terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL



OS NOVOS ADVOGADOS DO MARANHÃO

Por Louremar Fernandes

Os acadêmicos de Direito do campus da UEMA em Bacabal estão em festa. O motivo é aprovação da maioria dos universitários do nono período no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. 

A aprovação de 90% reflete tanto o nível do curso quanto o interesse e dedicação dos alunos. Dentre os aprovados o blog destaca Joedson Farias Mendes. Policial Militar, Farias é um jovem que sempre procurou se portar de forma a dignificar a profissão que escolheu. Pessoa capacitada, faz parte do corpo administrativo do 15ºBatalhão de Polícia Militar. Pelo desempenho na faculdade evidenciado pela aprovação no exame da OAB, mostra que tem tudo para ser um profissional de execelência no ramo do Direito.

Os demais aprovados na OAB são: Janderson Bruno Barros Eloi, Juliana Portela Chaves, Fernando Antonnyo Neto Monteiro Barros, João Victor Fernandes Pouso, Carlos William Porto Santos, Solange Vieira Resende, Rosilda Alves dos Santos, George Henique Melo dos Reis, Aline Freitas Piauilino, Ana Paula Rocha Porto, Admir da Silva Lima, Isamine Carolina Silva Oliveira, Selene Wlisses Bezerra, José Neto Oliveira Santos, Priscilna Silva Oliveira, Clara Alice Gonçalves Moreira.


PM DE LUTO: MORRE POLICIAL BALEADO EM TROCA DE TIROS COM ASSALTANTES EM SÃO LUÍS

Por Cabo Brito

O policial militar Hildes Barbosa, soldado do Batalhão de Choque da PM, morreu nesta segunda-feira (9). Ele foi baleado no abdômen no dia 19 de janeiro após confronto com três adolescentes que assaltavam um coletivo na Estrada de Ribamar (MA-201), que liga os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar a São Luís. Na ocasião, um dos assaltantes morreu no local e os outros dois conseguiram fugir sem levar nada.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Hildes passou 20 dias internado no Hospital do Servidor, no Calhau, foi submetido a mais de cinco cirurgias por causa do ferimento, mas não resistiu.

O comando da Polícia Militar lamentou a morte do soldado Hildes e cobrou leis mais rígidas para crimes cometidos contra policiais.

O coronel Sá, subcomandante da PM, disse que a morte de policiais se torne crime hediondo. “O soldado Hildes Barbosa foi um herói. Que o crime se torne hediondo e a sociedade possa ter ele como um herói que deu sua vida pela sociedade, que lutou contra bandidos, honrou a instituição e é motivo de orgulho para todos nós”, lamentou em uma rede social.

O secretário de segurança pública, Jefferson Portela, também lamentou a morte do policial e classificou os ataques contra agentes de segurança como “atos covardes praticados por hipócritas”. O local do velório e enterro ainda não foram divulgados.


OPERAÇÃO REALIZADA PELA POLICIA CIVIL DE ZÉ DOCA NA MA - 006, VISA COMBATER O TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

Por Fala Sério Bacabal 


A operação aconteceu por volta das 17h00min horas desta segunda-feira (9), e contou com policiais civis da 8ª Delegacia Regional de Zé Doca, Sob o comando do delegado regional Jader Alves. Os agentes montaram barreiras na MA 006, estrada que liga a BR 316 em Zé Doca à cidade de Pedro do Rosário, distante cerca de 42 quilômetros.

O objetivo da operação segundo o delegado é o combate aos crimes ligados principalmente ao tráfico de drogas, já que segundo informações repassadas a polícia civil, é por aquela estrada que material entorpecente vindo principalmente da baixada maranhense é transportado. Veículos de pequeno e grande porte como caminhões, foram revistados pelos policiais, mas dessa vez nada foi encontrado além de motos em situação duvidosa.

No momento em que os agentes realizavam as abordagens, quem passava pelo local dizia-se seguro, pois a presença da policia civil naquela área, vinha coibir qualquer ação criminosa, que segundo quem trafega por ali diariamente, garante que os assaltos nos 42 quilômetros da rodovia estadual são constantes.
 

BANCO DO BRASIL DEVE INDENIZAR CLIENTE QUE ESPEROU MAIS DE TRÊS HORAS NA FILA

 Por Lindoracy Santos – O Estadão On Line
 

O Banco do Brasil foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais em favor de uma cliente que esperou mais de três horas por atendimento, em uma agência de Imperatriz. A decisão é da 1ª Câmara Cível do TJMA, que manteve sentença do juízo da 4ª Vara Cível daquela comarca.

A cliente informou que compareceu à agência em maio de 2014, para realizar o saque da pensão alimentícia de sua filha, quando dirigiu-se ao caixa e precisou esperar das 14h até às 17:45h pelo atendimento, sem qualquer providência por parte do estabelecimento. Ressaltou que a demora fugiu à normalidade e gerou desgaste e humilhação e causou o descumprimento de vários compromissos de trabalho.

O Banco alegou inexistência do dever de indenizar, já que a instituição não teria praticado qualquer ato ilícito e a cliente poderia ter realizado o saque no caixa eletrônico. Argumentou ainda pela inconstitucionalidade da Lei Municipal 1.236/2008, que limitou em 30 minutos o tempo máximo de espera por atendimento em estabelecimentos bancários.

Para o relator do recurso, desembargador Jorge Rachid, a espera superou o limite do razoável, violando a dignidade da consumidora ao ter desvalorizada sua expectativa de atendimento em tempo aceitável.

Ele rejeitou ainda a alegação de inconstitucionalidade da Lei Municipal, uma vez que a norma não tratou de política de crédito, câmbio, seguros ou transferência de valores, limitando-se a impor regras com o fim de assegurar condições de atendimento ao público na prestação do serviço.

“Ao consumidor devem ser asseguradas condições adequadas de atendimento capazes de preservar sua dignidade na qualidade de usuário”, destacou. (Processo: 525522014)


GOVERNO ANUNCIA SELETIVO COM 500 VAGAS PARA POLICIAIS RESERVISTAS

Por Randyson Laércio

O governo do Maranhão anunciou nesse domingo (8) processo seletivo com 500 vagas de Oficiais e Praças da Reserva Remunerada da Polícia Militar para trabalhar em atividades-meio da corporação, ou seja, ligadas à rotina administrativa. A ação tem por objetivo aumentar o policiamento nas ruas, substituindo na atividade-meio os policiais da ativa por reservistas. Com isso, os policiais aptos a atuar nas ruas voltarão ao policiamento das comunidades.

Dentre as 500 vagas disponíveis, 90 são destinadas para o cargo de oficial e 410 para praça. As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (9) e poderão ser realizadas até o dia 27 deste mês. O processo de seleção é composto por duas etapas: análise de documentação e avaliação de saúde física do candidato. A medida está alinhada com a política definida pelo governador Flávio Dino para garantir o pleno funcionamento do sistema de segurança no estado e, consequentemente, proteção ao cidadão.

Convocações

Além do seletivo, o governo do Maranhão anunciou que convocará 66 excedentes do concurso realizado em 2012 para compor os quadros da Polícia Civil. Os novos policiais civis serão chamados já no mês de março de 2015.

Serão convocados 20 delegados, 30 investigadores, 15 peritos e um escrivão para atuar nos quadros da Polícia Civil do Maranhão a partir do mês de março. Os novos servidores vão contribuir para melhorar as investigações criminais em todo o Estado, ampliando também a capacidade de atendimento às conduções de criminosos feitas pela Polícia Militar


Em laje, sem proteção e exposta a obras, crianças assistem jogo no Cardosão (Foto: Anderson Lima)

ESTÁDIO É LIBERADO: SEM ENERGIA, COM MUITO ENTULHO E ATÉ CRIANÇAS EM PERIGO

Por Jota Erry

Estádio Cardosão, em Araioses-MA, tem laudos aprovados e recebeu "vistoria extra"


Durante a semana que antecedeu o início do Campeonato Maranhense, houve uma correria por parte dos clubes que disputam o Estadual para conseguir laudos que liberassem seus respectivos estádios. O Araioses estreou na competição uma semana depois dos seus rivais e só entrou em campo, nesse domingo.
Jogando no Cardosão, em Araioses-MA, o Guará do Delta acabou sendo derrota pelo Moto Club por 2 a 1. Mas, não foi só o que aconteceu dentro do campo que chamou atenção. A condição interna e externa do estádio é calamitosa. Obras inacabadas, ferros expostos, entulho, falta de energia e até crianças em cima de lajes desprotegidas ao lado de resto de obras.

Jogadores do Moto Club tiveram que ficar sem abrigo no banco de reservas (Foto: Moto Club/Divulgação)- Acho que tem que se ter um cuidado maior na liberação desses estádios.  A cidade não tem hotel, a gente fica em uma outra cidade a mais de uma hora do local do jogo. Enfrenta tudo isso, e, quando chega no estádio, encontramos um banco sem cobertura e condições como aquelas. Nós da diretoria tivemos que assistir ao jogo do vestiário, pois para ficar com torcedor é complicado – disse o diretor de futebol do Moto, Waldemir Rosa.

Falta de condição para os torcedores, jogadores. delegações e também para a imprensa. O narrador esportivo, da Rádio Mirante AM, Laercio Costa, teve que conviver com tudo isso para exercer sua profissão. Exposto ao sol junto a torcedores e até mesmo sem energia, Costa afirma que o Cardosão “não tem a mínima condição”.

- O Estádio não tem a mínima condição. Tivemos grande dificuldade para transmitir o jogo. 
Simplesmente não tem energia, não temos espaço privativo para trabalharmos, torcedores bêbados se juntam a nós em um espaço acima no vestiário, que é coberto por uma lona. Nestes espaço não tem bancada, não tem cadeira e a gente fica exposto ao sol e ao calor muito forte. A gente sofre e o nosso material também esquenta demais. Fora os entulhos que a gente encontra nos intermédios do estádio, não tem internet, enfim, não tem realmente a mínima condição – afirmou o profissional.

Profissionais de imprensa tiveram que ficar exposto ao sol, com torcedores de baixo de barracas (Foto: Andreson Lima)
Nossa reportagem procurou a Federação Maranhense de Futebol (FMF) organizadora da competição. Segundo o presidente da entidade, Antônio Américo, o Estádio Cardosão teve todos os seus laudos aprovados e ainda recebeu uma visita de membros da FMF.

- O Estádio Cardosão teve todos os laudos entregues. Também mandamos uma equipe de arbitragem para verificar a situação. Foram e disseram que tinha. Todos os laudos também foram entregues. Então, o estádio está regularizado para receber os jogos do Maranhense – disse.


 Antônio Américo revelou que os estádios que receberão o Campeonato  Maranhense 2015 estão liberados praticamente em sua totalidade. De acordo com o presidente da FMF, a única exceção é o Dário Santos, do São José-MA.
- O único estádio que tem pendência é o do São José-MA (Dário Santos). Eles tiveram liberação por apenas uma partida pela Polícia Militar-MA e esse jogo já aconteceu. Nesse estádio só falta a liberação da polícia. Os outros laudos já foram entregues – revelou.
Para o Campeonato Maranhense estão previstos em tabela da FMF a utilização de oito estádios. O Castelão e o Nhozinho Santos, em São Luís-MA, o Rodrigão, em Santa Quitéria, Frei Epifânio, em Imperatriz-MA, Cazuza Ribeiro, em Balsas-MA, Leandrão, em Barra do Corda, o próprio Cardosão, em Araioses-MA e o Dário Santos, em São José de Ribamar-MA, que permanece com pendência.
Para ser liberado, cada administração de estádio deve apresentar três laudos. O da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
 

PELOS BLOGS DE BACABAL É UM OFERECIMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário