sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

APÓS 10 ANOS DE SILÊNCIO, SUZANE VON RICHTHOFEN RELEMBRA CRIME CONTRA OS PAIS E FALA SOBRE CASAMENTO COM MULHER



<p>Após quase dez anos sem falar com a imprensa, Suzane Von Richthofen quebrou o silêncio durante “Programa do Gugu”, da Record, na noite da quarta-feira (25).</p><p>A mulher, atualmente com 31 anos, abriu o jogo sobre o crime que marcou a sua vida - ela matou seus pais, Manfred e Marizia, em outubro de 2002, com a ajuda do namorado, Daniel Cravinhos e o irmão dele, Cristian.</p><p>Questionada sobre o que aconteceu no dia que os pais foram executados, Suzane disse: "Foi dia que marcou a minha vida de um jeito que nada mais vai ser igual. Eu perdi minha mãe, meu pai, amigos, irmão. Aquela vida que eu tinha, sonhos... Eu perdi tudo. Depois que eu fui presa, a minha realidade é completamente diferente”.</p><p>Pela primeira vez, Suzane confessou publicamente ter planejado o crime e contou que ela e Daniel foram os grandes responsáveis pela ação.</p><p>"Muita gente me pergunta: 'A ideia foi sua?'. Todos dizem que eu sou a mentora, a cabeça de tudo? Não é verdade. Uma cabeça só não pensa em tudo. É uma junção de tudo, concorrência de ideias. Eu fiz parte, mas os três bolaram aquilo. Eu acho que o Cristian sabia menos da situação, mas infelizmente tanto o Daniel quanto eu temos culpa nessa parte. Isso é uma coisa que não tem como esquecer, não fazer parte. Faz parte da minha vida, da minha história e eu me arrependo. Como eu tivesse que tudo tivesse sido diferente, que eu não tivesse conhecido ele, namorado. Que eu pulasse essa parte e chegasse aos 18 de outra forma", lamentou</p><p>Encarcerada, ela ainda falou sobre como foi amadurecer nos últimos anos: ”Às vezes nem eu acredito que tenho 31 anos. Eu fui presa tinha acabado de fazer 19. Às vezes olho no espelho e nem acredito. Amadureci, aprendi muita coisa nesses anos, não é fácil estar presa e ainda mais quando não tem mais a família”.</p><p>Confira, a seguir, detalhes da entrevista de Suzane, em que ela fala sobre planos para o futuro, o casamento com Sandra, o que diria aos pais se os encontrasse atualmente e muito mais. </p>


Após quase dez anos sem falar com a imprensa, Suzane Von Richthofen quebrou o silêncio durante o “Programa do Gugu”, da Record. 

A mulher, atualmente com 31 anos, abriu o jogo sobre o crime que confessou ter cometido - ela matou seus pais, Manfred e Marizia, em outubro de 2002, com a ajuda do namorado, Daniel Cravinhos e o irmão dele, Cristian.

Questionada sobre o que aconteceu no dia que os pais foram executados, Suzane disse: "Foi o dia que marcou a minha vida de um jeito que nada mais vai ser igual. Eu perdi minha mãe, meu pai, amigos, irmão. Aquela vida que eu tinha, sonhos... Eu perdi tudo. Depois que eu fui presa, a minha realidade é completamente diferente”.

Pela primeira vez, Suzane confessou publicamente ter planejado o crime e contou que ela e Daniel foram os grandes responsáveis pela ação.
"Muita gente me pergunta: 'A ideia foi sua?'. Todos dizem que eu sou a mentora, a cabeça de tudo? Não é verdade. Uma cabeça só não pensa em tudo. É uma junção de tudo, concorrência de ideias. Eu fiz parte, mas os três bolaram aquilo. Eu acho que o Cristian sabia menos da situação, mas infelizmente tanto o Daniel quanto eu temos culpa nessa parte. Isso é uma coisa que não tem como esquecer, não fazer parte. Faz parte da minha vida, da minha história e eu me arrependo. Como eu queria que tudo tivesse sido diferente, que eu não tivesse conhecido ele, namorado. Que eu pulasse essa parte e chegasse aos 18 de outra forma", lamentou.

Encarcerada, ela ainda falou sobre como foi amadurecer nos últimos anos: "Às vezes nem eu acredito que tenho 31 anos. Eu fui presa tinha acabado de fazer 19. Às vezes olho no espelho e nem acredito. Amadureci, aprendi muita coisa nesses anos, não é fácil estar presa e ainda mais quando não tem mais a família”.

Confira, a seguir, detalhes da entrevista de Suzane, em que ela fala sobre planos para o futuro, o casamento na prisão com Sandra, o que diria aos pais se os encontrasse atualmente e mais.

Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen


<p>Suzane, que estava inconsolável no dia do enterro dos pais, contou o que sentiu no dia: "Eu não conseguia pensar em nada, no depois. Eu acho que era inconsequente. Sabe quando você não acredita no que está acontecendo? Que parece que não é com você. Quando você vive uma coisa mas não está vivendo de verdade? Talvez um estado de choque. Ei, é minha vida, minha mãe meu pai sou eu que estou aqui. Um turbilhão dentro de mim"</p>
Em uma sala na penitenciária de Tremembé, em São Paulo, Suzane falou sobre o que diria aos pais atualmente se os encontrasse vivos.
 "Perdão. Vocês sempre tiveram razão, quando a minha mãe me dizia que ele [Daniel Cravinhos] ia me levar para o buraco, eu não acreditava. Você tinha razão, me perdoa eu achava que sabia tudo e eu não sabia nada. Ela sempre esteve certa. Iria pedir que me perdoassem, abraçá-los, eles fazem falta, é muito difícil viver sabendo que não tenho essa parte por minha própria culpa, não é culpa de ninguém, é minha culpa."


Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

Suzane, que estava inconsolável no dia do enterro dos pais, contou o que sentiu no dia: "Eu não conseguia pensar em nada, no depois. Eu acho que era inconsequente. Sabe quando você não acredita no que está acontecendo? Que parece que não é com você? Quando você vive uma coisa mas não está vivendo de verdade? Talvez um estado de choque. Ei, é minha vida, minha mãe meu pai, sou eu que estou aqui. Um turbilhão dentro de mim". 

Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

O relacionamento com Daniel Cravinho começou quando Suzane tinha 15 anos. Segundo a prisioneira, foi a mãe que os apresentou.
"Foi no parque do Ibirapuera. Ele fazia aeromodelismo lá e meu irmão ganhou um de presente. Minha mãe o levou para aprender com o Daniel, que era instrutor. Um dos melhores. Ele se prontificou a ensinar o meu irmão e minha mãe o levava. E eu não queria ir. E minha mãe pedia para eu ir fazer companhia. "Ele tem um amigo que chama Daniel," ela dizia. E eu fui para fazer companhia ao meu irmão. E eu conheci o Daniel. Fomos nos aproximando e começamos a namorar. Tinha acabado de completar 15 anos."
Gugu perguntou se a tragédia começou no dia que ela conheceu Daniel, e Suzane concordou.

"Minha mãe não gostava dele. No começo, sim, como amigo, instrutor, mas não como meu namorado, não como alguém para fazer parte da minha vida. Quando o relacionamento começou a ficar sério, ela passou a conhecê-lo. Quem era o Daniel, a vida dele em si. E ela passou a não gostar mais. Começou a cortar o relacionamento. Eu namorava escondido com ele”, começou a explicar.

E continuou: ”Minha casa era toda certinha, hora de almoçar, jantar, dormir, todo mundo junto, só podia sair sexta e sábado. Tudo certinho, toda regrada e ele me apresentou uma vida completamente diferente, não tinha hora para chegar, sair. Uma vida do 'tudo pode'. Que vida boa, pode tudo... qualquer coisa, livre, leve e solto. De repente conheci uma vida que era livre. Ao lado dele, me sentia livre”.
"Mas era mentira. Eu não era livre. E hoje eu sei que tenho que ter responsabilidade de acordo com a liberdade. Não queria saber das consequências. Queria viver com a liberdade”, completou.



Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

No ano passado, Suzane recusou a herança de R$ 10 milhões dos pais e acabou deixando-a para o irmão mais novo.
"Não existe mais briga na justiça por herança, é toda dele. Não falo com ele. Até hoje não consegui nenhum contato”, contou. 
"Não tenho ideia do valor disso. Esse dinheiro nunca foi meu, nunca tive direito. É dos meus pais e, agora, é do meu irmão. Não sei e não quero saber. Não sei de nada, nenhum conhecimento."


Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

Suzane não vê o irmão desde 2006, quando aconteceu seu último julgamento.


E contou sobre a conversa que teve com o irmão: ”Eu pedi perdão para ele. Eu contei tudo para ele, tudo o que tinha acontecido e sabe o que ele me falou? "Su, eu perdi meu pai, minha mãe, meu melhor amigo - porque ele tinha o Daniel como melhor amigo. Eu não quero perder minha irmã. Eu te perdoo, vou ficar com você".


Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

Ainda sobre o irmão, Suzane relembrou: "Eu sei que o meu irmão sofreu para caramba. A única coisa que eu sei é que ele dá aula em uma universidade. Se aqui dentro eu sofri, imagina ele lá fora. Quando o nome é reconhecido. Eu sei que causei muito mal e queria que ele pudesse me perdoar e estar presente".

Gugu pediu que Suzane deixasse um recado ao irmão: "Eu te amo. Deus sabe o quanto eu te amo".

E completou: "Eu quero uma reaproximação, reconciliação. É um sonho estar de novo com meu irmão. Ele faz falta, sinto saudades. Mas eu não sei como ele é hoje, nem fisicamente. Quando o vi era um adolescente, ele tinha 15 anos e hoje tem 27. Ele já é um homem".

Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

Em setembro de 2014, Suzane casou-se com Sandra Regina Gomes (foto), condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro e morte de um adolescente em Mogi das Cruzes, São Paulo. O relacionamento também é apontado como motivo para o pedido de permanência no regime fechado.

Meses antes, no começo do ano passado, Sanda havia se casado com Elize Matsunaga, 32, presa pela morte e esquartejamento do marido e executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, crime que também teve grande repercussão na imprensa.


       Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

       Suzane contou ainda que sonha com a mãe
.
"Sonho com minha mãe bastante. Mais com ela do que com o meu pai. Em lugares de campo, num sítio, no mato. Lugares tranquilos, ela sempre presente. Era como se ela estivesse me protegendo do meu lado, mas nunca falou (no sonho)", contou.


Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

Considerada atraente, Suzane contou que há cinco anos um promotor de Justiça a chamou em seu escritório no Ministério Público e fez declarações de amor a ela.



Após denúncia de Suzane, o promotor foi punido pelo Ministério Público por comportamento inadequado - ele nega o suposto assédio.


<p>Em setembro de 2014, Suzane casou-se com Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro e morte de um adolescente em Mogi das Cruzes, São Paulo. O relacionamento também é apontado como motivo para o pedido de permanência no regime fechado.</p><p>Meses antes, no começo do ano passado, Sanda havia se casado com Elize Matsunaga, 32, presa pela morte e esquartejamento do marido e executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, crime que também teve grande repercussão na imprensa.</p>Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

"Se eu falar que não estou sofrendo, estou mentindo, não é fácil estar aqui. Mas quero ter a chance de recomeçar. A Justiça me deu uma sentença e eu vou cumprir. Mas eu quero ter a chance de voltar a trabalhar”, lamentou Suzane. 

Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

"Ganho salário de R$ 600 e pouco. O dinheiro não vem para a minha mão. Materiais de higiene, necessidades, algumas coisas de comer, chocolate. Vem uma folha com todos os itens, o dinheiro vai pra um fundo e eu posso comprar as coisas par me manter aqui. Que não tem pelo sistema”, contou.



Mesmo condenada a 39 anos de prisão, Suzane confessou que ainda tem sonhos.

"Acho que são mais sonhos do que planos, porque estou em regime fechado e tem todo um tramite para eu ir embora, mas tenho vontade de trabalhar, voltar a estudar, tenho sonhos sim, planos. Fazia faculdade de direito mas agora eu faria administração.”
"Na cadeia, aprendi a costurar, então eu tenho vontade de colocar isso em prática lá fora”, concluiu.


Confira detalhes da entrevista com Suzane von Richthofen 

Gugu reparou que, mesmo presa, Suzane continua se cuidando. Com rímel no olho e esmalte em dia, ela afirmou: "Mesmo aqui, eu acho que a vaidade faz parte de mim. A mulher tem que se cuidar em qualquer lugar. Sempre fui vaidosa. Aqui não dá para ter muita vaidade, mas dá para fazer as unhas, pintar, alguma maquiagem. Mas não tem muito recurso, umas fazem nas outras”.

"Nem lembro quando foi a última vez que coloquei uma calça jeans, não sei nem o número que eu uso. Como tudo é de elástico, então a gente perde a noção. Eu acho que estou igual", contou quando comentou sua relação com o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário