quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CUXÁ DE BAIANO



Ele é Baiano, nasceu em Ipixuna, hoje São Luis Gonzada e mora em Bacabal. Menino peralta, ele foi criado banhando nas águas barrentas do Rio Mearim, jogou bola, brigou, brincou, empinou papagaios, jogou pião, jogou petecas, pescou, passarinhou, bebeu, fumou,  farreou, participou de festas, virou sua pequena cidade ao avesso, viveu e vive até hoje, a sua infância em plena fase adulta. Baiano é uma crianças grande.

Também conhecido como João Curió, ele ganhou esse apelido quando criança, porque gostava de andar assoviando, já o João Baiano, veio pelo seu talento em tocar bateria e fazer percussão, o que lhe levou a participar de muitas rodas de samba, forró e até grandes bailes, em conjuntos musicais de sua época.

Baiano foi da primeira formação do extinto “Grupo Regional Os lamas”, teve passagem pelo “Boi Bacaba”, fez batucadas em sambas de roda com outros grupos e amigos, e a sua musicalidade, apesar de não estar em evidência,  sua presença nos movimentos musicais, lhe credencia a continuar sendo um dos melhores percussionistas da região.

Baiano, como músico percussionista, além de tocar no Lamas, já acompanhou artistas como Marcus Maranhão, Zé Lopes, Amado Edilson, Xibiu pagodinho, Masa Pagodinho  e tantos outros artistas que passaram por Bacabal e por São Luis Gonzaga.

Baiano e Zé Lopes

Artista por natureza e por excelência, esse filho do senhor João Batista (em memória) e de  senhora Ceres, não abandonou a música, apenas adicionou a ela, o seu dom de fotografar, e a esse, o poder da mídia o que faz do seu site “Cuxá”, um dos mais importantes e um dos mais acessados do Brasil.

João batista Filho, único homem entre quatro filhos, ele divide o sucesso da família com mais três irmãs, Regia, Renata e Ivana e hoje casado com Elenir Silva, pai de filhos, é figura presente nos maiores acontecimentos de Bacabal e região e o site Cuxá, além de trazer fotografias dos momentos mais marcantes da vida social e política, já, também posta noticias de interesse coletivo.


Baiano é aquele cara que chamamos no nosso meio, de legal, é um negão porreta, é amigo, é irmão, é humano e é cultura e de toda essa mistura, com torresmo, quiabo ou camarão, esse Cuxá alimenta e mata a fome, não de comida, mas de novidades e informações, apimentadas por um ipixunense, tão baiano quanto bacabalense, mas que brasileiro, continua dando exemplos para o mundo. 
Esse é Baiano, o dono do Cuxá mais famoso do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário