domingo, 29 de janeiro de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - DEZ DICAS PARA VIVER BEM COM DIABETES


Dez dicas para viver bem com Diabetes


Podemos desenvolver diabetes quando por algum motivo a produção de insulina do pâncreas falha e o transporte de glicose para as células fica prejudicado. Sem glicose, nossas células não absorvem energia e começamos a sentir muita fome. E, ao mesmo tempo a glicose que não chega às células acaba elevando a taxa desse açúcar no sangue.

A diabetes é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada com o uso da medicação correta e alguns cuidados. Confira abaixo algumas dicas:

1 - Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras, legumes, verduras e frutas.

2 - Seja ativo! A prática de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica (caminhar, pedalar, correr, nadar) evita complicações futuras e ajuda a controlar sua glicose.

3 - Tome regularmente os medicamentos prescritos por seu médico e não suspenda seu uso sem consultá-lo.

4 - Examine os pés diariamente. Se surgirem rachaduras, calosidades ou feridas procure seu médico.

5 - Teste sua glicemia capilar, conforme prescrição médica. Valores muito altos (>200 mg/dl) ou muito baixos (< 60 mg/dl) são sinais de alerta. Fale com seu médico.

6 - Visite periodicamente seu endocrinologista e caso necessite  consultar outro médico não deixe de informá-lo sobre a sua condição e os medicamentos atualmente em uso..

7 - Pelo menos uma vez ao ano vá ao oftalmologista realizar o exame de fundo de olho.

8 - Controle sua pressão arterial. Reduza o sal da dieta, tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios.

9 - Faça exame de urina, pelo menos uma vez ao ano, para avaliar o funcionamento dos rins, conforme orientação do seu médico

10 - Mantenha seu colesterol dentro da meta definida pelo seu médico. Evite bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura e açúcar.
Por Dr. Otávio Pinho Filho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário