sábado, 19 de outubro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL


 Por Jeremias Fotógrafo
A pergunta acima é tão necessária,  que deveríamos nos fazer a cada amanhecer, quando temos a certeza de que acordamos...mais uma vez; e não só para fingir que estamos deixando o grupo do hipócritas, ou para aumentarmos a fila dos demagogos, mas, por vergonha mesmo, de usufruirmos de algumas admirações, pelo desenho de uma reputação  que mostramos, quando na realidade, estamos lutando para arrancar das boas mentes, o último restinho de  esperança... ou sonho, de que é possível...

"Hipócritas, vocês são como túmulos, bonitos por fora, mas podre por dentro". O visível aborrecimento de Jesus Cristo, tinha um motivo:  o apego do homem ao pecado.
************************************************************************
Por Randyson Laércio

Em operação realizada na última sexta-feira (18) em Mossoró-RN pela delegacia regional de Bacabal, comandada pelo delegado regional, Carlos Alessandro Rodrigues Assis, Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), foram presos os principais acusados de assaltarem os correios de Vitorino Freire, onde na ocasião o policial militar Osvaldo Viana foi executado com dois tiros na nuca.
O soldado era lotado 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e residia em Bacabal – MA.O principal acusado de efetuar os disparos que matou o PM foi o homem identificado como, Peterson Róbson de Araujo, vulgo “Mossoró”. O elemento é de alta periculosidade, especializado em assalto a bancos, joalherias e agências dos Correios.
Peterson é apontado pela Polícia Civil como um dos autores do roubo a uma joalheria em junho deste ano na Rua Grande, em São Luis. Contra ele pesa a suspeita que tenha praticado o roubo contra a agência dos correios de Santa Ines, no mês de agosto.
Na operação realizada na tarde desta sexta feira, ele foi preso bem como outros acusados de ter participação no assalto que vitimou Osvaldo. São eles: Reginaldo Carvalho Salgueiro, Erivaldo Santos, Elisangela Farias Silva, de São Luis, Amanda Cardoso Sousa e Luciana Nazaré Leal Vieira, ambas de Belém do Pará. Uma menor que estava acompanhada de Erivaldo foi apreendida.
A operação policial resultou ainda na recuperação do fuzil roubado de Osvaldo, após o PM ter sido executado. As pistolas que podem ter sido utilizadas para praticar o assalto, além de dois veículos roubados também foram apreendidas. São duas pistolas ponto 40 uma pistola 380 e o fuzil 556.
Desde que o assalto ocorreu e deixou o saldo de um morto, este membro da polícia, que o delegado Carlos Alessandro juntamente com o SPCI e o SEIC deu inicio as investigações, realizado buscas que resultaram na prisão do bando nesta sexta feira, dia 18.
******************************************************************************
Por Dr. Rogério Alves

Loucura odiar todas as rosas porque um espinho te feriu. 
Desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. 
Condenar todas as amizades porque uma deles te traiu. 
Não crer mais no amor porque um deles foi infiel. 
Jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. 
Lembre-se: sempre há outra chance, outra amizade, outro amor. Mas nunca outra VIDA.

Do Blog Flor de Luana
*****************************************************************
Por Louremar Fernandes

A Prefeitura de São Luis é a nova parceira do Sampaio Corrêa. No jogo de logo mais contra o Macaé, o Sampaio vai estampar o logo da Prefeitura na parte frontal do uniforme. 
************************************************************************

 

O I Encontro Bacabalense de Tecnologia da Informação(TI) foi realizado na noite desta sexta-feira (19), pela Faculdade de Educação de Bacabal (FEBAC), através da coordenação e acadêmicos do curso de Tecnólogo em Sistemas para Internet. Além dos universitários, também teve a participação de profissionais de TI e convidados em geral. O evento aconteceu no auditório do prédio principal da instituição e teve como tema O Perfil Profissional e as perspectivas de Mercado para o Setor de TI. 

Além do objetivo de comemorar antecipadamente o dia do profissional de TI (19 de outubro), o I Encontro Bacabalense de Tecnologia da Informação, teve como enfoque a capacitação e atualização de alunos e profissionais na área de TI, através de palestras, de forma que os mesmos vissem de maneira mais clara e ampla o perfil profissional que as empresas de tecnologia da informação buscam para preencher as vagas ociosas e em crescente ascensão na área. 

Foram realizadas três palestras: a primeira, pelo professor Gesiel Rios sobre o tema Como Desenvolver um Sistema Cheio de Bugs; a segunda, pelo professor Tomázio Machado, sobre o tema E-Commerce; e a terceira, pelo professor George Rodrigues Araújo sobre o tema Linguagem de programação, o que é e qual utilizar? Todos os palestrantes são graduados e pos graduados na área de tecnologia da informação, com larga experiência de atuação em instituições públicas e privadas. 
 ************************************************************************
Por Diário da Gardênia
História – Colonização e Independência: Muito tempo antes do descobrimento do Brasil, o Piauí, segundo alguns sinais existentes, parece ter sido habitado por povos civilizados. Estes sinais foram mostrados pelo professor austríaco, Ludwig Schwennhagen, que acreditava ter sido a Pedra do Sal, em Parnaíba, a estação marítima dos antigos navegantes, e as Sete Cidades, em Piracuruca, o centro de suas reuniões.
O Piauí era também habitado por indígenas, em virtude da influência do rio Parnaíba e seus numerosos afluentes e da lagoa de Parnaguá. Dentre,os grupos indígenas encontrados no Piauí, na época do descobrimento, pode-se citar os tupis, os tapuias e caraíbas.
Inicialmente, as terras do Piauí receberam a denominação de Piagüí, nome dado pelos seus indígenas. Mais tarde, chamaram-nas Piagoí. Somente depois é que ficaram conhecidas por Piauí, que quer dizer “rio (i) de piaus (uma espécie de peixe).
Durante muito tempo após o descobrimento, o Piauí ficou em completo esquecimento. Só mais tarde um bandeirante paulista, Domingos Jorge Velho, penetrou em terras piauienses. Ele desbravou o território, cultivou a terra, construiu currais e criou gado, mas logo continuou o seu caminho, desbravando novas regiões. Foi ele quem deu a atual denominação de Parnaíba ao rio que antes era conhecido como rio Grande dos Tapuias, Pará ou Punaré.
Pouco depois da passagem de Domingos Jorge Velho, chegou Domingos Afonso Mafrense, o colonizador do estado. À margem do riacho Mocha, instalou a fazenda de Cabrobó, na qual residiu por algum tempo. Logo depois, formou-se um povoado, próximo a essa fazenda, com o mesmo nome, e mais tarde chamado Nossa Senhora da Vitória do Brejo da Mocha do Sertão do Piauí.

Com o desenvolvimento da lavoura e da criação de gado, o povoado desenvolveu-se e foi elevado à categoria de vila, com o nome de Mocha. Mais tarde, passou à condição de cidade com o nome de Oeiras.
Logo após a criação da vila de Mocha, foram criadas no Piauí as seguintes vila: Parnaguá, Jerumenha, Campo Maior, São João da Parnaíba (atual cidade de Parnaíba), Marvão (atual Castelo do Piauí) e Valença.
Foi o gado, que na segunda metade do século XVII abriu caminho para a ocupação do estado do Piauí, demarcando as suas fronteira. Os rebanhos trazidos por sertanistas, deixando o rio São Francisco, desceram os rios Gurguéia e Piauí, percorrendo a região que vai do Gurguéia ao Poti para se fixarem em terras piauienses.
As principais povoações do Piauí, depois transformadas em vilas e cidades, cresceram a partir das fazendas de criação de gado. A carne, como alimentação, e o couro no vestuário, permitiram a sobrevivência dos desbravadores pioneiros.
Parnaíba foi a primeira vila piauiense a tomar parte nos movimentos pela independência, por causa da sua localização geográfica, próxima ao litoral.
A 19 de outubro de 1822 foi proclamada, em Parnaíba, por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias, entre outros, a independência do Piauí e D. Pedro I aclamado imperador constitucional. Nessa data, é hoje comemorado o Dia do Piauí. Entretanto, o Piauí ficou sob domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o Brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou o estado independente em Oeiras.
Em 13 de março de 1823, travou-se, à margem do rio Jenipapo, em Campo Maior, a mais sangrenta, e possivelmente única, batalha entre brasileiros e portugueses pela independência nacional, a Batalha do Jenipapo, onde centenas de piauiense e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados, escrevendo com o seu sangue uma das páginas mais gloriosas da história nacional.
Independe o Piauí, a vila da Mocha foi escolhida para a capital, com o título de cidade e o nome de Oeiras, em homenagem ao conde de Oeiras, mais tarde Marquês de Pombal. Como cidade floresceu rapidamente, tornando-se o centro mais importante do novo estado.
 Desde os tempos coloniais, entretanto, pensava-se em se mudar a capital do Piauí, de Oeiras para as margens do rio Parnaíba, por ser aquela cidade de difícil comunicação, criando dificuldades ao governo e o comércio. Apesar de justos os motivos, a mudança só se fez muito tempo depois, no ano de 1851, graças ao Conselheiro José Antônio Saraiva. Foi escolhido a Chapada do Corisco para a criação da Nova Vila do Poti, as margens do rio Parnaíba. Pouco depois surgiram as primeiras casas e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo. No ano seguinte a Nova Vila do Poti foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Teresina, em homenagem a D. Teresa Cristina, imperatriz do Brasil.
A instalação definitiva da capital em Teresina foi realizada no dia 16 de agosto de 1852.

Fonte: http://jornalesp.com
************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário