segunda-feira, 28 de agosto de 2023

TSE CONTINUA CASSANDO POLITICOS POR FRSUDE NO SISTEMA DE COTAS

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue implacável na cassação de políticos de mandato por conta de eventuais fraudes na cota de gênero.

Os alvos da última semana foram quatro dos nove vereadores de Canápolis, interior de Minas Gerais. Todos os vereadores cassados por fraude na cota de gênero são do Partido Liberal (PL).

Para atingir a cota, o PL teria utilizado uma candidata mulher fictícia, de acordo com o TSE. Conforme a acusação, uma mulher não teve divulgação da candidatura e alegou ter feito somente campanha no boca-a-boca. Esses e outros fatores apontaram uma “falta de interesse na campanha”.

Só que além de implacável, a Justiça Eleitoral prometeu ser mais célere e julgar todos as denúncias de fraudes de cota de gênero das eleições de 2022, ainda em 2023.

Vale lembrar que no Maranhão, sobre as eleições de 2022 para a Assembleia Legislativa, existem denúncias contra três partidos – União Brasil, Podemos e PSC.

O processo mais adiantado é o do União Brasil, mas é preciso que o TRE-MA também tenha a mesma celeridade com as outras duas denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário