sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

TUDO PRONTO - O FESTIVAL BACABALENSE DE MUSICA CARNAVALESCA SERÁ AMANHÃ


banda santa cecilia vai animar a festa

A cidade de Bacabal será palco na noite de amanhã, sábado, 30 de janeiro, de um dos maiores eventos musicais competitivos do Estado. Trata-se do III Festival Bacabalense de Música Carnavalesca”, prêmio Zezinho Trabulsi.
 
Cristina Galvão - Secretária de Cultura
Idealizado pelo ex secretário municipal da cultura, José Clecio e apoiado pelo prefeito José Alberto Veloso, a primeira edição aconteceu em 2013, na Praça São José, a famosa praça do “Bolo” onde uma multidão se acotovelou para ver grandes artistas se apresentarem. 

Pelo critério técnico o cantor e compositor Perboire Ribeiro sagrou-se campeão com “O Estandarte da tradição” samba que exaltava a velha guarda da “Turma do Pó” e consequentemente do “Asas do Samba”. A campeã pela vontade popular ficou para “Sábado a noite em Bacabal” de autoria e interpretação de Frahm Almeida. 
Sarah e Bianca -autoras vencedoras da segunda edição

No ano seguinte, 2014, ainda sob o comando de José Clécio, a segunda edição do Festival  Bacabalense de Música Carnavalesca, prêmio Almir Garcêz Assaí, reuniu uma gama de novos cantores e compositores e por estar chovendo muito, a organização não quis arriscar o evento em praça pública, levando-o para as dependências da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil, onde o publico lotou o clube para ver, pelo juri técnico, a cantora e compositora Sarah Saruth, interpretar de sua própria autoria “O homem do guarda-chuva” uma justa homenagem ao poeta-trovador Raimundo Sérgio. Já pelo júri popular, a melhor canção foi “Se a carapuça assentar” do multifacetado “Masa Pagodinho". Em 2015 o evento não aconteceu.

Assis Viole está de volta
Agora,já sob nova direção, a recém empossada secretária municipal da cultura, Cristina Galvão, deu continuidade ao projeto com o “III Festival Bacabalense de Música Carnavalesca” ,onde cantores e compositores que já participaram das outras edições se juntam a novatos numa disputa de tirar o fôlego.

Compositores em ascensão como Sarah Saruth que foi a grande campeã da edição passada com “O homem do guarda-chuva”, traz nessa edição outra composição de sua autoria “Amor de Carnaval”, o mesmo acontecendo com Antônio Carlos que participou das outras edições com “Cangalha em ti”, “ Orgulho da diversidade” e esse ano concorre com “ A turma da espera”.
 
Diana carol - filha de peixe
A filha do grande maestro, violonista, baixista, guitarrista e cantor Tchacathá, a Diana Carol, participa pela segunda vez e canta o samba de raiz  “Minha cidade”. ,uma música que fala de Bacabal em vários contextos como o verde, a religiosidade  da padroeira Santa Terezinha, os poetas imortais e o sofrido povo trabalhador. “Espero que o festival seja transparente e que vença a melhor música espero que a mesa julgadora entenda de música, de letra, de  interpretação. Para um bom resultado, tem que ter jurados de qualidade” Diz carol.

Tânia Tomaz e Geraldinho - Mãe e filho na disputa
O festival lança novos compositores como Erinaldo Almeida que vai interpretar de sua autoria “Mosquito traiçoeiro” assim como, Morgana Viana que vai interpretar “Viva a folia de Momo”, Guilherme Alves com “Rico é Rico” e Geraldo Filho com “Selfie”. Veteranos também estáo na disputa, tanto compondo como cantando, caso de Assis Viola, Tânia Tomaz, Keneddy Aranha, Gil Estrela  e Manuel baião de Dois.

Uma excelente observação nessa terceira edição, é o grande número de compositoras que estão na disputa como Sarah Saruth, Vera Lúcia, Diana Carol, Tânia Tomaz, Morgana Viana e Ana Tharyme .

Maestro Victor Emannuel - Diretor e organizador do evento
Os ensaios estão a todo vapor, regidos pela batuta do maestro Victor Emannuel. Hoje a tarde tem o famoso ensaio geral e amanhã a tarde, o arremate na passagem de som. Um grande público é esperado e muitos concorrentes já organizaram as suas torcidas para esse momento mágico, Todo mundo lá, participe, mostre sua bacabalidade.

De parabéns a secretária Cristina Galvão e o organizador,o maestro Victor Emannuel por dar sequencia ao projeto de José Clécio em homenagear um ícone cultural da terra em cada festival.  Acertada a homenagem a Zezinho Trabulsi, que com certeza,no plano em que estiver, estará vendo e torcendo para que tudo dê certo e que vença o melhor

 CONCORRENTES POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO

01 - Selfie – Gil Estrela 
02 - A turma da busca – Antonio Carlos
03 - Controlando a Cabeça – André do Cavaco
04 - Minha Cidade – Diana Carol 
05 - Mosquito Traiçoeiro – Erinaldo  Almeida
06 - Pinta com meu Pinto – Kennedy Aranha 
07 - Amor de Carnaval – Sarah Saruth 
08 - Pulsação – Tania Tomaz 
09 -Olha o ladrão ai – Duvanio  Cosmo 
10 -Rico é rico – Guilherme Alves 
11 - Viva a Folia de Momo – Morgana Viana
12 -Carnaval  do Céu  -  Vera Lúcia 
13 - Sintomas de Saudade -  Ana Thairyme 
14 - Computador – Assis Viola 

15 - Bacabal Terra dos Palmerais  - Rogério Oliveira
Zezim Trabulsi - o grande homenageado

Nenhum comentário:

Postar um comentário