quinta-feira, 29 de maio de 2014

PREFEITURA DIVULGA ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO 2014 AMANHÃ



_DSC0210

“São João de São Luís – O Arraial do Brasil é aqui”. Com este tema, a Prefeitura de São Luís promoverá oficialmente a temporada junina entre os dias 13 a 29 de junho, na Praça Maria Aragão. A expectativa é atrair público de mais 12 mil pessoas durante os dezessete dias de festa. Nesta sexta (30), deverá ser divulgada a lista dos grupos que vão participar da programação do Arraial da Maria Aragão e dos arraiais comunitários que serão apoiados pela Fundação Municipal de Cultura (Func).
A procura pelas inscrições nos editais do São João foi grande. No último dia (19), foram efetuadas 120 inscrições no edital de seleção de propostas artísticas. “Por conta dos editais exigirem uma documentação mais organizada, prorrogamos o prazo até segunda-feira passada, dando oportunidade para vários grupos poderem participar do processo seletivo”, disse a coordenadora de editais do São João, Alinne Meireles.
Para organizar os serviços que serão oferecidos no Arraial da Praça Maria Aragão, quatro editais foram publicados pela Fundação, desde o dia 22 de abril: seleção de propostas artísticas (Edital Nº 06), credenciamento de comércio ambulante (Edital Nº 07), cessão de aluguel de barracas (Edital Nº 08) e apoio a eventos comunitários (Edital Nº 09).
Programação – Após encerramento do prazo de inscrição de propostas artísticas, no dia 19 de maio, a Coordenação de Editais do São João deu início ao trabalho de seleção dos grupos que vão integrar a programação junina da Prefeitura. “No mesmo dia, fizemos a reunião com a Comissão de Seleção do Edital Nº 06, para esclarecimento dos itens do edital, a responsabilidade de avaliação das propostas e o prazo para divulgação do resultado final”, explicou Alinne Meireles.
A Comissão de Seleção é formada por profissionais, especialistas e pesquisadores da área da cultura divididos por categoria (manifestações da cultura popular, danças e shows).
O trabalho tem sido feito em ritmo acelerado. Todos os dias a comissão se reúne em espaço cedido pela Secretaria Municipal de Turismo para realizar a avaliação das propostas. “O trabalho tem sido feito de forma minuciosa, levando em consideração aspectos como tradicionalidade, preservação de características da cultura popular, seja na indumentária, nas coreografias, na dinâmica de estrutura dos grupos. O que é mais importante é analisarmos se cada inscrito atende ao que está definido no edital e também possibilitar a diversidade de atrações para a programação junina”, disse o teatrólogo Domingos Tourinho, integrante da Comissão.
Para selecionar as propostas de show, forró pé de serra e expressões cênicas integram a comissão o músico Josias Sobrinho, o músico e teatrólogo Charles Melo e o maestro Francisco Pinheiro. As manifestações da cultura popular serão selecionadas pela jornalista Vanessa Serra, o fotógrafo Márcio Vasconcelos e o turismólogo Guilherme Filho. Os grupos de dança serão selecionados pelo bailarino Hélio Martins, o diretor de teatro Domingos Tourinho e o ator Renato Porto. Veja ao final da matéria o breve currículo dos integrantes da comissão.
São João 2014 – No ano da Copa, o arraial promovido pela Prefeitura pretende atrair visitantes do Brasil inteiro, a partir do tema “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é Aqui”. O evento acontecerá no período de 13 a 29 de junho. Novamente a Praça Maria Aragão concentrará parte da programação, onde será montado o arraial “Terreiro da Maria”, com barracas de alimentação, artesanato, institucionais e espaço para atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas populares e contação de histórias, além de outras atividades que vão integrar o arraial. No dia 1º de junho a campanha publicitária do São João 2014 já estará nas ruas.
COMISSÃO DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS
Josias Sobrinho – Cantor, compositor e atualmente dirige o Teatro da Cidade de São Luís. Lançou quatro discos autorais. Participou de festivais de música popular, como Carrefour de MPB, por dois anos (2º lugar, 1993), Festival de Música de Grajaú (4° Lugar), Canta Nordeste, por duas vezes (4º lugar), Festival Maranhense de Música de Carnaval (2001 e 2005) e Festival de Toadas do Maranhão – 2006 (2º lugar). No teatro, compôs música para mais de 16 peças. Recebeu Prêmio Erichim/RS, em 1997, Prêmio Mirante em 1996, Prêmio Universidade FM 1997, Prêmio Universidade FM 2005 e Prêmio Universidade FM 2011. Atuou como superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (de dezembro de 2007 a Abril de 2009). De 1999 a 2002, foi Coordenador de Eventos Comunitários da Fundação Municipal de Cultura – Func. Foi um dos coordenadores do Festival Internacional de Música de São Luís, em sua primeira edição, realizada em setembro de 2002.
Domingos Tourinho – Licenciado em Educação Artística pela UFMA, com habilitação em Artes Cênicas, atua na área de Teatro, Cinema e Televisão como ator, diretor, professor, performer, carnavalesco, consultor cultural, produtor e diretor de danças populares. Exerceu cargos de chefia no Grupo Teatro Experimental Anilense (TEA), Federação de Teatro Amador (FETAMA), Companhia Oficina de Teatro (COTEATRO), Teatro Arthur Azevedo, Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM) e professor de arte da Rede Estadual de Ensino (SEDUC). Foi premiado no IV Encontro de Artistas Timonenses, Destaque Ator 2011 no evento “Os melhores do ano”, melhor comissão de frente na Flor do Samba em 2011, medalha Luis Domingues pelos 100 anos do Gabinete Militar do Maranhão e medalha da Câmara Municipal de São Luís em 2013.
Vanessa Serra – Jornalista com pós-graduação em Jornalismo Cultura pela UFMA, atua na área de gestão em Cultura e Comunicação, assessoria de imprensa e comunicação e interna de instituições e empresas, desenvolve projetos comunitários e eventos em geral, dirige e produz programas em rádio e televisão. É produtora de TV e assistente parlamentar. Idealizou e produziu projetos culturais de artistas como Cesar Teixeira, Joãozinho Ribeiro, Banda Guetos, Didã, entre outros. Foi premiada como produtora – destaque do ano de 2003 no Prêmio Universidade, destaque de imprensa no Troféu Lençóis de Areia em 2004 e 2005.
Márcio Vasconcelos – fotógrafo profissional, com atuação no registro de manifestações da cultura popular e religiosa de afro-descendentes há mais de 10 anos no Maranhão. Autor de projetos de registros de expressões religiosas de matriz africana, como o Nagon Abioton, na Casa de Nagô. Foi vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras, da Fundação Palmares, em 2010. Venceu o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Foi finalista do Prêmio Conrado Wessel 2011 com o projeto Na Trilha do Cangaço – Um ensaio pelo sertão que Lampião pisou, além de outro prêmios. Tem quatro livros publicados e dez exposições individuais.
Francisco Pinheiro – professor de música, regente, compositor e arranjador. Atua também como instrumentista e pesquisador na área de etnomusicologia e musicalização. Tem formação em História da Arte, Canto Coral, Prática de Orquestra, Regência, Análise, Contraponto, Harmonia, Organologia, Técnica Vocal e Harmonia aplicada à MPB pela Escola de Música Pró-Arte, no Rio de Janeiro. Integrou bandas sinfônicas e marciais do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro e da Fundação Nacional de Arte. Foi homenageado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1995, pela Câmara Municipal de São Luís em 1999, recebeu o Prêmio Vale do Rio Doce em 2004, o Troféu Sabiá da Universidade Federal do Maranhão e o Troféu Pioneiros da Arte/Educação no Maranhão.
Charles Melo – Tem formação em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão e Música pela Escola de Música do Estado do Maranhão. É professor de Harmonia, Canto Coral, Teoria musical e História da Música na Escola de Música do Estado do Maranhão. Dirigiu espetáculos em Brasília e São Luís. Atuou em mais de onze espetáculos teatrais. Foi premiado no XXVIII Concurso Literário Cidade de São Luís, Prêmio Graça Aranha de Romance e Novela, melhor poesia e melhor intérprete no 17º Festival Maranhense de Poesia, melhor intérprete no 19º Festival Maranhense de Poesia. Atualmente preside o SATED-MA.
Renato Porto – coordenador técnico do Teatro da Cidade de São Luís. É ator profissional, com mais de 20 anos de atuação no Grupo Grita, do Anjo da Guarda. Fundador da Companhia Cambalhotas e sócio-fundador da Companhia Maranhense de Arte e Cultura (COMARTEC).
Guilherme Filho – Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão e pós-graduado em gestão cultural na Faculdade São Luís. Atua como professor, técnico e instrutor nas áreas de Educação Ambiental, Comunicação e Expressão, Ecoturismo, Fundamentos do Turismo, Noções de Turismo, Relações Interpessoais, entre outras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário