quinta-feira, 10 de agosto de 2023

PORTO DO ITAQUI - A SEGUNDA MELHOR GESTÃO DO PAÍS

 


O Porto do Itaqui foi reconhecido como a segunda melhor gestão portuária do país durante o prêmio Portos +Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que avalia e reconhece o desempenho dos melhores portos públicos brasileiros. O governador Carlos Brandão participou da solenidade realizada em Brasília na noite de quarta-feira (9).

Na edição de 2023 da premiação, o porto público do Maranhão conquistou a segunda colocação entre os portos brasileiros, de acordo com o Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP, categoria principal da premiação concedida pelo MPOR.

“Esta premiação estimula o Governo do Maranhão a continuar trabalhando para tornar o Porto do Itaqui cada vez mais referência no setor portuário. Nosso porto tem condições naturais privilegiadas e toda a infraestrutura necessária para as operações de importação e exportação de mercadorias, sobretudo de grãos. Já temos um planejamento de investimentos para os próximos anos, sendo R$ 4 bilhões só da iniciativa privada, o que comprova que o Itaqui é hoje um dos portos mais atrativos do Brasil. Então, tenho certeza que vamos crescer ainda mais, gerando emprego e renda no nosso estado”, declarou o governador Carlos Brandão.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, destacou que o Porto do Itaqui é um dos mais bem avaliados entre os portos públicos do Brasil. “O Porto do Itaqui possui uma localização geográfica e condições naturais sem igual no nosso país, além de vir de uma sequência de gestões administrativas muito eficientes, o que faz dele o porto mais disputado do Brasil. É um porto que ainda tem muito potencial de expansão e tenho certeza que ele vai se consolidar cada vez mais como o mais importante de todo o eixo Norte do Brasil”, afirmou.

Ao lado do governador Carlos Brandão, o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, ressaltou o Porto do Itaqui como um pilar fundamental da economia nacional e da infraestrutura logística do Brasil. “Esses resultados são inteiramente atribuídos à dedicação de nossa equipe, à colaboração valiosa de nossos parceiros e clientes, ao apoio que recebemos do governador Carlos Brandão, assim como à contribuição constante dos profissionais portuários que fazem parte dessa história de sucesso”, assinalou.

Gilberto Lins também pontuou os recentes recordes registrados no Porto do Itaqui, entre eles, a movimentação da soja, registrada em junho. “Estamos extremamente satisfeitos em compartilhar com o país os marcos recentes de nossa trajetória de sucesso. Em junho, estabelecemos uma marca histórica ao registrar uma movimentação recorde de soja, totalizando 2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior”, informou.

Prêmio Portos +Brasil – O ranking nacional do IGAP é avaliado com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), uma métrica composta por 15 indicadores que abrangem desde o retorno financeiro até a eficiência operacional, passando pela manutenção das vias aquaviárias, transparência e conformidade com as normas da ANTAQ.

Nesse cenário, a administração do Porto do Itaqui se destaca, conquistando um lugar de prestígio no ranking nacional ao ser reconhecida como uma das gestões portuárias mais eficazes do país.

As demais categorias do Prêmio são Variação do Lucro Operacional – EBITDA, Execução de Investimentos Planejados, Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos, Crescimento da Movimentação Total dos TUPs, Crescimento da Movimentação Granel Sólido Agrícola, Crescimento da Movimentação Granel Sólido Mineral, Crescimento da Movimentação Granel Líquido, Crescimento da Movimentação Container e Avanço IGAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário