sábado, 17 de maio de 2014

PESCA - POTENCIAL DO MARANHÃO



Cumprindo agenda oficial na região tocantina, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) e o Ministro da Pesca e Aquicultura, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), inauguraram na manhã de ontem, sexta-feira, 16, o Escritório Regional da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, em Imperatriz. Em seu pronunciamento, o peemedebista afirmou que “o Maranhão está na fase de ser o maior produtor de pescados do Brasil”. O Estado já é o segundo produtor nacional.
Lobão Filho enfatizou ainda que é um defensor absoluto de todas as ações que o Ministério da Pesca e Aquicultura possa desenvolver no Estado e afirmou ainda que, na presidência da Comissão Mista de Orçamento, direcionou recursos gigantescos para o referido Ministério. “Nós fizemos a nossa parte e agora temos a certeza de que o Maranhão vai continuar sendo muito bem tratado pelo Ministério da Pesca”, destacou fazendo referência à instalação do Escritório da Pesca e Aquicultura, em Imperatriz.
O senador observou ainda que neste ano o Ministério da Pesca e Aquicultura investiu quase R$ 1 bilhão, beneficiando mais de 180 mil pescadores maranhenses. Homenageando o coordenador da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura da Câmara dos Deputados, Cleber Verde (PRB-MA), o senador afirmou que “todo homem público tem a missão de transformar a vida das pessoas. O deputado Cleber Verde já conseguiu mudar a vida de milhares de maranhenses”.

ICMS – Lobão Filho afirmou que no próximo governo o Maranhão vai isentar de ICMS a ração usada na produção de pescados, que corresponde a quase 80% dos custos do produtor. A instalação de fábricas de ração, a exemplo da indústria que está sendo construída em Balsas, é uma das principais reivindicações dos produtores maranhenses de pescados. Ele também falou de uma solenidade realizada em 1992, na região, onde acompanhou a deputada Nice Lobão, então Secretaria de Estado.
Na ocasião, o Governo do Estado fez a entrega de canoas, redes de pesca, linhas e anzóis aos pescadores tocantinos para desenvolverem a pesca na região. A iniciativa foi realizada em várias outras regiões do Estado. Lobão Filho lembrou do acontecimento para reforçar ao Ministro que traga para o Maranhão cursos de  qualificação para os pescadores, tecnologias de produção, câmaras frigoríficas, fábricas de gelo e estude a redução do preço do óleo diesel, usado nas embarcações.
“Senhor Ministro, acredite nesses homens. Acredite nesta terra, porque o Maranhão tem condições de dar respostas ao nosso país, fazendo o país se orgulhar de um Estado que irá produzir e alimentar grande parte do mundo e o nosso Brasil com pescados de qualidade”, disse o senador. E completou afirmando que o ministro Eduardo Lopes irá olhar cada vez mais para o nosso Estado com olhos carinhosos, citando o exemplo do Escritório Regional da Pesca e Aquicultura em Imperatriz.
Subsídio – O ministro Eduardo Lopes elogiou o Maranhão, Estado que já é o segundo produtor nacional de pescados e representa quase 10% da produção nacional. Lopes afirmou ainda que já conversou com a Presidenta Dilma sobre a questão do subsídio para a ração de peixes e observou que a ração de frangos e de bois já é subsidiada. “Nós queremos isonomia, igualdade de subsídios”, disse o Ministro, que também reafirmou o papel importante que o Maranhão tem na produção de pesca nacional.

Participaram ainda da solenidade o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Júnior Verde; a gerente do Escritório Regional, Olávia Melo, deputados e lideranças políticas da região. A instalação do escritório regional da Pesca e Aquicultura vai contribuir para regularizar todos os pescadores profissionais de Imperatriz e dos municípios da região tocantina. O escritório está situado na rua Gonçalves Dias, nas dependências no Estádio Frei Epifânio. A documentação, que antes era feita em São Luís, agora será providenciada na própria região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário