quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE: RETIRADA DE PNEUS DAS RUAS E TERRENOS BALDIOS É INTENSIFICADA EM SÃO LUIS

Prefeitura de São Luís retira mais de 78 mil pneus das ruas da capital

A Prefeitura de São Luís retirou 78.927 pneus das ruas da capital durante todo o ano de 2015. Esse material é em grande parte inservível - não pode ser recauchutado, nem reformado para reutilização em veículos. São recolhidos pneus de automóveis, caminhões e motos jogados irregularmente nas ruas contribuindo para a degradação do meio ambiente. O descarte inadequado de pneus representa risco à saúde proliferando doenças, pois acabam servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika. Os serviços são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Desde a implantação do projeto, em 2013, foram recolhidos 204.550 pneus na capital, segundo dados da Superintendência de Limpeza Pública da Semosp. Em 2013 foram 43.350, que equivale a 720 toneladas; no ano de 2014 somaram 82.273 destes materiais ou 797,7 toneladas; e ano passado 78.927 pneus inservíveis recolhidos em São Luís. Na capital são recolhidos, em média, 450 pneus por dia, gerando aproximadamente 200 toneladas por ano.

"Esta ação é para destinar, de forma correta, estes pneus, evitando danos ao meio ambiente e proliferação de doenças, como a Dengue", disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.

COLETA 

Para combater o descarte irregular, a Prefeitura de São Luís desenvolve ação de coleta deste material, que é encaminhado para a reciclagem. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O recolhimento dos pneus é feito em estabelecimento considerados pequenos geradores como borracharias, oficinas de lanternagem e empresas do ramo; e mais 326 pontos de coleta definidos pela Prefeitura. Todo o material coletado é enviado a empresas especializadas na reciclagem deste produto, obedecendo a Lei da Logística Reversa. Segundo a norma, os materiais em desuso devem ser reaproveitados adequadamente sem severos impactos ao meio ambiente. A parceira da Prefeitura de São Luís na ação é a Reciclanip, entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

RECICLAGEM

No processo de reciclagem, a matéria-prima que compõe o pneu é separada; o aço retirado; e a borracha triturada. Este resíduo triturado serve de alimentação aos fornos das fábricas de cal e cimento em Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB) e Sobral (CE). A população também pode colaborar com a ação e somar na coleta de pneus em desuso. Quem tiver este material em casa, nos quintais, ou ambiente de trabalho, pode levar o material ao Ecoponto, instalado na sede da Semosp, na Avenida Guajajaras, bairro São Cristóvão.

PREMIAÇÃO

Por esta ação, a Prefeitura de São Luís foi reconhecida com o prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, em 2014, reconhecendo as boas práticas ambientais da gestão. A premiação foi alcançada pelo desenvolvimento do programa de coleta de pneus, que integra as ações de coleta seletiva desenvolvida pela Semosp. A premiação reconheceu ainda a atenção da Prefeitura à saúde da população, considerando que os pneus abandonados são potenciais criatórios do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. "O processo de coleta seletiva de pneus está integrado à política de gestão do prefeito Edivaldo para melhoria da qualidade de vida na capital", ressaltou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário