sexta-feira, 13 de outubro de 2023

16ª FEIRA DO LIVRO TEM ABERTURA HOJE

 


Consolidada como uma das maiores experiências literárias do Maranhão, a 16ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Semed), será aberta nesta sexta-feira (13) e segue até o dia 22 de outubro, na Praça Maria Aragão, no Centro da capital. Nesta edição, a FeliS celebra o bicentenário de Gonçalves Dias, considerado o primeiro poeta autêntico do movimento romântico no Brasil, cujo legado literário é carregado de méritos.

“A Feira do Livro de São Luís é um verdadeiro tesouro cultural da nossa cidade. Neste ano, celebrando o bicentenário de Gonçalves Dias, estamos honrando nossa tradição literária e fortalecendo o compromisso com a leitura, a cultura local e a democratização do acesso ao conhecimento. A FeliS é um evento que valoriza nossa identidade e enriquece nossa comunidade”, destacou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

A FeliS surgiu com a finalidade de valorizar a rica herança literária e cultural de São Luís, democratizar e facilitar o acesso ao mundo dos livros, além de fomentar a criação de novos leitores e promover o desenvolvimento das indústrias criativas e produtivas relacionadas à promoção da leitura.

Instituída por meio da Lei Municipal nº 4.449, em 2005, a FeliS estabeleceu parcerias importantes com entidades públicas e privadas. Em 15 edições, o evento já recebeu grandes nomes do cenário literário nacional, além de um diversificado grupo de poetas, escritores, artistas e convidados regionais.

Com uma programação variada e gratuita, que abrange todas as faixas etárias, a 16ª FeliS inclui desde contações de histórias e espetáculos infantis até palestras, rodas de conversa, aulas-show, seminários, oficinas, minicursos, exposições, lançamento de livros, sessões de cinema, bate-papos, visitas às escolas, performances teatrais, além de outras atividades. Com isso, o evento se transforma em um equipamento cultural atrativo e inclusivo para todos.

Público – A Feira do Livro de São Luís atrai caravanas de estudantes de mais de 10 municípios do interior do estado, demonstrando seu impacto educacional e cultural em toda a região. Em média, a FeliS recebe por edição cerca de 150 mil visitantes e tem como público-alvo estudantes de escolas da rede pública e privada, assim como universitários, educadores, artistas, escritores e sociedade em geral.

Além de seu papel fundamental na promoção da literatura, a FeliS também impulsiona uma economia diversificada, beneficiando várias cadeias produtivas e criativas. Isso inclui setores como a indústria hoteleira, turismo, gastronomia, entretenimento, cultura, transporte, serviços de locação, comércio informal e a venda de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário