domingo, 8 de fevereiro de 2015

BACABAL JÁ RESPIRA A SUCESSÃO



Por Zé Lopes

Nem bem o ano começou, os deputados acabaram de assumir, o governador acabou de assumir, a cidade de Bacabal já vive o clima de sucessão do prefeito Zé Alberto Veloso. 

Correndo na contramão da história política, enquanto todos os candidatos de ponta eliminam a terceira força, como é o caso de Aécio eliminar Marina, o grupo Sarney eliminar Luis Fernando, Bacabal consegue criar uma terceira, quarta, quinta e até uma sexta força. Tudo isso respaldado pela opaca administração do atual gestor.

   Em um embate que já dura anos entre o senador João Alberto e seu pupilo o deputado estadual Roberto Costa contra o também deputado estadual Carlinhos Florêncio e seu filho, o vereador Florêncio Neto, o assunto da vez é a pré-candidatura do advogado Bento Vieira com um suposto apoio do ex- deputado federal e ex- prefeito de Bacabal, Zé Vieira Lins.

No primeiro caso, há quem afirme que o senador João Alberto tem o deputado Roberto Costa como o “abre portas” para no fim o senador se lançar candidato. Quanto aos “Florêncios”, a coisa está mais para o pai, o deputado Carlinhos, isso pela performance da última eleição.

O empresário César Brito, que segundo dizem, não abre mão da sua candidatura, dá a grande largada para a coisa tomar rumos tortuosos e inimagináveis, já que, tanto Bento Vieira quanto Cesar Brito, buscam o apoio de Zé Vieira e de Dr. Lisboa.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: - Será se Zé Vieira e Dr. Lisboa apoiarão mesmo Bento Vieira ou César Brito ou tirarão de suas próprias casas as candidaturas, ou seja, as digníssimas esposas que já foram testadas, embora que sem sucesso, Patricia Vieira e Jamilly Suzart? Não se espantem se vier aí uma dobradinha, sem falar que Graciete Trabulsi ainda tem lenha pra botar nessa fogueira.

Candidato natural, Zé Alberto está mais preocupado em uma virada de mesa para ver seu filho Alberto Filho novamente na Câmara Federal, o que, se não acontecer e com a experiência adquirida e com os amigos que fez no mandato passado, Alberto Filho pode nesse pouco tempo que falta, conseguir bons projetos pra Bacabal, sair candidato e fazer esse caldeirão ferver muito mais.

De olho na prefeitura, o oftalmologista Dr. Zé Carlos Reis (PSB), também já movimenta o partido e tenta agregar outros partidos para um futuro apoio a candidatura do jovem advogado Alberto Brito, o que acirra mais esta disputa.

Corre a boca pequena que o ex-Secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, é também um postulante a essa cadeira, mas, com a sua ausência da cidade, o enfraquecimento de sua mãe, a vice-prefeita Dona Taugi e
sem o apoio do senador João Alberto, é considerado pelos especialistas, como fora do páreo.

Bacabal se vê diante de um grande e bom combate, muitos nomes já estão pré-lançados e muitos ainda virão e essa enxurrada de candidatos é o puro reflexo da administração Zé Alberto.

Longe, mas muito longe mesmo, de serem as forças que foram há anos atrás, a prova foi a votação das esposas candidatas - Patricia e Jamilly, Zé Vieira e Dr. Lisboa ainda detém uma substancial fatia dos votos dos bacabalenses, e, acreditar no apoio deles para uma eventual candidatura, é literalmente dar um tiro no pé. Exemplos se tem demais.

O certo é que essa disputa para prefeito de Bacabal está muito longe da polarização, como vem acontecendo há décadas, está aberta para o que mais usar a inteligência e essa corrida está afunilando para a quarta ou quinta força.. Essa eleição não vai ser de ostentação, acreditem, vai ser de superação. 

Façam suas apostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário