sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

GOVERNO E PREFEITURA SE UNEM – O FOCO É A ZONA RURAL

Governo do Maranhão e Prefeitura realizam visitas técnicas à zona rural de São Luís
Tendo como objetivo conhecer projetos e ações que possam ser desenvolvidos por meio da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, foram iniciadas na manhã do último sábado (14), uma série de visitas à zona rural da capital maranhense.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser e o secretário municipal da Agricultura, Pesca e Abastecimento Agricultura, Pecuária e Pesca (Semapa), Ivaldo Rodrigues, além de técnicos da Semapa, visitaram a comundade Mato da Itapera para verificar as instalações e a produção do abatedouro FrigoSousa, que fornece carne de boi e de búfalo para o município de São Luís. Segundo o responsável técnico, Raimundo de Oliveira, no local são abatidos, por dia, 500 animais.
O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, explicou que o abatedouro tem o selo de inspeção municipal, que permite a comercialização da carne em São Luís. Disse ainda que já foi solicitado ao Estado, na Agência Estadual de Defesa Agropecuária, o selo de inspeção estadual. “Acredito que tudo vai dar certo e, em breve, as carnes saídas daqui poderão ser comercializadas em todo o Maranhão. E, como a Semapa já atua no abatedouro com a inspeção municipal, dentro em breve, a atuação será também do Estado, mas em parceria, através de convênio com o município”, ressaltou.
O grupo também visitou a unidade de produção de mudas no polo agrícola de Anajatiua, que é apoiado pela Semapa. No local, o secretário Ivaldo Rodrigues observou a produção de mudas de alface, pimenta, couve e quiabo, entre outros vegetais.
Na ocasião, o responsável técnico, Tenório Santos, informou que a unidade produz, em média, 40 mil mudas por mês que são doadas aos produtores cadastrados pela Semapa. A unidade tem capacidade de produzir até 120 mil mudas por mês, caso haja demanda.
Os secretários visitaram ainda a Escola Casa Familiar Rural, no bairro Quebra Pote que atende 72 alunos filhos de agricultores familiares. Também conferiu as instalações da fábrica Escola de Agroindústria Tropical onde eram produzidas polpas de frutas.
“Nós fomos ver in loco a realidade dos nossos produtores para que possamos conhecer o que está sendo feito. Após essas visitas, a nossa equipe técnica trabalhará para consolidar um plano de ação para a zona rural que contará com a parceria do Governo do Estado”, disse Ivaldo Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário