sábado, 19 de outubro de 2013

HORÁRIO DE VERÃO VAI ALTERAR ROTINA DE BANCOS, AEROPORTOS E EXIBIÇÃO DE NOVELAS



O Horário Brasileiro de Verão começa no primeiro minuto de domingo, dia 20, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde os relógios devem ser adiantados em uma hora. Os estados das regiões Norte e Nordeste não foram incluídos na mudança. No entanto, o horário de funcionamento de alguns órgãos públicos será alterado e seguirá o de Brasília.

Com a mudança, o expediente em agências bancárias no Maranhão se iniciará às 9h e se encerrará às 15h. A alteração seguirá até o dia 16 de fevereiro de 2014, quando termina o horário de verão, e os bancos funcionarão novamente das 10h às 16h. O horário de funcionamento das agências dos Correios não será alterado e continuará de 8h às 17h. Os postos localizados em shoppings e no aeroporto da capital funcionam de 9h às 18h.

Os horários de voos também seguem a hora de Brasília. Portanto, se uma pessoa comprou a passagem antecipada, é possível que haja modificações no horário de embarque e desembarque.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros, em especial aqueles com voos programados com origem ou destino no estado onde está em vigência o horário de verão, a entrar em contato com a empresa aérea antes de ir ao aeroporto, para confirmar os horários de decolagem e evitar transtornos.

As companhias também deverão orientar os passageiros quanto a eventuais alterações nos horários programados. Em caso de dúvidas sobre os horários de voos, os passageiros devem procurar as empresas aéreas.

Economia - A adoção do horário de verão no período 2013-2014 representará uma economia de R$ 4,6 bilhões em investimentos que deixarão de ser feitos em geração e transmissão de energia, e de R$ 400 milhões sem o acionamento de usinas térmicas. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2.000 megawatts a cada ano.

Primeira vez - No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente, Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. No fim do ano, há também um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial por causa do Natal.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda com o horário de verão reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição, o que, eventualmente, poderia afetar todo o sistema de fornecimento de energia elétrica.

Mais

Por causa do horário de verão, a programação da Rede Globo terá ajustes nos estados onde não foi instituída a mudança de horário, como no Maranhão. A novela das sete, Sangue Bom, será exibida depois do Jornal Nacional, que será transmitido ao vivo, às 19h30. Aos domingos, a grade de programação será adiantada em uma hora.

Fique atento

Horário de verão

Início: 20/10/2013

Término: 16/02/2014

Estados atingidos

Rio Grande do Sul; Santa Catarina

Paraná; São Paulo; Minas Gerais

Rio de Janeiro; Espírito Santo

Mato Grosso; Mato Grosso do Sul

Goiás e Distrito Federal

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário