domingo, 23 de fevereiro de 2014

DEPOIS, QUEM VAI ESCREVER E CONTAR A TUA HISTÓRIA, BACABAL




Chiquinho, Hidalgo, papete, joana dar'c, marcelo, Zé lopes e Morgana
Viajando em busca de um passado com tantos atores ainda presentes, desembarquei n’um Bacabal rico em histórias mas, muito pobre em historiadores. A pessoa do jornalista Abel Carvalho, arquivista e amante da cultura local, tem em seu baú, uma parte muito considerável dessa história, documentos fundamentais da vida desta cidade como livros, escritos, fotos, músicas, revistas, jornais, panfletos, folhetos, cartazes, vídeos, entrevistas, relatos e outros tipos mais de arquivos de valores incalculáveis.

Abel Carvalho
Cada velho que nos deixa, leva consigo histórias que deveriam ser escritas, eu e o Abel, por exemplo, temos essa responsabilidade, e preocupação, pois temos no corpo e na alma, a nodoa  deixada pela ausente bacaba, que com o resto do suco que ficou no fundo da cuia de cujuba, fizemos tinta para borrar em uma folha de papel, pedaços de uma cidade que espera doente, a chegada dos seus cem anos..


Perdemos tanta gente importante. Das que conheci seu Assaí, seu Fabrício, seu Luis Mário, seu Tunico Eno,  seu Lídio, seu Neco Cutrim, Telê, Queleu, Zé Arnaldo, seu Edilson e outros tantos que conversei, ultimamente perdemos Bulão e Raimundo Sérgio, donos de um acervo memorável, muita coisa escrita, muitas não.

R. Cavalcante
O poeta Raimundo Cavalcante, por exemplo, tem escrito um livro com toda a história de Bacabal, contendo fotos de seus ilustres, mapas, hinos. É um verdadeiro guia didático que poderia ser muito bem editado e adotado nos colégios municipais. 
Capa do Livro de Zé lopes
Eu, Zé Lopes, concorrendo com mais de cem escritores, ganhei o concurso e recebi o Premio Gonçalves Dias de Literatura por “Bacabal – cenas de um capitulo passado”,  livro de crônicas contando os fatos mais engraçados acontecidos em nossa cidade. 

Nossos heróis estão envelhecendo, é inegável, todo vivo é mortal. Falta apoio e incentivo a novos escritores, a Academia Bacabalense de Letras não desempenha bem o seu papel, até porque, também, não tem apoio e a nossa rica história vai para o tumulo junto com quem a construiu.

Zeziim Trabulsi
É preciso mais do que Zé Lopes, Abel Carvalho, R. Cavalcante, Paulo Campos, Louremar e Sergio Mathias para guardar um pouco do que foi Bacabal, até porque, o que é, não merece nenhum tipo de registro. Zezim Trabulsi se foi e deixou um grande acervo, muitas coisas no seu arquivo. Mas com quem?

Paulo campos
Ainda temos Zé Jardim, Raimundim Rasteiro, Zé Bicudo, Sotero, Zeneide, Tchacathá,  Durval, Zeca de Filuca, Zeneide, Pedro Neto, Osmar Noleto, Sulamy Chaves, Otávio Filho, Maninho da Trizidela, Pechincha, Aquiles, Zezico, Gramixó, Sambô, Auto Cutrim, Silas Duarte, Dió, Pascoal, todos cheios de histórias e eu como "bom bacabalense", vou fazendo a minha parte assim como poucos. 

Depois de pesquisar bastante, pude ver que a nossa história não se confunde, mas se funde com o carnaval e é por isso que o nosso blog resolveu homenagear a todos esses gênios grisalhos que estão aí para contar a nossa história e continuar fazendo o nosso carnaval.


Pascoal - Burriata
Ed Marley - Bloco do Reggae
Padeirinho - Unidos do bairro D'areia
Mestre Pinta - Bloco e grpo de capoeira zambi
Antônio Carlos - Burriata
Zé jardim - Turma do Pó e Asas do Samba
Donatinho Careca - Jegue Elétrico
Lambal - Jegue elétrico
Garganta - Boêmio do samba
Gramixó - Boêmios do Samba
Sambô - Asas do Samba
Unidos do bairro D'Areia
Wagninho - Asas do samba
Zezico - Bo~emios do samba
Dio - Bloco Dió na Banda da Bunda
carlinho do sax - carnaval de salão
Dona Eneidina - Asas do samba
Perboire Ribeiro - salgueiro e vassourinha
Hermano Nogueira - Asas do Samba e jegue elétrico
Cláudia castro - Unidos do bairro D'Areia, Dió na banda da Bunda
Amaury - Burriata
Desembargador Marcelo - Bloco As Piranhas
Darlan caldas - Asas do Samba
Cristina Miranda - Burriata e Jegue folia
Janete Waléria - Bloco vassourinhas
Aparecida - Bloco vassourinha
Maria Tereza - Unidos do Bairro D'Areia, Vassourinha e campeã em fantasias
Eliane - Vassourinha
Seu Griga - Asas do samba
Osmar Noleto - Asas do samba
Lea valdilena - Unidos do bairro D'Areia e vassourinha
Graça Almeida - rainha do carnaval da melhor idade
carmem Lopes - Unidos do bairro D'Areia
Otávio filho - Compositor Asas do samba
Sulami Chaves - Unidos do bairro D'Areia
Zeca de Filuca - Asas do samba
Raimundim rasteiro - Asas do samba
Maninho- salgueiro
Salomão Duarte - Unidos do bairro D'Areia e estrela do samba
Zé Bicudo - Estrela do Samba
Pedro Neto - Asas do samba e Turma do Pó
Sotero - Asas do samba
Zeneide Miranda - salgueiro
Nonato Chaves - Unidos do bairro D'Areia

Nenhum comentário:

Postar um comentário