domingo, 6 de agosto de 2023

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - AGOSTO DOURADO

 

Após o reconhecimento do Ministério da Saúde com o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) intensifica, durante o mês de agosto, as ações em defesa do aleitamento materno. A unidade conta com um Banco de Leite Humano e presta assistência às mães que possuem dificuldade em amamentar. O reforço das ações de amamentação integra a campanha Agosto Dourado, instituída pela Lei Federal nº 13.435/2.017.

Supervisora do Banco de Leite Humano da Macma, Irenildes Rodrigues detalhou que inúmeros benefícios são propiciados ao bebê com o leito materno. Com a amamentação, o bebê possui todos os nutrientes que precisa, sem necessidade de nenhum complemento até os seis meses de vida; desenvolvimento do sistema imunológico com resistência a infecções, alergias e outras doenças; fortalecimento do laço afetivo; desenvolvimento da face da criança, com boa respiração, dentes e fala.

“O leite materno tem esse padrão ouro e não tem nenhum substituto. Então, o Agosto Dourado é esse mês da gente sensibilizar, não só as mães da importância da amamentação, mas toda a sociedade. A amamentação não funciona sem apoio, e a gente precisa mostrar o quanto é importante o leite materno para o neném, daí a importância da campanha”, esclareceu Irenildes Rodrigues.

A supervisora do Banco de Leite Humano da Macma lembrou que o Ministério da Saúde recomenda que o leite materno seja a fonte exclusiva de alimentação até os seis meses de vida do bebê. Depois desse período, podem ser oferecidos outros alimentos gradualmente, mas o leito materno deve ser mantido com as outras possibilidades até que o bebê complete dois anos de idade.

Para a mãe também é mais saudável amamentar. Entre os benefícios estão a redução do sangramento pós-parto; diminuição do risco de doenças como anemia, diabetes e câncer de mama; e o ato de amamentar possibilita uma perda mais rápida do peso ganho durante a gravidez.

“O leite da mãe é o melhor alimento. No caso de uma mulher que, infelizmente, não consiga alimentar seu bebê, esse neném pode ter vários problemas nutricionais com risco para a saúde. Às vezes o bebê tem mais facilidade de adoecer, ter doenças como pneumonia ou outro problema respiratório. O bebê que não foi amamentado não tem tanta imunidade como o bebê que ficou seis meses exclusivamente no leite da mãe”, observou a supervisora.

Serviços do Banco de Leite

Além do reforço na mobilização das mães sobre a importância do aleitamento materno, o Banco de Leite Humano oferece orientações para as mães de primeira viagem e para as já experientes. São dicas desde como segurar o bebê, como colocá-lo para mamar, como fazer para acalmar durante o aleitamento e, principalmente, desmistificar vários mitos que acabam interrompendo a amamentação.

“O choro, muita das vezes, é a causa do desmame. As mães acham que o bebê está chorando por fome e aqui no Banco de Leite a gente mostra o porquê desse choro do recém-nascido, para que a mãe não desmame esse neném com tanta facilidade. A gente mostra que não existe leite fraco, não existe leite pouco. Toda mulher produz leite suficiente para o seu filho”, afirmou Irenildes Rodrigues.



Doação de leite materno

Nos casos em que por algum motivo a criança não pode ser amamentada pela mãe, o Banco de Leite Humano oferece a doação do leite de outras mulheres. A unidade conta com toda a estrutura para fazer não apenas a captação como a conservação do alimento, incluindo o processo de pasteurização. Além disso, dispõe de profissionais capacitados que também fazem a coleta em domicílio, em um prazo de sete em sete dias.

A supervisora do Banco de Leite Humano da Macma, Irenildes Rodrigues, afirmou que a doação é essencial para salvar vidas dos bebês prematuros, que só podem ser alimentados com o leite materno. “Amamentar é um ato de amor e doar leite é um ato de amor. Dentro da maternidade nós temos mais de 100 crianças prematuras internadas necessitando desse alimento que é o leite materno”, frisou.

Para poder doar leite, basta a mulher não tomar nenhum medicamento que interfira com a amamentação e entrar em contato com o Banco de Leite, seja presencialmente, comparecendo à Macma em horário de expediente, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (98) 99213-6886, que também é WhatsApp.

Todas as orientações para a doação são repassadas pela equipe do Banco de Leite da Macma. O primeiro passo é preparar um frasco de vidro com tampa de plástico, que deve ter todos os rótulos retirados e, depois de limpo, precisa ser fervido por 15 minutos, secando sobre um pano limpo com a boca para baixo. Em seguida, é necessário fechar sem tocar a parte interna da tampa. A mãe deve escolher um local confortável, limpo e tranquilo para fazer a coleta, colocando um pano asseado sobre a mesa para colocar o frasco e a tampa.

Durante a coleta, é importante usar touca ou um lenço para cobrir os cabelos; colocar uma máscara ou uma fralda de pano para cobrir o nariz e a boca; lavar com bastante água e sabão as mãos e os braços até o cotovelo; lavar as mamas apenas com água; e secar as mãos e as mamas com toalha limpa.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

As celebrações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno tiveram início na última terça-feira, que foi o primeiro dia do mês de agosto, e seguem até a próxima segunda-feira (7).

Na Macma, todo esse período e os demais dias do mês de agosto estão sendo marcados por capacitação dos servidores e ações informativas para as mães sobre a importância do aleitamento materno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário