domingo, 11 de janeiro de 2015

A PRIMEIRA HABILITAÇÃO




Depois de três tentativas, apesar de já dirigir automóvel, consegui finalmente tirar a minha primeira carteira de habilitação, ou melhor, a licença para dirigir com prazo de validade de um ano.

Tudo como tinha que ser, inscrição na autoescola, taxa no Detran, foto e o primeiro problema. Fiquei no teste de visão, que, graças ao amigo e médico oftalmologista, Dr. Eufrásio Filho, com algumas sessões de laser e lentes corretivas, o problema foi solucionado.

Daí passei a assistir as aulas teóricas e como reforço usei aulas de uma auto escola na internet, que me serviu muito, mas muito mesmo, tanto que passei um e-mail agradecendo pelo grande aprendizado. Errei apenas duas questões.

Aprovado, fui para a rua com a instrutora, fazia sempre o mesmo percurso, todos os dias era a mesma coisa, fiz aulas extras, daí a frase que usei hoje do poeta e escritor Marcelo Chalvinski " A autoescola não ensina a dirigir, ensina a tirar a carteira de habilitação".

Uma coisa pude constatar no grande numero de reprovação, mais de 60%. Quando o aluno termina as lições da autoescola, ele passa mais de quarenta dias para fazer a prova do Detran, então, se não fizer aulas extras antes da prova, é reprovação na certa. 

 Na minha primeira tentativa fiquei na baliza, isso por excesso de confiança, a segunda vez também fiquei na baliza, estava com um problema tão sério que não deu para concentrar, já a terceira, um erro de cálculo e eu pedi a Deus na quarta tentativa – Me ajude a sair dessa baliza. 

Saindo da baliza, o resto foi o que faço todo dia e o que aprendi na auto escola, sinalizar, parar em faixa de pedestre, obedecer as placas, os sinais, respeitar o Código Nacional de Trânsito.

Uma coisa durante o percurso, eu pude constatar: tem muito mito em relação ao examinador. A primeira impressão que te passam é que é um ser arrogante, ignorante, intragável, difícil de relacionar e mais outros adjetivos qualificativos inferiores. Tem um mito que diz que ele manda você entrar na contramão só para ver se você está atento. Pura lenda, ele como examinador não pode induzir ninguém ao erro.

 Nas quatro tentativas que fiz, as três que não consegui, os examinadores foram legais e na que eu consegui, esse foi muito mais, conversou comigo, me desejou boa prova, me deixou tranqüilo e seguro e ao término, ainda traçou um mapa onde eu cometi uma falta, mas nada de mais. Apertou a minha mão e disse que eu estava aprovado. Ainda bem, pois tenho um carro há um ano e com medo de blitz, muito pouco a usava.

Agora que tirei a tão sonhada Carteira de Habilitação, vou realmente aprender a dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário