quarta-feira, 14 de maio de 2014

A POESIA ESTÁ DE LUTO - MORRE JOSÉ CHAGAS

O poeta José Francisco das Chagas morreu na tarde de ontem, terça-feira, em decorrência de problemas cardiorrespiratórios. Ele estava internado no Hospital UDI desde o dia 23 de abril vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Nascido no Sítio Aroeiras, em Santana dos Garrotes, estado da Paraíba, José Chagas completaria 90 anos no próximo dia 29 de outubro. Em 1948, ele radicou-se em São Luís, cidade com a qual criou um vínculo tão forte que se tornaria fonte inesgotável de inspiração para a escrita de seus textos, levando-lhe a ocupar a cadeira de número 28 da Academia Maranhense de Letras (AML).

Ao longo de sua trajetória intelectual, conquistou o reconhecimento através de uma extensa bibliografia em poesia e prosa, e pela incansável colaboração de décadas como cronista de diversos jornais maranhenses.

José Chagas estreou como escritor aos 31 anos, com a publicação de Canção da Expectativa pela Tipografia São José, em 1955. Sete anos antes, ele tinha se estabelecido em São Luís para a conclusão do ensino de nível médio, iniciado em Teresina (PI).


No conjunto da obra de José Chagas, a coletânea de sonetos Colégio do Vento, lançada em 1974. destaca-se por resgatar as lembranças da origem pobre no interior da Paraíba, quando o menino acompanhava o pai à lavoura e tinha de conciliar a dureza da realidade com as fantasias e sonhos da poesia.


GOVERNADORA ROSEANA DECRETA LUTO POR JOSÉ CHAGAS

A governadora Roseana Sarney decretou luto oficial de 3 dias pela morte de José Chagas. Ele tinha 89 anos e foi vítima de complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) e de infarto. Ele estava internado no Hospital UDI, desde 23 de abril.
A governadora Roseana emitiu Nota de Pesar, destacando “o amor e a dedicação de Chagas à literatura”. Segue a íntegra da nota:
“A governadora Roseana Sarney lamentou profundamente a morte do escritor e poeta José Chagas, ocorrida nesta terça-feira (13), em São Luís. Ela lembrou que Chagas, sendo paraibano de Piancó escolheu o Maranhão para viver há mais de meio século, tendo louvado o estado em sua obra, principalmente São Luís, e merecido o título de imortal da Academia Maranhense de Letras.
Roseana Sarney se solidarizou com familiares e amigos do autor de livros como “Os Telhados”, “Apanhados do Chão”, “Maré/Memória” e “Azulejos do Tempo”, enfatizando o amor e a dedicação dele à literatura.
“Hoje é um dia triste para a cultura maranhense e brasileira. José Chagas é reconhecidamente um dos maiores nomes das letras do país e ficará eternizado por meio de seus versos. Ele deixa um legado de rimas perfeitas que nos inspira a enveredar pelo mundo da poesia”, afirmou a governadora Roseana.”

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior também solidarizou-se com a família, amigos e admiradores de José Chagas, desejando que Deus conforte os corações, neste momento de dor, transformando-a em fé e esperança.
Zé Lopes e Zé Chagas. Amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário