domingo, 14 de julho de 2019

DIAGNOSE - DICAS DE SAUDE PARA U ÚLTIMO DIA DO BACABAL FOLIA


Não se deixe assustar pelos dados. Nas condições normais de temperatura e pressão, seu fígado processa 10 ml de álcool a cada hora. Isso significa dizer que ao beber uma latinha de cerveja (350 ml, com 5% de teor alcoólico), seu corpo tem que processar 17,5 ml de álcool. Mas o Dr. Otávio Pinho Filho lembra que “ressaca é algo muito individual”. E segundo o médico, há pessoas que nasceram com uma genética que favorece a metabolização.
Ainda assim, sendo você (ou não) o popular “fígado de ferro”, é bom lembrar que para não sofrer com os excessos do álcool, além de maneirar na dose, é preciso estar sempre hidratado. \dr. Otávio Pinho adverte: “cada um tem uma quantidade de enzimas que metabolizam o álcool. E a ressaca é justamente os resquícios deste álcool no sangue”.

Então já sabe: quanto mais você bebe, mais desidratado você fica - e maior será sua chance de sucumbir à ressaca. Quer evitar? Confira a lista com dez dicas para você escapar do mal-estar e pular o último dia do Bacabal Folia na moral.

Bebeu água?
Ressaca nada mais é que seu corpo gritando por hidratação. “O álcool desidrata porque inibe a produção do hormônio antidiurético, que estimula a perda de líquido do corpo”, Então não adianta espernear. Para driblar a ressaca, encha a cara de água. “É necessária uma ingestão média de dois a três litros de líquidos como água, sucos de frutas e água de coco”, 

Bom de garfo
Tudo bem que no Bacabal Folia você só queira ‘comer água’, como dizem os baianos. Mas para evitar a dor de cabeça, é melhor se preocupar com a alimentação. “Comer bem antes de começar a beber, diminui a absorção do álcool pelo organismo”, Ainda assim, nada de comer besteira. O segredo é abusar da gordura boa: “ela pode ser encontrada em peixes, castanhas, azeite de oliva extravirgem e no abacate”, ensina Dr. Otávio Pinho, que lembra que a gordura ruim sobrecarrega o fígado.

Ressaca de carnaval (Foto: Thinkstock)
Pegue leve
Sabe aquela vontade incontrolável de comer algo gorduroso durante a ressaca? Não caia nessa. Isso é o seu corpo pregando uma peça em você. “Para ficar bem e recuperar as energias perdidas, coma frutas e vegetais e inclua no cardápio carboidratos complexos como pão e biscoito de água e sal”, “São essas comidas que darão energia para processar as toxinas e o excesso de bebida”. Dr. Otávio Pinho ainda recomenda evitar os alimentos de difícil digestão ricos em açúcar, leite, além de refrigerantes, preparações gordurosas e carnes vermelhas.

Menos é mais
Vodca, cerveja, cachaça. Tudo junto e misturado. Afinal, pode ou não pode? Poder, pode. A ressaca não acontece porque você misturou diferentes marcas de cerveja - ou mesmo tipos diferentes de bebida alcoólica. “O que realmente importa é a quantidade e o teor alcoólico do que é ingerido”,. Então já sabe: bom senso é fundamental para escapar da ressaca.
Sacode a poeira

Mas não teve jeito e você enfiou o pé na jaca. Quer curar o mal-estar? Dr. Otávio lista alimentos capazes de fazer você dar a volta por cima: “banana, abacate, castanhas e nozes, além do arroz, batata, grão de bico, feijão, lentilha e mel são alimentos que agem na produção de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e ajuda a diminuir dores do corpo”. Para arrematar a recuperação, invista nos chás. “Hibisco, dente de leão e chá branco são excelentes desintoxicantes”, recomenda o médico.

Fique sabendo
Acordou com a cabeça latejando? Antes de qualquer coisa, hidrate-se. Mas se ainda assim quiser fazer uso de analgésicos ou apelar para remédios que prometem curar a ressaca, saiba que essas medicações, explica o Dr. Otávio, contém ácido acetil salicílico e componentes revigorantes como a cafeína e o ginseng, que ajudam na metabolização do álcool no fígado. Segundo o médico, “os comprimidos ajudam no bem estar físico, mas a principal receita para curar ressaca ainda é a hidratação”.



Ataque o sintoma
Para dor de cabeça, Dr. Otávio recomenda alimentos como salmão, atum, chia e linhaça. Enjoo? Ele lembra ainda que gengibre é bastante indicado para acalmar o estômago e fica ótimo em sucos. E se açúcar é proibido, aposte no mel. “Ele tem açúcar natural (frutose) que é absorvido rapidamente pelo organismo”, diz ele.

Combata os radicais livres
Sem os aditivos do drink, o suco de tomate pode sim ajudar na cura da ressaca. “O tomate possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres gerados a partir da ingestão de álcool”, explica 


Liquidificando
Não precisa esperar a segunda-feira de para investir no detox. O suco que coloca você de pé mesmo depois de todo excesso carnavalesco, deve fazer parte do seu cardápio.  “você pode misturar a couve, que elimina as toxinas do álcool, com pedaços de maçã, fruta de ação antiinflamatória, e finalizar com o suco do limão, que além de fonte de vitamina C, também auxilia no processo de ativação de enzimas hepáticas voltadas para detoxificação”. Fica a dica.

De olhos bem fechados
Mas lembre-se que a folia acontece todo ano. E para ficar inteiro, não existe milagre. Dormir é preciso. De acordo com Dr. Otávio Pinho, falta de sono causa “irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional”. Então você  vai pular durante a noite ? Durma bem o de dia. Vai varar a madrugada? Levante mais tarde. Um excelente domingo de Bacabal Folia 

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário