domingo, 24 de julho de 2016

MUITOS UNS, UNS POUCOS E UM SÓ - O PROBLEMA E A SOLUÇÃO É O VICE


Ainda que o senador João Alberto não tenha batido o martelo e anunciasse o nome do deputado estadual Roberto Costa como o candidato PeeMeDeBista na sucessão do prefeito de Bacabal Zé Alberto Veloso, a população já passou a régua em torno do seu nome. É prego batido e ponta virada.
Muitos se perguntam como pode uma pessoa que nunca banhou, nem desceu de câmara de ar nos domingos de julho no Rio Mearim,  nunca pegou piaba, João Duro, sardinha, piau,  com caniço, anzol e isca de miolo de pão, .nunca jogou bola no campo do Rato, nunca viu um filme no Cine Kennedy ou no Cine Ideal, nunca brincou na palha de arroz das tantas usinas que existiam em Bacabal, nunca jogou sinuca no Tamió, nunca bebeu uma cachacinha com tira gosto de limãozinho no bar da Dona Isaura esperando começar a festa da União, nunca empinou  papagaio na Praça São José, nunca ficou em uma fila para transar com a Muda lá no Mufumbo, nunca varou o quintal de Dona Alice Mendes para afanar manga-rosa, goiaba e tamarindo doce, nunca jogou rebôlo ou japonesas para derrubar amêndoas em frente ao Colégio Arimatéia Cisne,  nunca correu com medo de Fartura, Marechal, Berredo, Chica Doida, Tia Onça, nunca chamou de Fanta o senhor Otacílio Santos, nunca levou um cascudo de Fedora, nunca foi a pé na festa do Principe Ariolino,  nunca tomou ao meio dia, um ki-suco com pão em uma garrafa da boca quebrada na mercearia de Gramixó ou no Zé Longar, nunca passarinhou na Mata do Sardinha com baladeira e bilôtos de barro buscado nas olarias, nunca matou o Judas de Zé dos Reis,  e outros e outros tantos nuncas, virar um fenômeno na cidade? A resposta é simples: Roberto Costa é a obra mais perfeita criada pelo prefeito Zé Alberto Veloso, admirada pelos outros tantos postulantes ao cargo número um da cidade e no leilão da política, arrematada pelo senador João Alberto. Roberto Costa está apenas preenchendo as lacunas deixadas pelos políticos locais, munido pelos artefatos mentais do senador João Alberto.
Presente em todos os eventos, de um simples jogo de castanha a um jantar com um ministro, ele hoje é mais bacabalense que os bacabalenses e as investidas erradas por parte dos outros pré candidatos, lhe deixam cada vez mais só e mais “próximo prefeito de Bacabal”, situação cantada e decantada pelo também, pré candidato a prefeito de Bacabal, Dr. Bento Vieira.
Em uma reunião de “muitos uns” Dr. Bento Vieira, Dr. Zé Carlos Reis, Alana Alves, professora Liduina, Amim Trasbulsi, garoto Orlando, Jansem Penha, Louremar Fernandes, que tinha como alvo escolher um vice para o pré candidato Francisco Soares, acabou com cada um querendo que o outro fosse vice e nessa indecisão, ou melhor, nessa divisão, o transito ficou mais livre para Roberto Costa, ainda mais que os Florêncios desistiram da luta e podem esperar a debandada deles do grupo Zé Vieira. Tudo isso acontecendo aos olhos lassos, complacentes e pusilânimes do Dr. Nonato Chaves, que poderia estar no topo desta disputa.
Tirando todas as especulações, a debandada de Dr. Lisboa para o grupo do prefeito Zé Alberto, teve muitos prós e contras. Financeiramente foi de bom alvitre para o Dr. Lisboa, consequentemente enterrou em cova funda, o que lhe restava do político. Essa ação também jogou um balde de gelo na pseuda candidatura de Zé Vieira, que venderia seu apoio a peso de ouro e nessa avalanche, o suposto vice, César Brito, também desceu. Se o Dr. Lisboa, como outros falam, debandou para o grupo do Senador João Alberto, a retórica é a mesma, tem muito ouro nessa mina.

Se confirmando qualquer uma dessas hipóteses, o ex-prefeito, pela rejeição que tem e pelos problemas que enfrenta com a justiça eleitoral, terá que fazer a "politica branca" , nao subir em palanque para nao dar munição aos adversários. Como tudo é especulação, mas como a voz do povo é a voz do povo, fala-se em Graciete, ex-esposa de D. Lisboa, como vice, de um e de outro. Segundo o pré candidato a prefeito Dr. Bento Vieira, é bem provavel que o Dr. Lisboa apoie a sua candidatura. Veremos. Nessa desordem politica, desapareceram Jamilly Suzartb e Patricia Vieira, ex esposas dos ex-prefeitos Dr. Lisboa e Zé Vieira, respectivamente, uma prova de que eram simplesmente, objetos de manobra e barganha.
Dentro do grupo do Dr.Lisboa, outro que saiu perdendo foi o ex vice-prefeito Dr.Almir Junior,fiel escudeiro de Dr. Lisboa, que vinha figurando como vice de Roberto Costa e com essa engenhosidade, fica aberta a vaga de vice para o coronel Egidio, como o senador sempre quis. Apontada como vice prefeita de Zé Alberto ou de Roberto Costa .a   guerreira Graciete Trabulsi Lisboa, se realmente for efetivada como vice de qualquer um ,vai usar de seu prestigio e carisma para eleger seu sobrinho Amim Trabulsi, coisa que quase conseguiu na passada. Esse é o atual desenho da política em Bacabal. A solução e o problema é só um, o vice.
E a vida imita a vida, a política passada continua presente e Bacabal ainda não se deu conta de que os tempos são outros. Zé Alberto cuidou muito mal da cidade e agora, faltando dias para a eleição tenta maquiar sua administração com obras visivelmente eleitoreiras, tarde demais, como é tarde demais, também para os “uns” que nem sequer sabem quem são seus vices, já que ninguém quer se meter nessa furada.
Dr. Bento Vieira corre por fora, com um discurso afiado, afinado, mas sem muito poder de movimento. Dr. Soares pegou o barco no meio da viagem, difícil de acompanhar, Zé Vieira tenta a mesma manobra da política passada e agora sem os votos de Dr. Lisboa, Roberto Costa sozinho apenas administra a sua vitória e os outros, apenas pra cumprir tabela. A briga é muito desigual e João Alberto é dono de toda a munição. provou que é politico de primeira estirpe. deu im banho de articulação, uma aula de dinâmica.
E Zé Alberto ??? Zé Alberto pode até não saber em quem os bacabalenses irão votar, mas com certeza já sabe em quem os bacabalenses não vão votar.

- Mas tem muita  gente boa que ainda pode surpreender como Ute Almeida, Dr. Elijo Almeida, Jura Filho, Taugy Lago, Mazé Bringel ???
Sei, mas isso é assunto para outro artigo.
Bom Domingo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário