domingo, 27 de agosto de 2023

COLUNA DO DR. OTAVIO PINHO FILHO - FERIDAS ABERTAS

 

É muito comum, em feridas abertas, aparecer uma camada branco-amarelada que se chama fibrina. A fibrina até pode transmitir a ideia de infecção, mas na realidade ela é um processo natural de cicatrização.

Em alguns casos, a fibrina demora a se formar, o que pode ocasionar infecções de leve a moderada e prejudicar a cicatrização das feridas. Em casos como esse, tratamentos de feridas são extremamente necessários, pois são eles que vão auxiliar na aceleração da cicatrização e desinfecionar o lugar que já está afetado. Confira como fazer:

Análise da ferida: Antes de mais nada, é importante avaliar o tipo de ferida aberta que você possui e se ela necessita ou não de tratamento médico. Existem quatro tipos de feridas abertas, sendo elas a abrasão, que ocorre quando a pele raspa ou esfrega em uma superfície áspera ou dura, a laceração, que é ocasionada após um corte profundo na pele, a perfuração, que é quando um objeto pontiagudo perfura sua pele e a avulsão, que é uma ruptura parcial ou completa da pele e do tecido.

Primeiros-cuidados: Após identificar o tipo de ferida, faça os primeiros cuidados. Se a ferida for pequena, pode ser tratada dentro de casa, porém, se ela for grande, infeccionar ou fazer com que a pessoa perca muito sangue, por mais de 20 minutos, um atendimento médico imediato é necessário.

Cuidados imediatos: Se for tratar a ferida em casa, é importante lavá-la bem, para que toda sujeira seja removida. Não utilize nenhum tipo de produto, apenas água e sabão. Você pode fazer uma compressa de gelo para diminuir o inchaço e uma pressão direta para controlar o sangramento.

Curativo: Feito isso, envolva a ferida em um curativo estéril ou bandagem. Se a ferida for pequena demais, ela pode se curar sem bandagem. Porém, se for média ou grande ela provavelmente necessitará desse auxílio.

Tratamento: A dor e ardência geralmente fazem parte do processo de cura das feridas abertas. Se esse for seu caso, tome remédios para dor como o paracetamol, que tem o Tylenol. Evite produtos com aspirina pois eles podem prolongar ou causar mais sangramento. Se preferir, faça uso de pomadas cicatrizantes, mas não se esqueça que se automedicar é um risco nada recomendado.

Se a sua ferida for mais grave do que o normal, apresentando sangramento intenso e infecção, procure um médico especialista e faça o tratamento correto para sua ferida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário