domingo, 31 de janeiro de 2016

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - RINITE ALÉRGICA


CUIDADOS SIMPLES PODEM EVITAR RINITE ALÉRGICA 

Nariz vermelho, coriza e muita coceira são indícios de uma crise de rinite alérgica - uma inflamação da mucosa nasal. O ar seco aumenta a quantidade de poluentes em suspensão e resseca a mucosa nasal. A rinite alérgica compromete a qualidade de vida de muita gente. No Brasil uma em cada quatro pessoas sofre com a doença.
Dr. Otávio Pinho Filho orientam que alguns cuidados simples dentro de casa também podem ser eficientes para evitar espirros e outros sintomas desagradáveis.

Além da hereditariedade, contribuem para as crises fatores ambientais como exposição à poeira, mofo, fungos e pelos de animais.
Os sinais e sintomas da rinite normalmente são:
>>> Olhos ardentes e lacrimejantes
>>> Coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca
>>> Tosse irritativa
>>> Dor de cabeça frontal
>>> Obstrução e prurido nasal
>>> Espirros sucessivos
Dependendo da intensidade da congestão nasal seu médico poderá receitar sprays nasais, descongestionantes e antialérgicos.

DICAS
>> Não ter muitos brinquedos em quarto de criança para evitar acúmulo de poeira, lavar de tempo em tempo roupas que não são usadas diariamente, colocar no sol e guardar em sacos plásticos.
>> Na hora da limpeza sai a vassoura e entra um pano úmido. Cartão vermelho também para substâncias muito perfumadas. Sinal verde para álcool, sabão de coco, detergente neutro e produtos sem cloro.
>> Isso é para a vida toda. É uma reeducação. No momento em que o paciente se reeduca e aprende que é fácil ele vai ter uma qualidade de vida muito melhor.

EXISTEM FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVER RINITE ALÉRGICA?

Sim, existem. Os principais incluem:
>Familiares com problemas alérgicos
>Sexo masculino (os homens são mais afetados que as mulheres)
>Primavera (devido à maior quantidade de pólen em suspensão no ar)
>Ser o primeiro filho
>Contato com fumaça de cigarro durante o primeiro ano de vida
>Exposição à poeira com ácaros

SAIBA MAIS

O nariz, como parte das vias respiratórias, é o primeiro local por onde o ar passa até chegar aos pulmões. Ao entrar em contato com substâncias ou fatores nocivos ele desencadeia uma resposta com o intuito de impedir a entrada desses agentes agressores.

A rinite alérgica é uma inflamação das mucosas nasais e pode ser considerada uma reação exagerada a substâncias ou fatores geralmente não muito nocivos. No entanto, em pessoas alérgicas o organismo interpreta tais substâncias ou fatores como agressores. A rinite alérgica é uma doença imunológica, com grande participação genética, não contagiosa e bastante comum: cerca de uma em cada sete pessoas sofre com esse mal, em diversos graus.

A rinite alérgica não tem cura, mas com o tratamento adequado pode ser controlada. Às vezes são necessárias várias tentativas até encontrar a medicação ideal.

Se não for bem cuidada, ela pode causar outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação dos seios da face) e roncos (devido ao nariz obstruído), por isso é recomendado sempre tentar evitar uma crise alérgica do que começar um tratamento quando ela já começou a ocorrer.


Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário