sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PREFEITURA ALTERA TRÂNSITO NO CIRCUITO DO CARNAVAL DE RUA E PASSARELA DO SAMBA



Foto: Maurício Alexandre.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), fará interdições no tráfego de veículos no centro de São Luís, em virtude das festividades de Carnaval que serão realizadas no circuito Deodoro e nas imediações da Passarela do Samba. As alterações no trajeto dos veículos iniciam a partir das 14h deste sábado (14) e funcionarão até terça-feira de carnaval (17), nos horários de folia.

“As interdições visam proporcionar maior tranquilidade aos brincantes nos trechos que correspondem ao circuito do “Carnaval do Maranhão 2015 – Carnaval de Todos” e no desfile das escolas de samba, em mais uma parceria celebrada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, em favor da população ludovicense”, explicou o titular da SMTT, Canindé Barros .

Nas imediações da Passarela do Samba, as alterações vão acontecer no trecho compreendido entre a rotatória da Fonte do Bispo e a rotatória do Bacanga. Dessa forma, todas as linhas do Itaqui-Bacanga e que trafegam por essa área, dirigindo-se às avenidas Africanos, Vitorino Freire ou Portugueses, por exemplo, vão ter que subir a Rua Cajazeiras, entrar pela Avenida Kennedy e contornar pela Avenida Vitorino Freire para se dirigirem aos bairros da área Itaqui-Bancaga.

Outra interdição será feita no circuito por onde vão desfilar os trios elétricos. Essa interdição vai impedir que veículos circulem no trecho compreendido entre a Praça Deodoro, descendo pela Rua da Paz, Praça João Lisboa até as Cajazeiras.Também estará interditado o trecho entre a Praça Deodoro à Praça Saudade, no bairro Madre Deus; passando pela Rua do Passeio e cruzando a Rua Cajazeiras até as imediações do Cemitério do Gavião.

Quanto ao transporte coletivo, Canindé esclarece que todos os ônibus que trafegam pela Praça Deodoro e descem pela Rua do Passeio terão o tráfego alterado. Os ônibus que desceriam pela Rua do Passeio terão que retornar na antiga Embratel e se dirigir à Avenida Alexandre de Moura (Parque Bom Menino), para tomar seu destino de volta. Já os ônibus que passam pela Deodoro dirigindo-se à Rua Rio Branco, não poderão entrar na praça. Nesse sentido, o trajeto será desviado por trás do Ginásio Costa Rodrigues (Av. Silva Maia), seguindo o itinerário normal a partir daí. “O certo é que nenhum ônibus entrará na Praça Deodoro”, reforça Canindé.

O secretário informa ainda que a SMTT também vai organizar e fiscalizar o trânsito nas imediações das festas carnavalescas nos bairros do Cohatrac, Cohab, Vila Embratel e Anjo da Guarda, onde circulam blocos de rua.
Para desenvolver a operação no trânsito durante os cinco dias de folia, a SMTT vai destacar 250 agentes de trânsito, em forma de rodízio, com apoio de motos e viaturas para atuarem na orientação e disciplinamento do trânsito, juntamente com a Polícia Militar. Os agentes serão divididos em dois turnos: das 14h às 06h.

Juntamente com as interdições, serão fiscalizadas a obediência à Lei do Silêncio. Em relação ao circuito da Rua que ficava próximo a hospitais, não passarão trios pesados e bandas que possam incomodar os pacientes. Nesses espaços, só irão passar grupos de percussões.

Também foi feita a opção de mudar o circuito que acontecia no Centro Histórico, para preservar o patrimônio arquitetônico, direcionando-o para um novo circuito, que começa na Deodoro, passando pela Praça João Lisboa, e terminando no Mercado Central.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

A SMTT também intensificará as ações de “Educação no Trânsito”. A atividade consistirá na distribuição de um kit com material informativo, contendo dicas de segurança no trânsito, visando sensibilizar os brincantes e a comunidade em geral para a valorização da vida, respeitando as leis vigentes e evitando o uso de bebidas alcoólicas, principal responsável pela violência no trânsito.

“Nosso objetivo é sensibilizar os condutores de São Luís para que respeitem os limites de velocidade e não dirijam sob o efeito de bebidas alcoólicas. Temos que lembrar que um ato imprudente pode trazer consequências para o resto da vida”, alertou o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Francisco Moura.
O coordenador afirmou que as ações educativas serão realizadas nos principais corredores da folia, além da Avenida Litorânea, local que também concentra um grande número de brincantes. As atividades serão realizadas com muita animação e contarão inclusive com a presença do mascoteJoca, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito e agentes de trânsito animados pela bandinha “A vida pede passagem”.

A campanha acontecerá em parceria com várias entidades e órgãos, como o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Sec. de Estado da Saúde, Sec. Estadual de Cultura, Sec. Estadual da Juventude, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sec. Estadual de Segurança Pública, Sec. Municipal de Saúde, Sec. Municipal da Criança e Assistência Social, Fundação Municipal de Cultura, Comitê Vida no Trânsito entre outros.
A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado firmaram uma parceria para garantir o atendimento de urgência e emergência à população, durante o Carnaval. Como resultado da parceria será montado, pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, um hospital de campanha que vai funcionar na Passarela do Samba, no Anel Viário, a partir desta quinta-feira (12), para atender às ocorrências do Circuito da Folia.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe diz que as estatísticas de anos anteriores mostram que durante as festas de Momo o número de atendimentos duplica e, por isso, é indispensável reforçar as escalas de plantão e aumentar o número de profissionais. “O Prefeito Edivaldo determinou que toda a estrutura seja reforçada para assegurar que as pessoas que necessitarem de atendimento de urgência e emergência durante o Carnaval possam contar com os serviços da rede municipal. Estamos trabalhando de forma articulada”, disse.

O hospital de campanha da Passarela vai realizar o primeiro atendimento de todas as ocorrências e, de acordo com a gravidade, o paciente será referenciado imediatamente para outras unidades. Os Socorrões serão referências para os casos graves, de média e alta complexidade. As ocorrências de menor relevância clínica serão encaminhadas para as UPAs, Unidades Mistas e Prontos Socorros. Para assegurar o atendimento pré-hospitalar e a remoção de pacientes, a população vai contar com o Samu, que terá uma frota de 15 ambulâncias funcionando regularmente.

A Superintendente de Assistência à Rede da Secretaria Municipal de Saúde, Sabrina Furtado Cunha, explica que o hospital de campanha está totalmente equipado e vai contar com equipes multiprofissionais, além do suporte da rede de urgência e emergência, que estará de plantão 24 horas.

“Toda a estrutura foi bem planejada e vai funcionar tendo como base o sistema de classificação de risco de paciente, para garantir o atendimento de toda a demanda com eficiência, agilidade e de forma humanizada”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário