quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL



DEPUTADA ESTADUAL DENUNCIA QUE OPOSIÇÃO FICOU SEM 'AJUDA' PARA INCENTIVAR CARNAVAL

 Por Sergio Mathias

A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) usou a tribuna para falar das "Emendas Extras" que governo iria destinar para que os parlamentares repassem aos municípios, como incentivo para o Carnaval. Ela afirmou que o governo não vai repassar recursos a dois deputados de oposição, referindo-se à ela mesma e ao parlamentar Souza Neto. No início do seu discurso, ela ressaltou o tratamento igualitário que deve ser dados aos deputados, independente de posições diante do governo.

"Eu estava acreditando que realmente a igualdade iria prevalecer. Sei que a questão da ajuda para o carnaval é uma opção, ajuda porque não é uma Emenda, é uma ajuda que o governador Flávio Dino vai dar para os deputados e eu queria entender o critério, porque somente dois deputados, que não votaram em Vossa Excelência, não terão o benefício", disse Andrea Murad.  Para a deputada, o Carnaval é uma data, na qual existem muitos pedidos de incentivo e isso deve ser visto como benefício ao povo e não para o parlamentar.

"Sou oposição, mas isso é uma coisa muito pequena. O povo é o prejudicado, porque a ajuda para o Carnaval não é para mim, é para o povo. Não venha pregar igualdade se não vai ter igualdade", reiterou a parlamentar.  A deputada também voltou a criticar as acusações feitas pelo governador Flávio Dino em constantes entrevistas e frases ditas em redes sociais, as quais afirma existir fraudes cometidas pelo governo anterior, sem apresentar dados concretos.

"Eu venho nesta tribuna dizer para o líder do governo que nós estamos esperando os dados, a população tem o direito de saber. Se o governador fala que existem fraudes e que ele acabou com as fraudes, ele tem que dizer de onde são, quem fraudou, onde fraudou, o valor que fraudou, ele tem que dizer", destacou a deputada Andrea Murad. Andrea Murad teve seu discurso interrompido pelo deputado Rogério Cafeteira e considerou suas palavras foram ditas em tom de ameaça.

"Em vez de estar em tom de ameaça, Vossa Excelência tem que agir como líder do governo e dizer que vai atrás e vai procurar saber, em vez de estar querendo me ameaçar. Vossa Excelência não me ameaça, deputado Rogério. Se ele está dizendo que existem fraudes, que existem desvios, nós queremos o nome, de quem fraudou, de quem desviou. A partir do momento que se faz uma declaração em nível nacional, dizendo que acabou com a fraude no estado, ele tem que dar nome, ele tem que dizer onde foi, ele tem que falar tudo que diz que aconteceu, mas tem que mostrar as provas e tem que dizer de onde partiram", disse Andrea Murad.

EM TEMPO: Muito embora a deputada se refira a emendas extras que o governo do Estado esteja destinando para que os parlamentares repassem aos municípios, como incentivo para o Carnaval, muitas prefeituras já anunciaram que não realizarão a festa momesca em virtude da falta de recursos, como são os casos de Bom Lugar e Lago Verde.


PREFEITURA DE BACABAL ESTÁ NA LISTA DE INVESTIGADAS POR CRIME DE AGIOTAGEM

Por Randyson Laércio

Engavetado em meados de 2013 pela governadora Roseana Sarney (PMDB), o inquérito que apura o envolvimento de prefeituras, prefeitos e ex-prefeitos do Maranhão com esquemas de agiotagem, uma das principais razões pelas quais o estado detém um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, deve ser reaberto pelo governador Flávio Dino (PCdoB) nas próximas semanas.

A informação foi divulgava pelo secretário de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, na última segunda-feira (10), durante visita à Assembleia Legislativa.

Por se tratar de uma reabertura de caso, o inquérito deve tomar por base as investigações feitas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público (MP) Estadual, que identificaram a participação de 41 municípios, gestores e ex-gestores supostamente envolvidos com os crimes de agiotagem – inclusive em tramoias com a quadrilha que executou o jornalista Décio Sá.

No mapa da corrupção, pelo menos 23 prefeituras investigadas, o que representa mais da metade, estavam sob o comando de partidos que fazem parte da base aliada de Dino – inclusive coligados com o partido do governador, o PCdoB, durante o período eleitoral.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros Neto – na época titular da Seic e responsável pelas investigações, “um mandato de prisão” já poderia ser expedido contra todos os envolvidos com máfia dos agiotas.

- A qualquer momento poderá sair um mandado de prisão contra alguns dos 41 prefeitos e ex-prefeitos que estão sendo investigados pela Polícia Judiciária, por envolvimento com a máfia dos agiotas que vinham agindo no interior do Maranhão. Até mesmo o município de São Luís tem gestor que está sendo investigado – afirmou Barros à época, em entrevista ao O Imparcial.

Abaixo, a lista conjunta da Seic e da Gaeco, que pedia a quebra de sigilos bancários e fiscais das contas das prefeituras investigadas:
http://www.marcelovieira.blog.br/wp-content/uploads/2015/02/relacao-41-prefeituras-envolvidas-com-a-organizacao-criminosa-agiotagem-maranhao.jpg
 

PONTO DE VENDA DE DROGAS DO BAIRRO SÃO FRANCISCO EM ZÉ DOCA É DESMANTELADO PELA EQUIPE DO DELEGADO REGIONAL JADER ALVES
 
Por Fala Sério Bacabal
 
Logo nas primeiras horas da manhã dessa terça-feira (10), policiais civis da cidade de Zé Doca, desmantelaram mais uma boca de fumo. A ação foi comandada pelo delegado regional Jader Alves, que após obter informações que na casa de Maria Domingas, moradora do bairro São Francisco, funcionava livremente o comércio de drogas, montou campana, e ao amanhecer do dia, os agentes da 8ª delegacia regional de Zé Doca invadiram a casa de Domingas, lá encontraram mais de R$ 500,00 (Quinhentos reais) em dinheiro, uma pequena porção de maconha e três pedras de crack.

De acordo com o delegado Jader, o dinheiro ali encontrado é oriundo do tráfico, pois vizinhos de Maria Domingas garantem que ela é uma das maiores traficantes do bairro.

Na operação realizada terça-feira, 10 janeiro, além de Maria Domingas, o seu marido Francisco Sousa Santos de 34 anos também foi preso. Na casa também foram encontrados dois adolescentes, um bebê de colo e duas mulheres identificadas como; Francisca e Luciana, essas duas, irmã e filha de Domingas, que também foram conduzidas à delegacia.  
Essa não é a primeira vez que Domingas é presa acusada de tráfico. Em 2014 ela foi encontrada com mais de 50 pedras de crack, e passou cerca de dois meses presa.

O delegado regional Jader Alves, disse que o bairro São Francisco infelizmente é um dos mais violentos da cidade de Zé Doca, e tudo isso acontece por conta do tráfico de drogas

Na operação realizada hoje (10), a polícia civil também fez a condução de um usuário que garantiu ter comprado droga na boca de fumo comandada por Domingas e seu marido Francisco Sousa Santos, vulgo “Bingula".

Maria Domingas e Francisco Sousa Santos "O Bingula" serão autuados por tráfico, garantiu o delegado Jader.

Já Francisca e Luciana serão autuadas por associação ao tráfico, os dois adolescentes e o bebê de colo serão encaminhados ao conselho tutelar, e o homem que disse ter comprado droga na boca de Domingas, será ouvido e logo em seguida liberado.


JOÃO ALBERTO MONTA PLANO ARROJADO PARA FORÇAR FLÁVIO DINO A APOIAR SEU GRUPO POLÍTICO

Por Louremar Fernandes

O senador João Alberto resolveu se empenhar de corpo e alma no projeto que pode levá-lo de volta à prefeitura de Bacabal. Para isso adotou uma postura mais aguerrida, agressiva mesmo, de forma a conseguir o apoio do governador Flávio Dino.

João Alberto nunca fez segredo de que pretende ser novamente prefeito da cidade que o adotou. Natural de São Vicente Ferrer, o Senador foi prefeito em 1988 e governou por apenas sete meses, saindo para assumir o Governo do Maranhão.

Queimado com o eleitorado de Bacabal, resolveu apostar numa “novidade” e tem incentivado o deputado Roberto Costa a alimentar o sonho de um pequeno grupo de que ele Roberto será o candidato a prefeito. O rapaz tem reclamado para alguns que a rotina está estafante. Ele tem que manter o nome na cidade e nao tem mais descanso. As baladas dos finais de semana foram trocadas pela presença em casamentos, batizados e velórios em Bacabal.

Todo projeto tem custos

Reunidos para analisar a conjuntura, resolveram adotar uma tática diferente. No início da semana mandaram divulgar que uma pesquisa aponta Roberto Costa como o líder na preferência do eleitorado. A pesquisa teria sido patrocinada por “empresários de Bacabal”. Quem conhece a realidade do interior sabe que os empresários não se dignam a ornamentar as fachadas de suas lojas em época natalina, quanto mais pagar pesquisa de intenção de voto.

A ideia parece ter o objetivo de forçar uma realidade que não existe. Ontem, para dar o arremate no plano, surgiram notícias estampadas em blogs de que Roberto Costa já teria o apoio do governador Flávio Dino na disputa pela prefeitura de Bacabal (veja aqui).

O governador Flávio Dino não se pronunciou sobre o assunto. Tudo indica que não se pronunciará uma vez que a notícia não foi recebida como verídica nem entre os aliados de João Alberto/Roberto Costa. É pouco crível para a opinião pública que Flávio Dino vá apoiar alguém que há poucos dias destilava tantos impropérios contra ele. Além do mais não se concebe imaginar que, sabendo do sonho de João Alberto em voltar a ser prefeito da cidade, o Governador vá alimentar a existência por mais alguns anos de um dos tentáculos do grupo Sarney.
 

PELOS BLOGS DE BACABAL É UM OFERECIMENTO





Nenhum comentário:

Postar um comentário