domingo, 20 de agosto de 2023

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

 

AMAZÔNIA - O PULMÃO DA TERRA

Muitas florestas não conseguem se recuperar sozinhas depois de uma degradação, elas precisam da ajuda dos homens e outros animais para se restabelecerem. As árvores e seus habitantes são interdependentes. Em nenhum lugar essa dependência é mais visível do que nos Gates ocidentais da índia e na floresta amazônica. Sim, a Amazônia, o pulmão do planeta terra: plantas, água e inúmeras espécies de animais. Sabe-se que grande parte das águas das cataratas do Iguaçu saem da floresta tropical amazônica a mil quilômetros de distância. A Amazônia é uma floresta que se eleva como vapor a partir das suas raízes, arbustos e inúmeras copas de árvores. A cobertura superior da floresta forma um dossel verde de infinita beleza. Uma única árvore da Amazônia pode produzir mil litros de água por dia. Enquanto sobe para a atmosfera o vapor se condensa em nuvens. Vinte bilhões de toneladas de água deixam a floresta todos os dias. Isso é muito mais do que o volume do próprio Rio Amazonas. 

Sabemos que se a floresta tropical amazônica for destruída esse ciclo essencial à vida terminará. Enquanto as nuvens viajam através do continente, descarregam a água irrigando tanto as terras cultivadas quanto florestas. Em outras palavras, a floresta amazônica produz a sua própria água, sobrevive dela e envia o precioso líquido para várias partes do mundo. Nas planícies do brasil, nuvens que se elevam na Amazônia criam a maior área tropical alagada do planeta terra. O pantanal. Todos os anos mudanças sazonais reduzem o fluxo do rio e o pantanal encolhe apenas em alguns canais fluviais. 

A floresta amazônica garante as chuvas para boa parte da américa do sul e tem papel central no combate ao aquecimento global. Então fica claro que a floresta influencia nas mudanças climáticas e abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais. A Amazônia é o berço da maior bacia hidrográfica do mundo. A floresta amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo e, por incrível que pareça, se alimenta da poeira do deserto do Saara. Todos os anos, cerca de 182 milhões de toneladas de poeira atravessam o oceano atlântico para caírem na Amazônia. Mas não é só isso, essa poeira sai do Saara para o continente americano, em especial, América do Norte, Caribe e América do Sul, desempenhando um papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos. A floresta garante a qualidade do solo, dos estoques de água doce e protege a biodiversidade. Moral da história: A Amazônia é realmente o pulmão do planeta terra, devemos ter cuidado, o pulmão é um órgão muito sensível.



3 comentários:

  1. E ainda matam aos poucos nossa floresta. Um belo texto. Parabens

    ResponderExcluir
  2. É realmente fascinante considerar os "Rios voadores da Amazônia" e como isso nos leva a repensar o significado do reino vegetal. A fronteira entre os reinos vegetal, mineral e animal não é tão clara quanto pensávamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, você nos pondo a pensar, poetas, quão necessários são...abraços meu mestre.

      Excluir