sexta-feira, 8 de julho de 2016

WALDIR MARANHÃO - A MISSÃO

waldir1

O presidente em exercício da Câmara Federal, Waldir Maranhão (PP), segue igual a “Rainha da Inglaterra”, ou seja, não “apitando” em absolutamente nada.

No fim da tarde desta quinta-feira (07), após a renúncia do presidente afastado da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), Waldir Maranhão convocou nova eleição para substituição de Cunha para a quinta-feira (14).

Entretanto, duas horas depois, o Colégio de Líderes da Câmara Federal se reuniu e decidiu antecipar a eleição para terça-feira (12). Segundo o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que presidiu a reunião, líderes que representam 280 deputados decidiram que a eleição começará às 13h59 de terça-feira (12) e que as inscrições de candidaturas podem ocorrer até 12 horas, do mesmo dia.

Somente o deputado Fausto Pinato (PP-SP) registrou oficialmente, na Secretaria Geral da Mesa, sua candidatura à Presidência da Câmara.

A eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico. Para que haja quórum para o pleito, a maioria dos deputados deve estar presente à sessão (257 dos 513 parlamentares). O novo presidente será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos, ou seja, se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 parlamentares.

Se nenhum candidato alcançar esse número, haverá um segundo turno entre os dois mais votados. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara, que ficará no mandato tampão até janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário