domingo, 8 de outubro de 2023

DIAGNOSE - COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO-TENDINITE CALCARIA

A calcificação do ombro, também conhecida como tendinite calcária, é uma condição que pode provocar dor intensa e falta de força.

Sabemos que a tendinite ocorre quando o tendão sofre uma lesão ou uma inflamação. No caso da tendinite calcária, isso se dá devido à deposição de cálcio no meio do tendão.

No geral, a calcificação do ombro ocorre dos 30 aos 60 anos e as mulheres são mais afetadas que os homens. Além disso, esta condição costuma acontecer somente em um ombro, mas pode acometer ambos os lados em 25% dos casos.

Então, caso você tenha recebido este diagnóstico ou tenha dúvidas a respeito desta doença, hoje vamos explicar um pouco mais sobre este assunto.

Causas e sintomas da calcificação do ombro

Ainda não conhecemos as causas que desencadeiam o processo de acúmulo de cálcio no interior do tendão.

Ou seja, até o momento, não foi possível comprovar a relação entre essa condição e situações como a prática de determinadas atividades físicas, traumas, acidentes ou doenças sistêmicas.

O que se sabe é que a tendinite calcária ocorre em 3 fases:

1a fase: é quando a deposição de cálcio no interior do tendão se inicia. Nesta etapa da doença, o paciente pode sentir pouca ou nenhuma dor.

2a fase: inicia-se o processo de reabsorção do depósito de cálcio, o que desencadeia reações inflamatórias que simulam um tendão com lesão. Assim, neste momento pode ocorrer dor intensa, principalmente à noite, e falta de força.

3ª fase: envolve a regeneração do tendão já sem o depósito de cálcio que foi absorvido.

Uma informação curiosa é que somente 50% das pessoas que sofrem o depósito de cálcio no interior dos tendões apresentam sintomas.

Além disso, o tendão mais frequentemente acometido é o supraespinhal.

Diagnóstico e tratamento

Para fazer um diagnóstico adequado desta doença, contaremos com o auxílio dos exames de imagem.

Assim, as radiografias poderão ser úteis para mostrar lesões maiores nos tendões e a tomografia, ressonância magnética ou ultrassonografia poderão nos mostrar lesões menores.

Uma vez identificada a patologia, iniciaremos um tratamento que, na grande maioria dos casos, não será cirúrgico.

É importante salientar que não existe um tratamento que previna a doença. No entanto, alguns tipos de infiltração podem diminuir a reabsorção da calcificação e frear a resolução do problema.

Então, nosso intuito será a manutenção da amplitude de movimentação e força do ombro, bem como o controle da dor. Em muitas situações também é possível acelerar a reabsorção da calcificação.

No geral, o tratamento da tendinite calcária poderá envolver diversas ações em conjunto, por exemplo:

Uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor;

Fisioterapia para atuar na manutenção do movimento e alongamento dos tendões e no controle da dor;

Terapia com ondas de choque para acelerar a reabsorção do depósito de cálcio e aliviar os sintomas;

Infiltração (barbotagem) para desfazer a calcificação de modo a atuar no depósito de cálcio para acelerar a reabsorção. Este procedimento utiliza uma agulha e é guiado pela ultrassonografia ou por radiografia. Para os casos mais dolorosos, pode ser feita no centro cirúrgico sob sedação ou anestesia e costuma ser bastante eficiente na resolução do problema.

No entanto, caso o tratamento conservador não gere os resultados esperados ou quando a dor é incapacitante, estudaremos a realização de uma artroscopia para retirar o depósito de cálcio do local e reparar o tendão lesionado.

Como vimos, a calcificação do ombro é uma condição que pode gerar dor e dificuldades de movimentação, causando uma redução significativa do bem estar e qualidade de vida do paciente.

Assim, será importante procurar um ortopedista especialista em ombro ao sentir incômodo na região de modo a iniciar o tratamento o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário