domingo, 15 de outubro de 2023

DIAGNOSE - COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO- COLITE ULCERATIVA

Colite Ulcerativa

Também conhecida como retocolite ulcerativa, a colite ulcerativa é uma condição que assola as extremidades do intestino grosso (reto e cólon), causando uma inflamação na região que pode ou não ter úlceras, além de ser crônica.

O que é colite ulcerativa?

A colite ulcerativa é uma condição que assola as extremidades do intestino grosso (reto e cólon), causando uma inflamação na região, que pode ou não ter úlceras, além de ser crônica.

A doença afeta somente a mucosa do intestino grosso e pode chegar a se espalhar pela extensão do órgão, sendo que o tamanho das áreas atingidas pela colite ulcerativa que determina a gravidade e severidade dessa condição. 

Normalmente, pessoas que possuem colite ulcerativa apresentam sintomas que são relacionados ao funcionamento do intestino. Além disso, a doença pode fazer com que o paciente sofra de condições como o eritema nodoso, que consiste em caroços doloridos e avermelhados que surgem nos braços e pernas, causados por um inchaço na gordura da pele. 

Quais são as causas da colite ulcerativa?

As causas exatas da colite ulcerativa ainda não são completamente conhecidas, mas acredita-se que vários fatores possam desempenhar um papel, incluindo:

Fatores genéticos: A colite ulcerativa pode ter uma predisposição genética. Pessoas com histórico familiar da doença têm um maior risco de desenvolvê-la;

Disfunção imunológica: Acredita-se que a colite ulcerativa seja uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca as próprias células do cólon, levando à inflamação crônica;

Fatores ambientais: A exposição a determinados fatores ambientais, como poluentes, toxinas e infecções intestinais, pode aumentar o risco de desenvolver colite ulcerativa;

Estresse emocional: O estresse emocional pode piorar os sintomas da colite ulcerativa, mas não é uma causa direta da doença;

Alterações na microbiota intestinal: Acredita-se que a composição da microbiota intestinal, ou seja, as bactérias e outros microrganismos presentes no cólon, possa afetar a suscetibilidade à colite ulcerativa.

Quais sintomas de colite ulcerativa?

Entre os sintomas mais comuns de colite ulcerativa, podemos destacar:

Diarreia frequente e constante, que acontece principalmente após a realização de alguma refeição;

Fezes eliminadas juntamente com a presença de muco, sangue e até mesmo pus;

Sangramento anal;

Perda do apetite;

Cólicas abdominais;

Perda de peso;

Anemia;

Febre leve;

Náuseas e vômitos ocasionais; 

Feridas na boca.

Como é o tratamento da colite ulcerativa?

A colite ulcerativa é uma doença crônica, que não tem cura. No entanto, é possível eliminar os sintomas do paciente e deixá-lo em remissão, sem apresentar, por exemplo, as diarreias características da doença.

Para tanto, é preciso fazer o uso de certos tipos de medicamentos, que são indicados de acordo com o nível de colite ulcerativa do paciente. Também podem ser encorajadas certas mudanças na dieta, visando uma proteção do intestino do indivíduo. 

Podem ser removidos da alimentação itens como leite e derivados, bebidas fermentadas, como cerveja e vinho, além de temperos picantes, alimentos fritos, verduras e cascas de frutas. 

Procedimentos cirúrgicos que visam a remoção do cólon e do reto e a colocação de uma bolsa no local podem ser feitos nos casos mais extremos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário