quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

FESTIVAL DE MÚSICA CARNAVALESCA

A ordem de a apresentação das marchinhas selecionadas para a 14ª edição do Festival de Música Carnavalesca foi definida. O evento será realizado amanhã,  dia 22 de janeiro,  na praça Nauro Machado,no Projeto Reviver.. Veja na lista abaixo:

1 – “Eu Sou o Carnaval” de André Basílio e Arlindo Pipiu;
2 - “Herdeiro da Tua Mãe”, de Alberto Trabulsi;
3 – “Cada Um no Seu Transporte”, de Zé Lopes
4 - “Bela Chamada de Amor”, de José Paulo Costa Carvalho;
5 - “Tudo Passa”, de Alex Brasil e Marcelo Chalvinski;
6 - “Não Ta Certo Não”, de Josias Sobrinho;
7 - “Alegria de Viver”, de Erasmo Dibel;
8 - “Tá Tudo All Right”, de Eloy Melônio;
9 - “Põe a Cabecinha”, de José Bonifácio César Ribeiro;
10 - “O Que Você Fez de Mim”, de Joãozinho Ribeiro;
11- “Giga Mega Bite”, de João Gerude;
12 - “Tradição do Carnaval”, de Nosly e Ronald Pinheiro.

Participantes
Embalados pelo ritmo mais conhecido no país, os 12 participantes demonstraram muita empolgação e comentaram a experiência de estarem presentes em mais uma nova edição do festival. Como foi o caso do compositor André Basílio, que participa pela segunda vez.

Basílio que será o primeiro a se apresentar no evento com a marchinha “Eu Sou o Carnaval”, ao lado do também compositor, o maestro Arlindo Pipiu, diz que a inspiração veio a partir de grupos como Fuzileiros da Fuzarca, Máquina de Descascar Alho.

“Eu estava no estúdio com o maestro Arlindo Pipiu quando surgiu a notícia que iria acontecer o Festival de Música Carnavalesca e veio à ideia de fazer a música, e como o carnaval é uma festa que contagia a tudo e todos nós decidimos buscar inspiração em grupos como Fuzileiros da Fuzarca, a Máquina de Descascar Alho e fomos fazendo uma composição básica e assim surgiu a canção”, relata.
André Basilio. 

Zé Lopes que concorre com “cada um no seu transporte”, já tem várias participações no festival, seja como cantor ou como compositor, chegando a ser premiado em duas edições. “O festival tem uma cara própria, e esse ano será a edição mais difícil,logo todos os concorrentes, tanto compositores como intérpretes, já são bastante conhecidos dentro da nossa música e também como vencedores de festivais. Diz

Outro que também está bastante entusiasmado com a proximidade do Festival de Música Carnavalesca é o cantor e compositor Alberto Trabulsi que pela primeira vez participará da noite dedicada às marchinhas com a canção “Herdeiro da Tua Mãe”, segunda música a ser apresentada ao público.

Ele conta que está emocionado coma classificação e de poder dividir o palco com Josias Sobrinho, Gerude, Zé Paulo, considerados grandes compositores no Maranhãox. Ele acrescenta que os seus fãs poderão conhecer um pouco mais de sua versatilidade nesse momento.
“É a primeira vez que eu escrevo. Eu participava mais como ouvinte, como apreciador, embora já desde o ano de 2000 eu vinha fazendo algumas marchinhas só esse ano eu resolvi colocar e eu fiquei emocionado com essa classificação porque estou do lado de grandes compositores maranhenses como Josias Sobrinho, Gerude, Zé Paulo, consideradas pessoas importantíssimas para a cultura maranhense. É uma a oportunidade de eu mostrar esse meu lado alegre que as pessoas pouco conhecem, essa versatilidade da composição e que agora estou tendo a oportunidade de concorrer. Eu  estou muito feliz”, revela o músico.


Sobre a ideia de escrever “Herdeiro da Tua Mãe”, Trabulsi diz que a inspiração surgiu a partir de canções escritas pelo compositor Zé Newton, conhecido por produzir músicas que possuem um duplo sentido.

“Eu sempre fui ligado em músicas com paródias e eu sempre pesquisei esse lado de parodia e daí partiu para as marchinhas com um tom mais humorístico, que é uma característica do meu bloco. Então, todas as composições que puxam para o lado do humor eu sempre pesquiso bastante e não precisava ser de carnaval. Podia ser qualquer outro ritmo. Nesse caso tem um compositor chamado Zé Newton e ele é muito conhecido no ramo de músicas de duplo sentido que eu gosto muito de escutar e acabei me inspirando para fazer essa marchinha”, diz Alberto Trabulsi.

Para o músico Chiquinho França, responsável pela a produção e direção do Festival de Música Carnavalesca é um privilégio poder participar de todas as edições e poder preservar a tradição do carnaval no estado do Maranhão.


“Eu sou privilegiado. Eu tenho orgulho em falar que eu participo na direção e produção musical do festival desde a primeira edição. Então, eu tenho acompanhado o festival que é de suma importância para a projeção e preservação desse nosso carnaval que é maravilhoso. Já chegamos a ser considerado o terceiro melhor carnaval do Brasil e eu fico muito feliz de participar dessa 14ª edição de criatividade do nosso carnaval maranhense”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário