terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MORRE DONATO ALVES, CANTADOR DO BOI DE AXIXÁ, AOS 81 ANOS


Donato,  a arquiteta Lais Cunha pereira e Zé Lopes

O cantor e compositor Donato de Paiva Alves, o Donato do Boi de Axixá, de 81 anos, faleceu na tarde de ontem no Hospital Presidente Vargas, em São Luís, vítima de complicações de saúde, em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório de Donato Alves começou na noite de ontem, na residência da família, situada na Rua Humberto de Campos, nº 200, em São José de Ribamar, e o sepultamento deverá acontecer hoje, em local e horário que, até o fechamento desta edição, ainda não haviam sido definidos. Donato Alves deixa esposa, seis filhos e fãs em todo o Maranhão.

Donato Alves começou a ter problemas de saúde mais graves a partir do ano de 2000. No ano passado, ele permaneceu por quase oito meses internado no Hospital Carlos Macieira. Na terça-feira (4), Donato foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do Parque Vitória e, em seguida, transferido para o Hospital Presidente Vargas, onde faleceu.

Canário de Veneza - Respeitado em todo o estado por sua contribuição na cultura local, Donato Alves nasceu no dia 17 de fevereiro de 1932 na cidade maranhense de Axixá, onde morou por 40 anos em um povoado do município, chamado de Veneza - rendendo a Donato o apelido, dado por outros cantadores, de Canário de Veneza.

Durante a vida, além de cantor e compositor, foi pescador e dentista prático. Com 8 anos, Donato começou a trabalhar. O envolvimento definitivo com o Boi de Axixá viria anos depois. Aos 18 anos, Donato mudou-se para o bairro Pau Deitado, no município de São José de Ribamar, onde trabalhou como pescador. Quatro anos depois, decidiu voltar para sua terra.

De volta à casa da família, foram oito anos dedicados quase exclusivamente à pesca, até que, em 1962, quando frequentava os ensaios do Boi de Axixá, o grupo transferiu sua sede para São Luís. Foi quando Donato compôs sua primeira toada. No ano seguinte, ele foi convidado mais uma vez a escrever toadas para o boi. Já popular por causa da vitória no mesmo ano, Donato foi convocado a dar voz a sua canção. Segundo a direção do Boi de Axixá, em 48 anos dedicados ao bumba meu boi, Donato contabilizou quase 400 toadas, que foram registradas em disco.

Hino - Das inúmeras toadas que compôs, uma é tida por muitos como o hino do Boi de Axixá e um dos maiores clássicos do São João maranhense, Bela Mocidade, composta por Donato em 1979 e que já foi regravada por Maria Bethânia, além de Essas emoções, regravada por Zeca Baleiro.

Entrevistado em 2011 por O Estado, Donato disse à época que a inspiração para Bela Mocidade veio, literalmente, do brilho da lua e da areia do mar. "Eu gosto muito dessa toada [Bela Mocidade], até porque com ela meu trabalho ficou mais conhecido. Eu a escrevi durante uma viagem de lancha para Axixá. Acho que a letra é muito mais bonita que a forma como ela nasceu", brincou. Na mesma entrevista, ele lembrou as boas experiências que teve ao longo da vida. "Eu sei que fui um homem muito feliz. Mesmo hoje, com todos os meus problemas, sou um homem que se orgulha de tudo que teve, fez e viveu. Acho que se perde muito tempo lamentado a vida e isso sim é triste", disse.

Mais de 30 anos depois, a toada mais famosa do São João do Maranhão tem pelo menos 15 regravações. A primeira delas, ainda nos anos 1980, foi feita pelo cantor Papete. Também deram nova vida à canção Zeca Baleiro, Roberto Ricci, Rogério do Maranhão, Tereza Cantu, Rosa Reis, Fernando de Carvalho e Tribo de Jah.

A presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, lamentou a morte de Donato Alves, a quem ela definiu como membro da família. "Perdi não somente alguém que fez parte da história do Boi de Axixá. Perdi alguém da família, um pai, um amigo", disse emocionada.

Em novembro do ano passado, também aos 81 anos, Francisco Naiva, outro coautor de Bela Mocidade e fundador do Boi de Axixá, morreu por falência múltipla dos órgãos.

Nota do governo

Em nota, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, se solidarizou com os familiares de Donato Alves e lembrou que o artista compôs dezenas de toadas que embalam o São João do Maranhão há décadas. "A cultura do Maranhão está triste hoje [ontem]. Donato Alves era um mestre na arte de compor. Com simplicidade, sabia traduzir em poesia as belezas de Axixá, do Munim e do Maranhão. Donato e sua história de paixão pelo boi estão eternizados através de sua música, cheia de emoção e alegria", afirmou a governadora Roseana Sarney.


Nenhum comentário:

Postar um comentário