segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

JÁ É CARNAVAL NA ILHA DO AMOR


Com uma vasta e diversificada programação, o “Carnaval do Maranhão – É só alegria no coração” promete uma folia na medida para os maranhenses e visitantes. O roteiro, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), inclui cortejos carnavalescos pelas ruas do Centro, shows na Praça Deodoro e apresentações de grupos nos Corredores Deodoro-Cajazeiras e Cajazeiras-Praça da Saudade, Ceprama e nos espaços Viva. Ao todo, serão mais de 750 apresentações durante a festança.
“Pensamos uma folia que agradasse a todos os gostos, por isso destacaremos a nossa tradição e abriremos espaço para artistas que fazem a festa pelo país inteiro. Que todos possam se divertir e que saiam às ruas com o espírito de alegria e de paz”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.
Tribos de índio, blocos tradicionais, organizados e alternativos, escolas de samba, casinhas da roça e muitas outras atrações embalarão o folião em São Luís. Além deles, haverá shows em palco montado na praça Deodoro. A estreia será no domingo (23), com a apresentação do grupo Monobloco. Em seguida, será a vez da cantora Daniela Mercury (sábado, 1º); do sambista Diogo Nogueira (dia 2); o sertanejo Israel Novaes (dia 3); e a banda Paralamas do Sucesso (dia 4).
O roteiro terá também os maranhenses Betto Pereira, Mano Borges, Gerude, Ailana Lee, Big Band, Erasmo Dibel, Bicho Terra e Pepê Júnior. A programação dos shows é organizada pela Secma e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), com apoio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e do São Luís Convention & Visitors Bureau.

A abertura oficial da folia acontecerá na sexta-feira (21), com Cortejo Carnavalesco Deodoro-Praia Grande. A concentração dos grupos está marcada para as 17h, na praça Deodoro, de onde seguem fazendo a festa até a área da Praia Grande. No local, a folia continua com apresentações no Canto da Cultura e nas Praças Nauro Machado e da Faustina – o último espaço é reservado aos tambores de crioula. O Cortejo tem nova edição na sexta (28).
A festa movimentará os bairros no sábado (22) e domingo (23). O roteiro inclui apresentações de manifestações nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Vila Embratel e Maiobão.
A Madre Deus também será embalada pela folia no domingo (23). As atrações farão a festa no Beco do Gavião, no Ponto de Fuga e no Ponto do Meio. O roteiro está programado para começar às 18h e encerrar à meia-noite.
O Ceprama e a Praça da Saudade serão palco de apresentações especiais no domingo (23) e no período oficial do Carnaval (de 1º a 4). Entre as atrações da primeira noite, no Ceprama, show de Josias Sobrinho, Grupo Lamparina, Gerude e Mákina du Tempo. Já na Praça da Saudade, a noite de abertura terá apresentações do Grupo Folia de Três, Embala Brasil, Banda do Bicho Terra, sambauê, Banda do Jegue Folia e Ronald Pinheiro.
A exemplo de anos anteriores serão montados dois grandes espaços para a passagem das atrações nos dias de Carnaval (de 1º a 4): Corredor Deodoro-Cajazeiras e Corredor Cajazeiras-Praça da Saudade.
Só nesse espaço, a programação inclui mais de 70 apresentações por noite. Além disso, nesses dias a folia animará também o Ponto do Meio, o Ponto de Fuga, o Beco do Gavião, além de Rodas de Tambor no Canto do Rialto e Canto do Mocambo (Madre Deus).


Nenhum comentário:

Postar um comentário