terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL



PMDB DEVE SEGUIR “UNIDO” NA ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA



Depois de uma polêmica desnecessária com a colega de partido e deputada estadual eleita, Andrea Murad, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) afirmou, em entrevista ao jornal O Estado do Maranhão, que aceitará integralmente a decisão que a legenda tomar com relação a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia.

No entanto, apesar de demonstrar mais serenidade, Roberto Costa reafirmou que não vetará o nome de Humberto Coutinho (PDT), até o momento candidato único para a presidência da Assembleia. Costa salientou que o principal objetivo é exigir o tamanho e a força da bancada na formação da Mesa e das Comissões Parlamentares da Casa.

“A minha posição é a do partido. É lógico que vou defender o meu pensamento, da mesma forma como os demais membros irão defender os seus. Isso é bastante natural, mas quero deixar claro que irei acatar aquilo que for definido pelo PMDB. A decisão que for tomada pelo partido será a minha”, disse Costa.

A cúpula do PMDB do Maranhão deverá se reunir para debater o assunto nesta quarta-feira (20). A reunião será comandada pelo presidente da legenda, Remi Ribeiro.

Proporcionalidade – Sobre a proporcionalidade para a composição da Mesa Diretora e as Comissões Técnicas da Casa, Roberto Costa assegura que já conversou sobre o assunto com Humberto Coutinho e conseguiu a garantia de que a proporcionalidade será assegurada.

“Existe essa garantia de proporcionalidade. Já conversamos com o deputado Humberto Coutinho sobre isso. É algo por que todos lutamos. Agimos assim quando fomos governo, garantindo a representatividade proporcional da oposição na Mesa, e temos certeza de que os acordos de agora também serão cumpridos”, declarou Roberto Costa.

CADÊ AS TV'S QUE SE AUTOINTITULAM "DO POVO"?! MENOR ATROPELADA ESTÁ EM COMA E PRECISA DE AJUDA

 

Por Sérgio Mathias

Há tempos o Blog do Sérgio Matias bate em uma tecla que vez por outra volta acontecer e o caso recente de Ana Cristina Ferreira, de 17 anos, é um exemplo. Pelo menos duas, das três emissoras de TV locais de maior audiência não fizeram nenhuma referência ao acidente da menor que foi atropelada no final da noite de sábado (17) na BR 316, em frente ao bar da Tia da Preta, perímetro urbano de Bacabal.

Essa postura vergonhosa é vista sempre que há o envolvimento de pessoas com condições financeiras mais avantajadas, diferente do que fazem quando os envolvidos são pessoas dos bairros da periferia que são expostas ao extremo e muitas vezes ridicularizadas, tratadas como lixo humano.

Ana Cristina, conhecida como Tininha, que reside com seus familiares no Residencial Terra do Sol I, sofreu inúmeros ferimentos, inclusive na cabeça.

Socorrida, foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal e devido seu estado grave foi encaminhada para o Hospital Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís.

Seu estado de saúde continua gravíssimo e a mesma já foi submetida a duas operações para a retirada do baço e parte do fígado, isso sem contar com o traumatismo craniano que a mantém em coma.

Caso sobreviva, é provável que Ana Cristina fique com graves sequelas.

Segundo seus familiares, ela necessita urgentemente de sangue do tipo O+ (O positivo), fraudas descartáveis e qualquer quantia em dinheiro para a realização de exames particulares e despesas com acompanhantes.

Uma das poucas emissoras a exibir o caso a TV Difusora de Bacabal irá levar ao ar nesta terça-feira (20) uma emocionante entrevista em forma de apelo e desabafo de Gilvanete Cunha, tia de Ana Cristina, que se encontrava com ela no dia do acidente.

Dentre os relatos de Gilvanete estão reclamações na demora no atendimento prestado pelo SAMU e no Pronto Socorro de Bacabal, assim como sua indignação com os familiares de Mauricio Miranda Moraes, o jovem que conduzia o Fiat/Palio Sporting que atropelou a menor.

De acordo com Gilvanete, sua sobrinha está sendo apontada por eles como a responsável pelo o ocorrido e que, pelo menos por enquanto, só se dispuseram a contribuir com R$ 100,00 (cem reais).

O que a tia da vítima diz é semelhante ao que o titular desse blog também ouviu da mãe e da esposa do atropelador, que defendem uma versão completamente contrária ao que testemunhas e a própria polícia repassou à imprensa.

Como afirmam os policiais militares que efetuaram a prisão de Maurício Miranda, o veículo em que ele estava desenvolvia alta velocidade, atropelou e o condutor não prestou socorro à vítima, evadiu-se do local, e só foi detido horas depois nas proximidades do Centro Cultural com sintomas de embriaguez.

A Polícia Civil, responsável por investigar o caso, ainda não repassou à imprensa qualquer conclusão dos fatos, por essa razão continuamos sustentando a versão da Polícia Militar e acompanhando de perto o desenrolar.

Enquanto isso nos solidarizamos com os familiares de Ana Cristina e pedimos encarecidamente que a sociedade bacabalense contribua com a campanha que o apresentador Randyson Laércio fará dentro do programa Ronda na Difusora (canal 2), a partir do meio-dia.

A entrevista que o repórter Romário Alves fez com Gilvanete, tia de Ana Cristina, também irá ao ar neste mesmo horário.



ROBERTO COSTA PARTICIPA DE FORMATURAS EM BACABAL

Por Randyson Laércio

O último fim de semana em Bacabal foi marcado pelas festas de formatura da Faculdade de Educação de Bacabal, a FEBAC. A instituição formou as turmas dos  cursos de Administração e Nutrição, sendo a de Nutrição, a primeira turma a se formar na cidade. O deputado estadual Roberto Costa, sempre presente nos eventos de Bacabal, foi escolhido paara ser o patrono das duas turmas. 

O deputado parabenizou os alunos pela conquista e agradeceu pela oportunidade de participar do importante momento na vida deles e da cidade: "Bacabal sempre me proporciona bons momentos, reflexo de que nossas ações e meu carinho por esta cidade têm sido vistos pela população; desejo a todos os formandos um belo caminho e muito sucesso na carreira profissional".

FLANELINHA TENTA ASSALTAR EMPRESA E MORRE ELETROCUTADO NO JARDIM SÃO CRISTÓVÃO

Por Cabo Brito

Um flanelinha morreu eletrocutado ao tentar assaltar um comércio localizado na Rua Rua Haroldo Paiva, no Jardim São Cristóvão I, nas proximidades da Avenida Guajajaras, na noite de ontem, segunda-feira(19).
Pelas informações de moradores, o flanelinha já teria o costume de pular o portão de acesso à área do estabelecimento.
Cansado de ser assaltado, o proprietário teria feito uma espécie de armadilha elétrica, no alto do portão. Ao escalar, o flanelinha recebeu uma forte descarga e ficou pendurado pelo queixo.
Bombeiros foram ao local para ajudar na remoção do corpo. 


JUSTIÇA UTILIZA SISTEMA DE VIDEOCONFERÊNCIA EM INTERROGATÓRIOS DE RÉUS E TESTEMUNHAS


Por Márcia Gardênia – Diário da Gardênia

 O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) já possui, em pleno funcionamento, seis terminais de videoconferência destinados a interrogatório de réus, escuta de testemunhas e outros atos em processos criminais. No Fórum de São Luís, o sistema está instalado em duas salas do 5º andar do fórum, equipadas com câmera de vídeo, microfone, projetor de alta definição e decodificador de imagem.

O sistema de videoconferência é utilizado pelos juízes criminais para inquirições, nos casos previstos em lei, quando o processo não exigir a presença física de réus e testemunhas.

No Fórum de São José de Ribamar, o sistema funciona numa sala anexa ao Salão do Júri, com microfone, câmera de vídeo, projetor de alta definição e decodificador de imagem, ligados à internet. No complexo Penitenciário de Pedrinhas foram instalados dois terminais de videoconferência, para o interrogatório de réus presos, além de uma sala no Fórum da Comarca de Imperatriz.

A instalação dos sistemas de videoconferência integra as ações na área de segurança institucional planejadas na gestão da presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, e evita situações de insegurança no interior do fórum que possam representar risco à vida das pessoas.

Com a instalação dos terminais, o TJMA cumpriu meta estabelecida em seu Planejamento Estratégico na área da informatização dos serviços, expandindo para as comarcas um recurso tecnológico que antes estava disponível apenas na sede, para assuntos administrativos.

O sistema de videoconferência previne a fuga de presos; viabiliza a participação de réus no processo nos casos de dificuldade de deslocamento por motivo de doença; impede a coação de vítimas e testemunhas pelos réus e evita interrupções no processo devido à ausência dos acusados nas audiências.

A  A LEI FEDERAL 11.900/2009 autoriza a utilização de videoconferência em interrogatórios, acareações, reconhecimento de pessoas, inquirição de testemunhas, tomada de declarações da pessoa ofendida e no julgamento de presos de alta periculosidade.

Já as regras quanto à aplicação dessa solução tecnológica nos atos processuais foi definida pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução 105/2010


MORREU HUMBERTO DE MARACANÃ. GOVERNO DECRETA LUTO DE 3 DIAS

Por Louremar Fernandes

A cultura maranhense está de luto. Morreu na tarde de ontem, segunda-feria (19) Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã. Reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular, aos 75 anos de idade era o comandante do batalhão de Maracanã, bumba-meu-boi do sotaque de matraca.

Humberto de Maracanã morreu no hospital Carlos Macieira por falência múltipla dos órgãos em decorrência de choque séptico. Desde 1972 o cantador era o amo do Boi de Maracanã. “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão” é a sua toada mais conhecida. O enterro foi realizado às 16 horas desta terça-feira (20) no cemitério do Maracanã. 

O Governo do Maranhão emitiu nota de pesar em que  "externa pesar pela morte do mestre do Boi de Maracanã Humberto Barbosa Mendes e decreta luto oficial de três dias". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário