terça-feira, 22 de outubro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL

“Por Randyson Laércio

Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada por diversas instituições de saúde direcionada à sociedade e principalmente ás mulheres sobre a importância e diagnostico precoce do câncer de mama. 
O movimento surgiu no inicio da década de 1990 na primeira corrida pela cura da doença nos Estados Unidos e desde então passou a figurar no calendário brasileiro.

Em Bacabal o Governo Agora Sim por meio das secretarias de Saúde e da Mulher formou equipes e foi às ruas conversar com a população. 

Panfletos informativos reforçaram as informações sobre os cuidados que se deve ter na prevenção de uma das doenças que mais matam mulheres no mundo.

Durante o bate-papo elas eram convidadas a se dirigirem até o Hospital Materno Infantil onde existe desde o inicio da atual gestão um moderno Mamógrafo capaz de detectar a doença precocemente e consequentemente aumentando as possibilidades de cura.

Para Doralice Veloso Secretária da Mulher, não somente o mês de outubro, mas todos os dias a mulher deve se preocupar com a sua saúde.

“Nós mulheres precisamos nos conscientizar que todo dia é dia de cuidar da nossa saúde. Vamos procurar um médico regularmente, pois só assim é possível prevenir muitas doenças fatais.” Finalizou a Secretária da Mulher.


O prefeito de Bacabal Zé Alberto Veloso além de apoiar o movimento, também foi às ruas difundir a mensagem de combate ao câncer de mama que se estenderá por todo o mês de outubro.
************************************************************************
O povo elegeu Carlinhos Florêncio mas não vê o retorno da
confiança dada a ele na eleição.

O VIVA CIDADÃO E A INOPERÂNCIA DE CARLINHOS FLORÊNCIO

Por Louremar Fernandes
A cidade de Pedreiras possui uma unidade fixa do Viva Cidadão. A inauguração foi no início da semana passada, num prédio localizado na avenida Rio Branco, no centro da cidade.
O Viva Cidadão é um programa que congrega em um só local a emissão dos documentos de identificação do cidadão. A iniciativa realizada em Pedreiras foi do deputado Raimundo Louro (PR) que fez a indicação e correu atrás para que o Governo do Estado fizesse o pleito sair do plano das ideias.
Em Bacabal, cidade com mais de 100 mil habitantes nenhum político da cidade se interessa pelo assunto. O deputado estadual Carlinhos Florêncio já fez a indicação, mas até hoje não voltou a tocar no assunto. É nesses momentos que se faz algumas perguntas:
- De que adianta mesmo eleger certos representantes?
- De que adianta se esses representantes fazem parte da base do governo na Assembléia?
No caso de Carlinhos Florêncio, além de ser um deputado que apoia o governo Roseana, ainda tem assento na Mesa Diretora da Assembléia. No que isso serve para o povo?
O deputado Roberto Costa é outro. Mas desse pouco se pode cobrar. Conseguiu 2 mil votos na cidade, mas não tem vínculo e só aparece em dias de festas. Como convidado, é claro.
*********************************************************************************
Por Sérgio Mathias
 A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) apresentou, na tarde desta segunda-feira (21), Peterson Robson de Araújo, conhecido como “Mossoró”, natural do Rio Grande do Norte, e os maranhenses Reginaldo Carvalho Salgueiro e Erivaldo Santos de Sousa. Os criminosos foram presos no último de fim semana, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O trio é apontado por cometer vários crimes nos Estados do Maranhão e Piauí, inclusive a tentativa de assalto a agência dos Correios, em Vitorino Freire, que resultou na morte do policial militar Osvaldo Viana Vale Filho, 45 anos.
*********************************************************************************
PUBLICIDADE EM OUTDOOR E DESCARACTERIZAÇÃO DE PROPAGANDA ELEITORAL EXTEMPORÂNEA.

Por  Dr. Rogério Alves

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral reafirmou que a divulgação de mensagem em outdoorsomente configura propaganda eleitoral antecipada se houver referência a eleições vindouras, plataforma política ou outras circunstâncias que indiquem o propósito do pré-candidato de obter o apoio do eleitor por intermédio do voto.

A decisão é  um incentivo a propaganda extemporânea e ao gasto do dinheiro publico, mas tá valendo. O representado publicou em outdoor mensagem de felicitação pelo Dia das Mães com a sua fotografia e o símbolo usual de suas campanhas eleitorais.

A Ministra Luciana Lóssio, relatora, asseverou não haver caráter eleitoreiro na mensagem veiculada, destacando que inexiste pedido de voto ou apoio eleitoral, ainda que de forma dissimulada.

Em divergência, o Ministro Marco Aurélio, que foi acompanhado pelas Ministras Laurita Vaz e Cármen Lúcia, presidente, argumentava que, apesar de não haver no anúncio referência às eleições vindouras, sua divulgação com a fotografia e o símbolo de campanha do representado evidenciava propaganda eleitoral extemporânea.

O Tribunal, por maioria, deu razão ao voto da relatora.
************************************************************************

Por Jota Erre

Mais dois policiais foram assassinados em São Luís, em menos de 24 horas. Na noite desta segunda-feira (21/10), o policial militar identificado por Joerbert Barros Damasceno, de 40 anos, que era lotado na Companhia de Turismo do Centro Histórico (CPTur), foi baleado na frente da sua residência, na Vila Cafeteira, em Paço do Lumiar. De acordo com informações, o policial teria sido baleado ao tentar defender o filho que havia saido baleado.

Joubert Barros Damasceno ainda foi levado pra a Unidade de Pronto Atendimento do Araçagi e depois transferido para o Hospital Clementino Moura (Socorrão II), mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações, o filho de Joerbert, identificadon como Jardson, foi socorrido e levado ao Socorrão II, onde permanece internado.

Morte no bar

Já na madrugada de segunda-feira, no Aterro do Bacanga, Ednaldo Batista Diniz, policial militar que também era lotado na Companhia de Turismo (CPTur), foi baleado quando trabalhava como segurança em um bar. Ele ainda chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu.

De acordo com informações do delegado Marco Antônio Fonseca, titutar da Delegacia de Homicídios, a confusão teria sido iniciada quando Ednaldo Batista teria solicitado que uma pessoa frequentadora do bar, retirasse uma motocicleta de um local, onde não era permitido estacionar. O homem teria retirado o veículo, mas algum tempo depois teria voltado ao estacionamento e com mais outras pessoas, teria disparado várias vezes contra o segurança.

Segundo informações de pessoas presentes no bar, ao ver a ação dos homens, outros seguranças do bar reagiram e teriam baleado o homem que atirou contra o policial. Ele foi levado para o hospital, mas morreu ainda no caminho.
************************************************************************


Por Louremar Fernandes

O Prefeito José Alberto, de Bacabal,  pouco faz. A assessoria dele, mostra menos ainda. A foto ao lado foi enviada ela sua assessoria de comunicação. Tenta mostrar o asfaltamento da cidade.  Observe que são fotos de dois lugares distintos. Pergunta-se: como comparar o antes e o depois?  O pior: o ‘depois’, não é o asfalto que tentavam divulgar.
Na madrugada de domingo (20), aproveitando um descuido do vigia, elementos invadiram a secretaria de Finanças de Bacabal. Entraram por uma caixa de ar condicionado, reviraram gavetas e terminaram por levar um notebook. 

Asfaltamento pela metade

A rua Maranhão Sobrinho em Bacabal, recebeu uma nova camada asfáltica. Dizem que foi a primeira rua beneficiada por ser a artéria em que reside o deputado federal Zé Vieira, mas aí já é outro papo. O certo mesmo é que logo depois da praça Firmino Neto, o asfaltamento foi interrompido.

Os moradores da região prometem uma manifestação para esta semana. Não aguentam mais a poeira. O pior que o Prefeito Zé Alberto e o filho Alberto Filho, que administram juntos a cidade, não dão a mínima para esclarecer nada.

Se não tem voto em casa, busca onde não é conhecido

É por isso que o deputado federal Alberto Filho anda temeroso sobre a sua votação na cidade. Ele sabe que colado no fraco desempenho da gestão municipal a coisa tende a não ser boa eleitoralmente. Mesmo tendo a promessa de apoio do deputado Zé Vieira.

Essa é uma das razões do deputado federal Alberto Filho viver uma vida corrida. Ele tem se esforçado para convencer eleitores de outras cidades, algumas em que ele será votado pela primeira vez, de que é um rapaz comprometido com o povo.

************************************************************************

Por Cláudio Cavalcante

O Serviço Nacional do Comércio (Senac/MA) participa, de uma grande solenidade de formatura do Pronatec na capital maranhense. O evento que estava marcado para o fim do mês de outubro, foi adiado para novembro (ainda sem data definida). O adiamento é por conta da vinda da presidente Dilma Roussef à capital maranhense, que fará a entrega simbólica de certificados a alunos que já concluíram cursosoferecidos por meio do programa. Para isso, o Senac/MA está convidando alunos que já participaram do programa na Instituição nos anos de 2012 e 2013, a fazerem parte desse momento histórico na educação profissional. Os interessados devem entrar em contato com o Senac pelo telefone 3198-1515 e confirmar a participação no evento.

Vale destacar que os participantes receberão camisa, lanche e transporte até o local do evento, bem como o deslocamento de retorno para a respectiva residência. Os alunos que confirmarem presença na solenidade deverão comparecer ao Senac/MA (Rua do Passeio, 495 - Centro) no dia do evento, 25, às 7h, para se dirigirem ao local do evento acompanhados de outros alunos e instrutores da Instituição.
************************************************************************


POLÍTICA PARTIDÁRIA, O QUE É. VEJA O QUE EU ESCREVIA ANTES DA ÚLTIMA ELEIÇÃO MUNICIPAL



QUEM VENCE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM BACABAL
Por Jeremias Fotógrafo

3 nomes estão para serem analizados:
Nonato Chaves
Zé Alberto
Zé Vieira

Quem è Nonato Chaves  ?
Resposta: Um Cidadão que, sem entrar muito em detalhes, já foi Vereador em Bacabal, é Engenheiro de Construção Civil e se destaca entre os Homens mais bem sucedidos financeiramente do município. No Governo Municipal atual de Dr. Lisboa, esteve como Secretário de Obras. Agora é candidato a Prefeito desta Cidade.

Quem é Zé Alberto ?
Resposta: Um Cidadão, atuante no ramo da pecuária, sem dúvida, muito bem relacionado em toda a sociedade bacabalense. No atual Governo Municipal, de Dr. Lisboa, esteve como grande defensor. Agora, lança-se pela primeira vez, como candidato a Prefeito de Bacabal.

Quem é Zé Vieira ?
Resposta; Um Cidadão, que atuou em Bacabal no ramo da Indústria, foi Vereador, Prefeito, por 2 mandatos, está no 2º mandato de Deputado Federal. Agora busca um 3º mandato de Prefeito em Bacabal.

Senhores (a), a Política partidária funciona como se fosse 2 ou mais times, onde, cada um busca a vitória. A torcida são simpatizantes, e sobretudo os eleitores. E no momento atual, todos os bacabalenses, principalmente os eleitores já há algum tempo, conhecem os 3 candidatos, bem como a história política de cada um, as parcerias atuais, de onde veio, e para onde quer ir. No jogo de apontar defeitos, é necessário muita habilidade, e isso ajuda ao eleitor lembrar deste ou daquele episódio. Quem esteve, quanto tempo e o que fez, ou não fez, quem atrapalhou ou impediu de alguma forma alguém fazer e como e porque fez...etc. etc. etc.

De qualquer jeito, quem vai eleito, é nome, cuja quantidade maior de voto for depositada nas urnas do dia 07 de Outubro do ano corrente, portanto, de hoje a 33 dias;
************************************************************************

Por Diário de Gardênia

A 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Prefeitura de Catanduva a pagar R$ 15 mil a uma servidora, em razão de queda em buraco existente no local de trabalho.

Testemunhas relataram os fatos e o laudo médico juntado aos autos comprovou a ocorrência de lesão que a incapacita para o trabalho, em caráter temporário, associada à obesidade mórbida.

O relator do recurso, Luis Fernando Camargo de Barros Vidal afirmou que “a hipótese contempla o descuido com as condições de trabalho, a omissão do dever de garantir a segurança do trabalho, e a afetação da dignidade de um servidor naturalmente vulnerável pela sua condição de saúde, que não era desconhecida da administração
************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário