terça-feira, 17 de outubro de 2023

COLUNA DO ZÉ LOPES - TCHACATCHÁ, UMA BATIDA QUE DEU NOME AO MUSICO

 


Se alguém perguntar quem é Josemá Miguel Arcanjo, com certeza nenhum bacabalense vai responder, mas se perguntar por Tchacatchá, ou simplesmente o velho Tchaca, 100% da cidade sebe quem é, onde mora, onde encontra-lo e o que faz. 

Músico bacabalense, remanescente de bandas, que no tempo eram chamadas de conjunto musical, principalmente o Carlos Miranda Show, onde começou e foi projetado, ele ganhou esse apelido devido ao som que tirava de sua guitarra, o tchacatchá. 

Aventureiro, ele botava a sua viola no saco e viajava por esse Brasil a fora   tocando seu violão e sua guitarra para as multidões. Mas o velho Tchaca não é só do violão e da guitarra. Eximio contrabaixista, ele passou pelas melhores bandas do estado, e cidades como Imperatriz, Caxias, Codó, Coroatá, Pedreiras, Olho D’Água das Cunhas, São Luis e ainda Goiânia e Brasilia, tiveram a oportunidade de ouvir e curtir seu som. Multi-instrumentista, Tchaca também toca cavaquinho e era o oficial da sua escola de samba de coração, o Asas e também se aventurou como banjista.


Excelente professor, ele é o responsável por uma safra de tocadores como Abel Carvalho, Darlan Caldas, Zeca Louro, Osvaldino Pinho, Otavio Filho, Jackito, Zé Lopes, Perboire Ribeiro e tantos outros espalhados por esse mundão de meu Deus. 

Um dos grandes feitos desse filho de dona Maria e seu Semeão, foi a formação do Seressamba, grupo que, como bem diz o nome, misturou seresta com samba e dominou a região durante muito tempo onde os saudosos cantores Josa e Laurindo, o saudoso baterista Massa Bruta e o percussionista Pipira completavam a orquestração. 

Dono de uma voz grave e acentuada, Tchaca não é só seresta, samba e MPB, ele também canta clássicos em inglês, mexicano, italiano e espanhol e o seu repertório é composto /também de canções de época, principalmente o carnaval, quando sempre forma uma banda, e também o São João. 

Professor de música em algumas cidades que ladeiam Bacabal, ele, incansável, está sempre proporcionando agradáveis surpresas e a mais recente é que ele aprendeu a tocar trombone de vara e já é musico da Banda Municipal Santa Cecilia. 

Participante ativo de todos os movimentos musico-culturais de Bacabal, ele também fez histórias em shows e festivais e também é compositor, com parcerias com Paulo Campos, Dr. Guerreiro Junior e Zé Lopes. Tchacatchá é o maior nome da música bacabalense, ele é conhecedor de toda sua história e se o rei Roberto Carlos anda cantando pelo mundo que é o cara, se engana redondamente. O cara é Tchacatchá que deixa viuva a Edilene e três filhos do primeiro casamento; Carol, Pedro e Johnny.

Agora ele nos deixa para cantar e tocar nos palcos do céu.  Vá na paz meu amigo.

11 comentários:

  1. Amigo Thaca!!!!!! Essa Voz e violão fará falta nos palcos da Vida.

    Que Deus o tenha ao seu lado.

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos amigos e familiares minha Bacabal perde mas um ilustre músico que Deus receba de braços abertos

    ResponderExcluir
  3. Uma grande perda pra tds nós !

    ResponderExcluir
  4. Que Deus receba nosso irmão thaca com muita música. Zecalouro

    ResponderExcluir
  5. Meu grande amigo é cliente, por muitos anos cuidei de seu visual, eu dizia que ele era o myck jheguer, dos roolins Tony, desculpa o erro! Vá com Deus grande maestro thaca tha, perdi um grande amigo, que Deus dê o conforto nessesario pra todos familiares e amigos, valeu meu amigo vc vai e fica sua história!!

    ResponderExcluir
  6. Quantos momentos vivemos uma parceria de Boêmia Francisco Dias e Tchaca …. Os dois vão fazer muita Serenatas no Céu 🙏🏼 Deus o Receba na Morada Eterna e Conforte os Corações de Todos os Familiares 🙏🏼

    ResponderExcluir
  7. Mais um do nosso celeiro musical foi convocado r contratado por Deus para tocar no céu, vá com Deus meu amigo

    ResponderExcluir
  8. Grande Tchaca!!!vai na paz ,tive o privilégio de comandar um programa noturno na extinta rádio OK FM e te-lo como ouvinte....meu respeito e pêsames!!!

    ResponderExcluir
  9. Me ensinou a tocar violão. Foi um excelente professor,um ser humano muito bacana. Deixou boas recordações. 🤔 Meus sentimentos a família e amigos!🌹

    ResponderExcluir
  10. Descanse em paz nos braços do Eterno Deus!!!

    ResponderExcluir
  11. Quando a viola chora sem tocar.
    Sente-se o odor da triste música.
    O som abafado da saudade já se faz presente no peito. Fazendo-se perceber a velocidade do tempo.
    O que foi, o que é, e o que nunca deixará de ser: um Arcanjo.
    Josimar Miguel Arcanjo de Oliveira , meu Tio "TCHACATCHA".

    ResponderExcluir