segunda-feira, 16 de outubro de 2023

BOLSONARO DEVE SER INDICIADO PELA CPMI

 

Se o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) protocolou um relatório paralelo à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos do 08 de janeiro pedindo o indiciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), o relatório oficial deve ser apresentado nesta semana.

A relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD), deverá pedir o indiciamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), quando da apresentação do relatório final, que deve ser lido na terça-feira (17), mas como deveremos ter um pedido de vista, por parte de oposicionistas, o relatório tende a ser votado no dia seguinte, ou seja, na quarta-feira, dia 18 de outubro.

Eliziane quer imputar em Bolsonaro cinco crimes – tentativa de abolição do estado democrático de direito, tentativa de depor governo legitimamente constituído, peculato, uso de documento falso e corrupção de menores.

A CPI foi aberta no final de maio e colheu mais de 20 depoimentos. Para Eliziane, as provas mais fortes contra Bolsonaro estão mensagens telefônicas encontradas no celular do então ajudante de ordens, coronel Mauro Cid, contendo diálogos e documentos que sugerem a articulação de uma intervenção militar após as eleições de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário