terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ELIZIANE GAMA TENTA ATRAPALHAR O BOM ANDAMENTO DA CULTURA MARANHENSE




Uma luta travada pela deputada Eliziane Gama conta a Secretária Estadual de Cultura, Ester Marques, está movimentando todos os órgãos de comunicação do estado.

Tentando colocar seus aliados evangélicos em cargos importantes na cultura, Gama tenta pressionar a secretária que não cedeu e com isso começou a pressionar o governador Flávio Dino.

Denunciada ontem no programa "Canta Maranhão" da rádio Difusora AM, o jornalista Joel Jacinto relatou que uma fonte havia lhe informado de que   a deputada pediu a bagatela de hum milhão de reais, do orçamento do carnaval, para investir em artistas gospels e que não foi atendida, daí o começo da crise. Toda a classe artistica está do lado da nova secretária.

Veja o que diz alguns dos mais acessados blogs de nosso estado

Eliziane não tem tido o poder que queria na Cultura e não quer mais Ester na pastaCRISE NA CULTURA PODE DEFINIR FUTURO DE ELIZIANE NO GRUPO FLÁVIO DINO…



 Por Marco D'Eça

Deputada teria exigido a exoneração da secretária Ester Marques, caso contrário, entenderia sua permanência como um posicionamento oficial do governo em favor do prefeito Edivaldo Júnior

Pouca gente da mídia entendeu o simbolismo da demissão do adjunto da Secretaria de Cultura, Gledson Brito, na tarde de sexta-feira, 23.

Mas por trás da decisão da secretária Ester Marques, há um forte jogo político-evangélico, com influência direta no processo eleitoral de 2016 em São Luís.

Tanto Gledson quanto Ester são indicações da deputada Eliziane Gama (PPS), mas a titular da pasta afastou-se da parlamentar logo que assumiu o posto.

Eliziane passou a contar apenas com o adjunto para garantir uma etapa importante em seu projeto de chegar à Prefeitura de São Luís: os retiros evangélicos do Carnaval, transformados em retiros culturais por intermédio de lei de sua autoria, com direito a receber recursos da Secma, como as agremiações carnavalescas.

A lei de autoria de Eliziane já tem mais e cinco anos e ela aposta nesta garantia para reverter um quadro que vem sendo favorável ao prefeito Edivaldo Júnior (PTC) desde o final de 2014.

Entre setembro e dezembro de 2014, Holandinha conseguiu capitalizar a seu favor pelo menos três eventos evangélicos de forte repercussão popular: o aniversário de São Luís, em setembro; a Marcha para Jesus, em novembro; e as festas de fim de ano.

Em todos eles, o prefeito brilhou sozinho, excluindo a deputada dos holofotes.

Eliziane apostou suas fichas nos retiros carnavalescos, por isso chancelou a indicação de Ester Marques para a Secretaria de Cultura.

Ocorre que o governador Flávio Dino (PCdoB) deixou claro sua opção por Edivaldo Júnior desde o início do mandato; e, de uma forma ou de outra conseguiu cooptar Ester Marques, que se rebelou contra a ex-aliada.

Fiel escudeiro de Eliziane, Gledson Brito passou a ser olhos e ouvidos da deputada na Secma, e percebeu o boicote ao projeto da parlamentar, o que levou à sua exoneração.

Eliziane cobra, agora, de Flávio Dino, a exoneração de Ester Marques.

Se não conseguir, entenderá a resistência do governador  Dino como uma declaração de guerra.

E marchará de forma independente para o projeto 2016…

ELIZIANE GAMA PEGA EM “FIO PELADO” E PODE PREJUDICAR A CULTURA DO MARANHÃO

O Poder

A nomeação da Secretária da Cultura, Ester Marques, a pedido da deputada federal eleita Eliziane Gama (PPS), começa a lhe trazer dores de cabeça. Depois da exoneração do secretário adjunto, Glaydson Brito, que colocou as duas em rota de colisão, ainda na esfera da cultura, existe outra crise que  vem provocando problemas neste início do governo Flávio Dino.
É que, que, antes da cisão entre Ester Marques e Eliziane Gama, a parlamentar determinou à secretária que fizesse intervenção no Parque do Folclore da Vila Palmeira. A deputada quer que aquele espaço cultural seja transformado em área para cultos evangélicos, acabando com os festejos juninos e carnavalescos que ali são realizados.
Por conta disso, a secretária indicou um interventor, que não conhece nada do assunto. O Parque do Folclore da Vila Palmeira é administrado pela Federação do Folclore do Maranhão, presidida pelo babalaorixá Paulo de Aruanda.
O Parque do Folclore da Vila Palmeira esteve abandonado até o ano 2000, quando o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, então presidente da Federação, assumiu o comando e transformou o Parque num local de lazer completamente estruturado e seguro.
A questão da intervenção está provocando revolta entre a classe da cultura popular, já que a Federação agrega 585 entidades de todo o Estado.
A cana-de-braço entre Ester Marques e Eliziane Gama vem provocando uma série de problemas no setor cultural. No Arquivo Público, por exemplo, uma senhora chegou se apresentando como diretora, afirmando não conhecer nada da área e nunca mais retornou. Ela foi indicada pela deputada Eliziane Gama. O governador Flávio Dino tem que entrar em operação o mais rápido possível, para evitar que o setor cultural do Maranhão fique jogado às traças.
ELIZIANE PEDE A SUBSTITUIÇÃO DE ESTER MARQUES NA CULTURA
 
eliziane 
 
Eliziane não tem tido o poder que queria na Cultura e não quer mais Ester na pasta

A deputada Eliziane Gama (PPS) chutou o balde  rompeu de vez com sua indicada para a secretaria de Cultura, Ester Marques. A deputada foi ao Palácio dos Leões pedir a substituição da secretária que foi indicada por ela mesma.

A deputada reclama por não ser atendida por Ester há mais de uma semana.
Segundo fontes do Blog, o clima está tenso entre as duas há alguns dias. Eliziane tenta emplacar nomes na secretaria do segmento religioso na secretaria que tem desagradado Ester, que quer pessoas da área de Cultura.

O governador Flávio Dino está em Brasília e ainda não se sabe o que será feito. Mas a tendência é que o governador tente contornar a situação e manter a titular da pasta.

elizianeELIZIANE GAMA PEDE A CABEÇA DE ESTER MARQUES DA SECRETARIA DE CULTURA

Por Luis Cardoso

A indicação da professora universitária e jornalista Ester Marques para o cargo de Secretária de Estado de Cultura do Maranhão, foi de autoria da deputada federal eleita Eliziane Gama.

A parlamentar aproveitou, dentro do acordo com o governador Flávio Dino, e preencheu os principais cargos da pasta. Ocorre que a convivência entre Ester e Eliziane, nos últimos dias, não vinha sendo das melhores. Tudo por causa da competência exigida pela jornalista para o exercício do cargo dos assessores.

A secretária de Cultura ainda fez uma exoneração de um assessor muito ligado à Eliziane Gama, que hoje pediu ao governador a cabeça de Ester Marques.

É questão de tempo para saber quem tem mais força. Aguardem!

Eliziane protagoniza primeira grande crise o governo Flávio DinoFLÁVIO DINO ENTRE ELIZIANE GAMA E ESTER MARQUES


Não é nada confortável a situação do governador Flávio Dino (PCdoB) em relação à queda de braço que se estabeleceu entre a deputada federal Eleita Eliziane Gama (PPS) e a secretária de Estado de Cultura Ester Marques.

Ester foi indicada para o posto pela própria Eliziane – embora comunistas insistam que ela é uma “sarneysista”. Mas afastou-se de sua “madrinha” após a nomeação.

Na Secretaria de Cultura, então, Gama passou a contar exclusivamente com a vigilância de Gledson Brito, adjunto de Ester Marques e também indicado da deputada.

Foi ele quem percebeu rápido que a titular já não estava mais rezando na cartilha da popular-socialista.

E Eliziane, que apostava no apoio de Marques para realizar trabalhos importantes nos retiros evangélicos de Carnaval para iniciar definitivamente sua corrida pela Prefeitura de São Luís, se viu abandonada.

A deputada pediu a cabeça da secretária, que se antecipou e mandou exonerar Gledson Brito.

Foi o estopim da crise.

Eliziane Gama agora exige a saída de Ester Marques do Governo. Ou ela mesmo rompe.

E Flávio Dino, pelo visto, terá que fazer uma escolha.

ELIZIANE QUER COLOCAR SEU COORDENADOR DE CAMPANHA NO COMANDO DA CULTURA


 
Já virou questão de honra para a deputada Eliziane Gama (PPS) tirar a secretária Ester Sá Marques do comando da Cultura do Estado.

Gama quer que o governador do Maranhão, Flávio Dino, demita Ester Marques por não ter atendido seus pedidos de empregar pessoas incompetentes para ocupar cargos, sem a menor qualificação na área. Por conta disso, a deputada pediu a cabeça da secretária.

O Blog do Luis Pablo apurou que Eliziane Gama já tem um nome definido para substituir Ester. A parlamentar quer colocar um de seus coordenadores de campanha para comandar à Cultura. Ele, inclusive, já andou circulando esses dias pela secretaria.

Ocorre, que Flávio mostrará fraqueza se fizer uma mudança na sua equipe, em menos de um mês de governo. Por isso, os aliados de Dino não concordam com a saída de Ester Marques do governo.

Em conversas reservadas, auxiliares próximos do comunista falam que Eliziane demonstrou incompetência ao indicar uma pessoa para um cargo de confiança, que não atende seus “pedidos”.

É pouco provável que o governador faça uma mudança, principalmente para tirar uma técnica com uma vasta experiência na área cultural, para colocar um assessor de Eliziane Gama que entende tanto de cultura como “MC Guimê” entende de MPB.

elizianeDEPUTADA ELIZIANE GAMA PEDE A SUBSTITUIÇÃO DE ESTER MARQUES SECRETÁRIA DE CULTURA

Por Kavasaky

MARANHÃO - A deputada Eliziane Gama (PPS) chutou o balde  rompeu de vez com sua indicada para a secretaria de Cultura, Ester Marques. A deputada foi ao Palácio dos Leões pedir a substituição da secretária que foi indicada por ela mesma. A deputada reclama por não ser atendida por Ester há mais de uma semana.

Segundo fontes do Blog, o clima está tenso entre as duas há alguns dias. Eliziane tenta emplacar nomes na secretaria do segmento religioso na secretaria que tem desagradado Ester, que quer pessoas da área de Cultura. 

O governador Flávio Dino está em Brasília e ainda não se sabe o que será feito. Mas a tendência é que o governador tente contornar a situação e manter a titular da pasta. Matéria extraída do blog do companheiro Clodoaldo Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário