quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL



DIOCESE DE BACABAL ABRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

 
Celebração reunindo as paróquias de Sant'Ana e São Joaquim, São Francisco e Santa Teresinha e, a Quase-Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Bom Lugar, marcou a abertura da Campanha da Fraternidade 2015.

Católicos de diversas pontos da cidade concentraram-se na Matriz de Sant'Ana e São Joaquim, no Bairro Ramal, para a Missa dominical, que contou com a presença de diversos sacerdotes, religiosos, diáconos e o povo de Deus.

Sob a presidência do bispo diocesano, Dom Armando Martin Gutierrez, a cerimônia marcou o início dos trabalhos e com esse momento a Igreja busca recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Todos os anos a Igreja se propõe, durante a Quaresma, a refletir uma temática que aflige a sociedade e a despertar nos cristãos uma postura mais ativa.
Temas de relevância, como as drogas, a questão indígena, o problema da água, da violência, a juventude e, no ano passado, o tráfico humano, já foram abordados.

Dentro do período Quaresmal a Diocese procura se unir para, então, divulgar à toda sociedade a proposta da Igreja e obter êxito em seu propósito.

Na homilia Dom Armando propôs a cada cristão atuar no meio da sociedade como instrumento de serviço, tendo como referência o próprio Jesus Cristo. Em um tom profético indagou também nossa postura diante de tantos problemas que o país, o Estado e nossa cidade enfrentam.

"Então, se a sociedade, sendo nós maioria, não tem o rosto do Reino de Cristo, do Evangelho, é culpa também nossa. Nós não estamos fazendo a nossa parte. Nossa relação com o mundo não está sendo realmente fermento, luz e sal?, interrogou.

Ao final da celebração aconteceu a apresentação do Ministério Luz das Nações, da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, que através de uma coreografia ajudou os participantes da celebração a entender melhor o chamado de cada um como cristão.

Antes da bênção, Frei Ribamar agradeceu a presença de todos e pediu o empenho dos agentes na divulgação da mensagem da Campanha da Fraternidade e na vivência da Quaresma.

Após o término da Missa, os fiéis puderam confraternizar-se no largo da Matriz de Sant'Ana e São Joaquim, que se encontra ainda em fase de finalização da obra, agora com foco mais direcionado parte externa do templo, como a calçada, escada e o campanário.


CRIME! ANIMAL É AMARRADO E ARRASTADO VIVO PELO ASFALTO EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO


Por Sérgio Mathias

Um pastor evangélico e o filho adolescente estão sendo apontados como os protagonistas de uma cena bárbara registrada na noite do último domingo (22) na cidade de São Mateus do Maranhão.

No vídeo feito através de um aparelho celular é possível ver, sem muita nitidez, que duas pessoas utilizando uma motocicleta arrastam pelo asfalto um pequeno cachorrinho amarrado por uma corda.

Os gemidos do animal são comoventes.

Até hoje a população não se conforma com tamanha selvageria e faz um apelo para que as autoridades daquele município tomem alguma providencia no sentido de punir os responsáveis.

De acordo com o que foi relatado ao Blog do Sérgio Matias, pai e filho alegaram que o cachorrinho havia sido atropelado na frente da residência que moram e em função disso estariam o levando para um terreno baldio localizado próximo a avenida da rodoviária, justamente onde os dois foram flagrados passando arrastando o animal.

A população não entende também é o porquê dos mesmos não terem tentado salvar o animal, ao invés de prologarem ainda mais seu sofrimento.
O mais curioso é que, ainda de acordo com o que foi repassado ao blog por moradores de São Mateus do Maranhão, os dois algozes não disseram onde enterraram o corpo do animal que ajudaram a matar.

Vale lembrar que a Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 32, diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, resulta em pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

E mais, no inciso 2º da mesma lei está escrito: A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

A Justiça com a palavra...

EM TEMPO: Os nomes das duas pessoas que estão sendo acusadas de cometerem o crime foram repassados ao blog, entretanto, como não é possível identifica-los nas imagens e nem há ocorrência registrada na polícia, suas identidades não foram citadas.


CONVOCAÇÃO- CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Por Randyson Laércio

Convocamos as entidades organizadas do município de Bacabal, para fazerem à atualização ou novos cadastros em conformidade com as normas do (MDS) Ministério do Desenvolvimento Social, no conselho Municipal de assistência social, em caráter de urgência.

As entidades deverão comparecer no prédio da Casa dos Conselhos, localizada à estrada da Bela Vista, próximo a Br 316 das 08:00 às 14:00 hrs de segunda à sexta feira. 


joao alberto

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE.

Por Dr. Rogério Alves

Aos poucos o senador João Alberto (PMDB-MA) substitui os bacabalenses por forasteiros.

Primeiro foi Jura Filho que foi substituído por Roberto Costa. Depois foi Alberto Filho  que teve que ceder o lugar para João Marcelo.

Fato é que Roberto Costa, apesar de não morar em Bacabal, já é tratado como de casa, enquanto que Jura filho está cada dia mais distante de nosso povo. João Marcelo ainda não deu o ar da graça, mas certamente será o preferido nas visitas daqui por diante. 

Apesar da eleição para prefeito ainda está muito distante, as peças de bastidores já começaram a ser movidas e, mesmo sem voto na cidade, o carcará continua sendo o manda chuva local.

É preciso tirar o chapéu pra ele.


EITA BABADOOO: VEREADOR DESTRÓI CÂMERA DE EQUIPE DA TV AFILIADA À REDE RECORD

Por Lindoracy Santos – O Estadão On Line

O ex-prefeito, ex-deputado e atual vereador do município de Santa Inês, Franklin Seba (SDD), protagonizou uma cena lamentável durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Inês, realizada na manhã desta sexta-feira, 20. Visivelmente irritado e com discurso previamente elaborado, Seba ocupou a tribuna da casa do povo e jogou todos os cães sobre o apresentador Luis Carlos, da TV Difusora/Santa Inês. O vereador chegou a chamar o apresentador de "cara de anta".


Como se não bastasse a conduta reprovável do parlamentar na tribuna daquela augusta casa, logo após discursar, Seba destruiu a câmera filmadora de uma equipe da TV Remanso, afiliada à Rede Record, que fazia a cobertura do evento. O parlamentar tomou a câmera do repórter cinematográfico Jonathan Carvalho, atirou o equipamento ao chão e pisou sobre ele.

 Ao que tudo indica, o alvo de Seba não era o equipamento da TV Remanso e sim da Difusora local, seu desafeto.

Neste momento, policiais militares que estavam na galeria da câmara conduziram o parlamentar até uma sala nos fundos daquela casa. Após alguns minutos, Seba deixou o plenário acompanhado por policiais. O edil saiu cabisbaixo e pedindo desculpas aos colegas vereadores e ao público que acompanhava a sessão.

Quais os motivos que teriam levado o ex-prefeito Seba a tomar atitudes dessa magnitude? Segundo o próprio parlamentar, o apresentador Luis Carlos incitou populares a invadir um terreno localizado nas imediações do contorno das BRs 316 e 222, em Santa Inês, que seria de propriedade de Seba. 

Ainda segundo o parlamentar, o apresentador "vem cometendo um verdadeiro pânico na sociedade. Promovendo injustiça, promovendo invasão de terra. Utilizando-se de pessoas inocentes... incentivando-as. Para cometer atos de verdadeiros vandalismos, baderna, comoção social e revolta", denunciou.

Seba disse ainda que "há algum tempo, no programa da Tv Difusora, o cidadão Luis Carlos vem promovendo verdadeira discordância, discórdia... deixando parte da população de Santa Inês indignada e, com isso, trazendo uma onda de violência, roubos e assassinatos por toda a cidade".

TRÂNSITO: SOBRINHA DO PREFEITO DE BACABAL SOFRE ACIDENTE EM CHOQUE DE MOTOS NA COHAB I EM BACABAL

Por Fala Sério Bacabal

O acidente aconteceu na Cohab I  na tarde de segunda feira (23) envolvendo duas motos que se chocaram deixando duas vitimas, Maria Teresa de Oliveira Veloso  e Raimundo Nonato Oliveira Martins.

Os dois foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados para o Pronto Socorro de Bacabal.

Segundo informações da equipe médica, Maria Teresa Veloso teve escoriações leves e dedo da de uma das mãos fraturado. Já Raimundo Nonato suspeita-se de que o mesmo tenha fraturado uma costela.

Os dois foram levados para a sala de observação. Maria Teresa é sobrinha do prefeito de Bacabal Zé Alberto Veloso.
 

MULHER É MORTA A GOLPES DE MACHADO NA CIDADE PARNARAMA/MA


Por Márcia Gardênia – Diário de Gardênia

No final da tarde de ontem (24.02) no Povoado Tamanduá, no município de Parnarama/MA foi assassinada a golpes de machado MARIA IRLENE LOPES ARAUJO, 42 anos. Acionada a policia militar compareceu ao local do crime encontrando a vitima sentada com golpes no pescoço e aprofundamento do crânio. 

O corpo foi encaminhado para o IML de Timon/MA. E como suspeito do assassinato o próprio companheiro  que não se conformava com a separação do casal acontecida recentemente. No local fora apreendido um machado sujo de sangue. O crime está sendo investigado pelo Del Leonardo Soares Bezerra que já realiza na tarde de hoje a oitiva das primeiras testemunhas

REVISTA VEJA - GOVERNO DO MA VAI RESPONSABILIZAR ROSEANA POR NEGOCIATA NA LAVA JATO

Por Cláudio Cavalcante

O governo do Maranhão vai encaminhar ao Ministério Público um relatório em que responsabiliza a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) no esquema de pagamento de precatórios à empresa Constran, investigado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. Elaborado pela Comissão de Investigação instituída pelo governador Flavio Dino (PCdoB) no primeiro dia de trabalho, o documento trará provas de que o acordo não trouxe qualquer vantagem para o Estado. Oficialmente, o governo de Flavio Dino afirmou que as investigações ainda estão em andamento.

Por meio de escutas, os investigadores da Lava Jato descobriram que o doleiro Alberto Youssef, pivô do petrolão, negociava o pagamento de precatórios do governo do Maranhão à Constran. A dívida era de 113 milhões de reais e dizia respeito a serviços de terraplanagem e pavimentação da BR-230 contratados na década de 1980. Em um e-mail obtido pela Justiça, Walmir Pinheiro, da UTC Engenharia, comemora o pagamento da primeira parcela do precatório e resume: “Agora é torcer para que o Maranhão honre com as demais parcelas”. Meire Poza, ex-contadora de Youssef, afirmou em depoimento à PF em agosto passado que o valor negociado pelo chefe em nome de Roseana foi de 6 milhões de reais.

O nome da ex-governadora aparece no escândalo desde o início da operação policial, em março do ano passado. Conforme mostrou VEJA, além das negociações para o pagamento da dívida judicial com a Constran, Roseana Sarney foi citada como beneficiária de propina no acordo de delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. VEJA também revelou que o braço direito de Youssef, Rafael Ângulo Lopez, foi pelo menos três vezes ao Maranhão para entregar propina. Colou ao corpo 300.000 reais em cada embarque.

Um dos indícios de irregularidades apontado pela comissão de Dino é uma ação rescisória proposta pelo Ministério Público do Maranhão, anterior ao acordo entre o governo estadual e a construtora. A recomendação foi desconsiderada pelo próprio MP do Estado quando a negociação foi fechada. O órgão é comandado pela procuradora-geral de Justiça Regina Rocha, irmã do atual deputado federal Hildo Rocha (PMDB), secretário de Cidades do governo Roseana Sarney.

Quando o caso veio à tona a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE) reagiu e, em nota oficial declarou regular a negociação dos precatórios. “O Estado do Maranhão não realizou qualquer acordo com o senhor Alberto Youssef”, dizia o documento. Na mesma época, em entrevista ao Jornal Nacional, Roseana também negou as acusações: “Nós só fizemos o que a Justiça mandou, e com a anuência do Ministério Público e do Poder Judiciário”, disse a ex-governadora. No dia seguinte à declaração, o Tribunal de Justiça do Maranhão veio a público negar que tenha determinado o pagamento da dívida.

Diante das denúncias, desde agosto do ano passado está suspenso o pagamento das parcelas da dívida, como determina liminar da juíza Luiza Madeiro Neponucena, da 1ª Vara da Fazenda Pública.

Em seu acordo de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse que o precatório estava sendo negociado por 40 milhões de reais pelo então chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão, João Abreu, e pela contadora de Youssef na época, Meire Poza. Pelo acordo, o valor do precatório seria parcelado em 24 prestações, João Abreu receberia 3 milhões de reais de comissão.

ATO PÚBLICO EM BRASÍLIA HOMENAGEARÁ PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA MORTOS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO 

Por Louremar Fernandes

Um ato público realizado nesta quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados vai homenagear os profissionais de segurança pública mortos no exercício da profissão. O evento começará às 10h em Brasilia, mas por todo o Brasil os profissionais poderão participar individualmente às 15 horas.

A iniciativa é da Associação Nacional de Praças (Anaspra) e ganhou adesão de outras 13 entidades nacionais de representação de policiais e bombeiros militares, policiais civis, federais e rodoviários federais, além de agentes prisionais e peritos criminais. A foto mostra reunião realizada ontem para organizar o evento, com a presença do soldado Alexandre Leite representando o Maranhao.

De acordo com o presidente da Anaspra, cabo Elisandro Lotin de Souza, o ato desta quarta-feira não tem caráter de greve, paralisação ou manifestação a favor ou contra governos. "É um ato de homenagem aos trabalhadores da segurança pública que morreram em defesa da sociedade. Estamos tomando essa iniciativa porque, infelizmente, os governos estaduais e federal, assim como boa parte da sociedade, tem ignorado essa triste realidade. Qualquer discurso ou convocação fora desses objetivos não tem o aval da organização do ato", explica Lotin.

A direção da Anaspra sugere aos profissionais da segurança que não puderem enviar representação à Brasília, que façam uma manifestação individual ou coletiva, como acionar a sirene das viaturas, às 15 horas, durante um minuto; ou escrever mensagens nas redes sociais.

CÂMARA APROVA PROJETO QUE CRIMINALIZA VENDA DE BEBIDAS A MENORES

Por Jota Erry

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (24), projeto de lei do Senado, que tipifica como crime a venda de bebidas alcóolicas a menores de 18 anos. O projeto prevê detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da proibição. Como o texto já havia sido aprovado no Senado e não foi alterado na votação dos deputados, ele segue agora

O projeto aprovado altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para tornar crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcóolica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.

O texto estabelece como medida administrativa a interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa.
 
PELOS BLOGS DE BACABAL É UM OFERECIMENTO
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário