domingo, 29 de outubro de 2023

DIAGNOSE - COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO- ÚLCERA GÁSTRICA

 

O que é úlcera gástrica?

A úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica, é um tipo de ferida que aparece no estômago. Apesar de não ser considerada uma condição grave, necessita de tratamento especializado para não aumentar de tamanho e afetar a qualidade de vida do paciente.

Quais são as causas da úlcera gástrica?

Em um estômago normal e saudável, os ácidos, incluindo o ácido clorídrico, geralmente atuam na digestão dos alimentos. No entanto, em algumas ocorrências, estes ácidos atacam a parede do trato digestivo e ocasionam o aparecimento das úlceras.

As causas do problema podem ser inúmeras. Entre elas, estão os fatores genéticos, bactérias que atacam a parede do estômago, como o H. pylori, o uso contínuo de aspirinas e anti-inflamatórios e estresse.

Quais os sintomas da úlcera gástrica?

Entre os sintomas da úlcera gástrica estão a sensibilidade no estômago e a dor e queimação que aparecem principalmente quando o estômago está vazio, porque quando não há alimentos, os ácidos atuam diretamente na ferida.

É possível também que haja enjoo, vômitos, distensão abdominal e aparecimento de sangue nas fezes, por conta do sangramento da úlcera.

Se tenho sintomas da úlcera gástrica, que médico devo procurar?

A úlcera gástrica, por afetar o estômago, é tratada preferencialmente pelos gastroenterologistas. 

Qual o tratamento para a úlcera gástrica?

A melhor maneira de tratar a úlcera gástrica é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos, por exemplo. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos. 

Além desses remédios, é importante que o paciente  se alimente bem, comendo frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, e carnes magras. É importante evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas e ácidas, refrigerantes e alimentos picantes.

Como é feito o diagnóstico da úlcera gástrica?

Além da avaliação em consulta, o médico especialista pode solicitar uma endoscopia para visualizar a lesão e identificar sua amplitude. O paciente pode contar ainda com diversos exames de diagnóstico para identificar a úlcera gástrica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário