quarta-feira, 21 de maio de 2014

SÃO LUIS - FUNC PARTICIPA DO 5º ENCONTRO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA


Representante da Func participa do encontro, entre 19 a 24 de maio, em Natal/RN.

Teve início na segunda-feira (19) e continua até sábado (24), o 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – Teia Nacional da Diversidade 2014, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento, que pretende reunir sete mil pessoas, é promovido pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC), com o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.
A coordenadora de políticas culturais da Fundação Municipal de Cultura, Elizandra Rocha, representa a Fundação no Fórum Nacional de Gestores do Programa Cultura Viva, que integra a programação do evento. Ela explica que a participação na Teia possibilitará a troca de experiências com realidades de gestão e políticas culturais de outras cidades brasileiras que participam do Cultura Viva.
“O foco do evento é a discussão em torno dos pontos de cultura. Alguns editais importantes serão anunciados durante os seis dias do encontro e esperamos voltar para São Luís com propostas políticas mais integradas na promoção da cultura brasileira”, disse.
Em todo o Brasil, existem mais de dois mil pontos de cultura que realizam ações de impacto sócio cultural nas comunidades. Em janeiro deste ano, o Ministério da Cultura firmou termo de compromisso com a Prefeitura de São Luís para a criação de mais 20 pontos de cultura na cidade. Atualmente, estão em atividade 60 pontos de cultura no Maranhão.
Programação – A programação da TEIA da Diversidade conta com ampla agenda de reuniões, palestras, oficinas, Feira da Economia Solidária e Participativa, Mostra Artística dos Pontos de Cultura, rodas de conversa, fórum, seminários e conferências, com atividades distribuídas por sete espaços culturais na cidade de Natal (UFRN, IFRN, SESC, Palco da Ribeira, Casa da Ribeira, Espaço Cultural Rui Pereira), além das salas de aula e auditórios nestas instituições.

Durante os seis dias do encontro, serão anunciados os editais da 2ª edição do Edital Pontos de Cultura Indígena; 2ª edição do Edital Cultura Hip Hop; Edital Pontões de Cultura da Rede Juventude Rural; 3ª edição do Prêmio Culturas Ciganas; 1ª edição do Prêmio Culturas Afro-brasileiras. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, vai abrir oficialmente o evento na quinta-feira (22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário