quarta-feira, 18 de outubro de 2023

INDICIAMENTO DE LULA, DINO E GONÇALVES DIAS É PEDIDO PELA OPOSIÇÃO

 


A Oposição reagiu ao relatório da senadora e relatora da CPMI do 08 de janeiro, Eliziane Gama (PSD), que pediu o indiciamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Também na tarde de ontem, terça-feira (17), parlamentares da Oposição apresentaram um parecer alternativo ao de Eliziane. Eles pedem o indiciamento do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB); do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, e de mais três pessoas.

O relatório da Oposição aponta que Lula foi leniente e usou aparato estatal e a base governista para obstruir a investigação e esconder informações relevantes.

Se ele tivesse agido conforme determina o arcabouço de atribuições legais, não abandonando a cidade e impondo, sem tergiversar, a proteção dos prédios públicos federais, certamente as invasões não teriam ocorrido ou os danos seriam minimizados”, diz o relatório.

Para Flavio Dino são incluídos os crimes de desobediência e abuso de autoridade. Eles afirmam que o ministro se omitiu diante de alertas que recebeu antes de 8 de janeiro, não quis acionar a Força Nacional e se negou a entregar imagens internas do Ministério da Justiça.

O relatório paralelo é assinado por 16 parlamentares. Os oposicionistas querem votar o texto na quarta-feira (18), junto com o relatório de Eliziane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário