domingo, 22 de fevereiro de 2015

QUANDO TUDO É IMPORTANTE - REFLEXÃO SOBRE A QUARTA-FEIRA DE CINZAS



QUARTA-FEIRA DE CINZAS


A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento nocalendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejume abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. AIgreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.
(Wikipedia)
Pois é! O ano começou, chegou, nesta quarta-feira de cinzas. É assim que dizem os gozadores de plantão e aqueles que gostam de "tirar" sobre a preguiça e a lentidão que "permeiam" este início de ano.
No meu tempo de criança, este dia era tremendamente respeitado, representava, ou melhor, representa o início da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa.

Neste dia, lá em casa, tínhamos a abstinência de carne, que, junto com as outras sextas-feiras da quaresma, não era servida à mesa. E somente seria liberado este costume depois do sábado de aleluia. Abstinência em toda quarta e sexta-feira!!!
Meu aniversário sempre caiu na quaresma, nunca coincidiu com o carnaval, sempre depois e antes da semana santa. Devido a isso, não era permitido baile, os sanfoneiros, no máximo, tocavam umas músicas para não deixar passar em branco.
Neste nosso país, que cultiva e adora feriados e a chegada da sexta-feira, feriadão de carnaval é bem vindo, mesmo que a segunda-feira, no comércio, seja um dia normal como todos os outros ditos dias úteis.
Então, neste país que quase para depois do Natal, quarta-feira de cinzas é o começo do ano, ou seja, o ano, efetivamente, começa hoje.
Devido à educação que recebi, aprendi que neste período de quaresma é triste por natureza, ainda mais que nas quartas e sextas tinha aquela "via sacra" na igreja, onde em cada quadro e "estações" era feita uma oração, representando o calvário de Jesus Cristo até sua crucificação.

Era de praxe, também, naquela época, na virada de terça-feira "gorda" para quarta-feira de cinzas encerrar o carnaval em respeito à quaresma que se iniciava. Mas isto está tão ultrapassado!!!
Minha mãe, neste dia, conseguia na igreja de Bicuíba as cinzas e fazia o sinal da cruz na testa de cada filho, e a gente procurava conservar aquele sinal o máximo que pudesse.

Não se tem mais aquele respeito pela quarta-feira de cinzas e pela quaresma. Na Bahia, o encontro dos trios "rola" na manhã de quarta se estendendo até lá pelo meio-dia. No Rio de Janeiro, as escolas de samba do grupo especial, chamadas campeãs, as seis melhores classificadas desfilam no sábado à noite, em plena quaresma. Aqui perto, São José do Ribamar tem o lava-pratos, também outra extensão do carnaval. E sem falar que tem "micaretas" neste período em alguns lugares da Bahia. Sem querer profetizar, vai chegar num tempo que quaresma vai ser coisa do passado!

E, assim, desta maneira, mesmo contrariando os costumes e à tal modernidade, a quarta-feira de cinzas tem um significado simbólico para mim, não importando se em fevereiro ou em março, se começo de ano ou não, se os políticos enforcam o trabalho até chegar nesta data, não importa se os jogos de futebol, de verdade, começam a partir de agora, não importa como os outros pensam a respeito, mas para mim, quarta-feira de cinzas é especial.
E vai continuar sendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário