segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

AUDIÊNCIA DISCUTE LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO

O transporte coletivo da capital será tema de audiência pública convocada pela Prefeitura de São Luís. O foco da reunião será a licitação do transporte público, que vai selecionar as empresas para administrar o sistema. “É um momento marcante e histórico para a população ludovicense, que sempre reivindicou um transporte público de qualidade. E, acreditamos que podemos alcançar o que a população merece, a partir desse processo licitatório”, explica o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. Esta é a segunda audiência promovida para discutir o sistema e está prevista para ser realizada dia 20 de janeiro, a partir das 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama.
Canindé Barros ressalta que a licitação era uma medida esperada pela população de São Luís. “Um dos principais benefícios que esperamos com esse processo é qualificar a prestação desse serviço e garantir mais conforto e segurança aos usuários”, pontuou.
Durante a audiência serão discutidos temas ligados ao sistema de transporte, de maneira geral. A ideia é informar, explicar e tirar as dúvidas do cidadão sobre a licitação, os deveres das empresas e o funcionamento do sistema. O secretário explica que vai ser apresentado um novo modelo de sistema que a Prefeitura almeja para o usuário do transporte. Este novo modelo vai ser elaborado pela SMTT em conjunto com usuários e agentes do sistema de transporte.
Entre as medidas do novo sistema estão a elaboração de regras e obrigações a serem cumpridas pelas empresas concessionários do serviço. Entre estas, manter 100% da frota em atividade e a aquisição de ônibus em condições de segurança e conforto nas ruas para servir a demanda. “O objetivo destas medidas a serem discutidas é garantir o ir e vir do cidadão”, disse Canindé Barros. A audiência pública servirá ainda para explicar aos presentes os trâmites do processo licitatório.

A audiência é aberta e podem participar todos os segmentos sociais, além dos usuários de transporte coletivo. A primeira reunião para discutir a licitação do transporte público foi realizada em agosto e na ocasião, foram conhecidas as empresas candidatas a participar do processo. A licitação foi convocada com base no artigo 39, caput, da Lei Federal nº 8.666/93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário