terça-feira, 1 de outubro de 2013


SANTA TERESINHA: UMA HISTÓRIA DE AMOR


Por Sérgio Mathias

O feriado municipal do dia 1º de outubro, data consagrada à Santa Teresinha, padroeira de Bacabal, foi instituído pela Lei nº. 326, de 25 de janeiro de 1980.

Nesta terça-feira (1) se encerra o Festejo de Santa Teresinha, padroeira de Bacabal, que tem como tema: “Santa Teresinha nos leva pela fé, ao encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo” a Paróquia de Santa Teresinha realiza de 22 de setembro a 01 de outubro desse ano o festejo da Padroeira de Bacabal, Santa Taresinha do Menino Jesus.

Programação - 01/10

05:00h - Alvorada Sonora e Salva de Fogos
06:00h - Momento de oração e café partilhado
09:00h - Missa Solene

Após a Missa, carreata com a imagem de Santa Teresinha até a Igreja de Santo Antonio onde haverá a benção dos veículos.

17:00h - Santa Missa na Igreja de Santo Antonio (Ramal) seguida de procissão.

Animação Litúrgica: Equipe Litúrgica

Convidados e noitários: Comunidade de Bacabal

Atração: Ministério de Música e Dança Nova Vida

A história de Santa Teresinha

Em uma pequena cidade do interior da França, chamada Alençon, no dia 2 de janeiro de 1873, nasceu uma bela menina chamada Teresa, que seria conhecida anos mais tarde, como Santa Teresinha do Menino Jesus. Desde muito pequenina, Teresa aprendeu a rezar ao "Bom Deus" e aceitar os sacrifícios que Ele pediria a ela durante toda sua vida.

Teresa cresceu cercada pelo carinho dos pais e de suas irmãs mais velhas. Tinha uma incrível fome eucarística, a ponto de desejar comungar aos seis anos de idade. Mesmo muito jovem, com apenas quatorze anos, Teresa sentia um grande chamado para amar a Jesus de um modo especial: ela queria entrar no convento, mas era muito nova.

Muitas foram suas insistências para conseguir a autorização do Bispo para poder entrar no Carmelo. Porém, depois de muitos vaivéns, na segunda-feira, dia 9 de abril de 1888, com apenas 15 anos de idade Teresa entrou para o convento. A nova postulante pisou o solo do Carmelo com passo decidido.

Os nove meses de postulado - o tempo de preparação para ser freira - foram particularmente difíceis para Teresa. Uma verdadeira chuva de dificuldades caiu sobre ela, no entanto, no grandioso dia 10 de janeiro de 1889, Teresa recebeu o hábito de freira.

"Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face" foi o nome que ela adotou na comunidade. A vontade Deus sobre a santa carmelita não foi de uma vida longa. Teresa não tardou a ficar doente. Ela se sentia cada dia mais cansada e com muitas tosses. A jovem, sentindo que sua vida sobre esta terra estava chegando ao fim, sob orientação de sua superiora, começou a escrever suas memórias. Este livro se intitularia "A história de uma Alma". "Sinto que vou entrar no repouso eterno... Mas sinto que minha missão vai começar. Minha missão de fazer com que o Bom Deus seja amado como eu O amo. De ensinar minha pequena via às almas. Sim, eu quero passar meu Céu fazendo o bem sobre a terra... Eu não posso descansar enquanto houver almas a serem salvas".

Em 30 de setembro seu estado se agravou, a hora de se encontrar com o Jesus que ela tanto amou se aproximava. Ela olhou para o seu crucifixo e disse: "Oh meu Deus... como eu Vos amo". Estas foram as suas últimas palavras. No dia 17 de maio de 1925 o Papa Pio XI, rodeado por 23 cardeais e 250 bispos, declarou a santidade de Teresa e a canonizou.

PROMESSA PARA SANTA TEREZINHA
Música de Zé Lopes que foi muito tocada e cantada no Boi Bacaba durante tres anos e foi gravada por Guido Maranhão no CD "Desanonimato", produzido por Cláudio Cavalcante

Eu vim pagar minha promessa
Para Santa Terezinha
Por isso eu trouxe meu boizinho
Pra alegrar na multidão

No iluminar de cada vela
Vou cumprindo a minha sina
 Vou espalhar em cada esquina
Meu cantar, minha oração
Oh!!! Bendita Santa
Teu poder nos encanta
Tua força é luz
A guiar a procissão
Teu manto bege que reluz
Ao caminho de rosas nos conduz
E faz brilhar
Uma estrela na escuridão
Oh!!! Santa

Venho te pedir o meu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário