com o pagamento dos salários e as demais obrigações que estão em atrasos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário