domingo, 8 de novembro de 2015

ZENEIDE MIRANDA - A VOZ E A DONA DA VOZ

Zeneide Miranda
Quando os anos setenta davam seus últimos suspiros, nascia cheio de gás, influenciada pela música inglesa e americana, o iê iê iê brasileiro, recheado de batidas e guitarradas. Com essa novidade, surgiram as bandas de baile, que na época eram chamadas de conjunto. Alinhados com as brevidades, três  empresários e também grandes músicos locais investiram na ideia e aí surgiu para Bacabal, para o Maranhão e para o Brasil o Brito Som Seis, de propriedade do saxofonista Zé de Brito ou Palito, como era conhecido e também o Carlos Miranda Show, do saxofonista Dionézio Miranda e do trombonista Zezico, que depois apartou a sociedade e tocou o grupo.

Zezico - proprietário do Carlos Miranda Show
Carlos Miranda Show e Brito Som Seis cerravam disputas, tinham fãs, admiradores, seguidores e detinham grandes músicos como Waldeci, Manga, Lifanko, João, Nereu, Pipira, Zé Luis, Hortêncio,Paulo, Netinho, Gigante, Babichico, Edmar, Josa, Tchaka, Chiquinho tecladista, Dominguinhos, Manoel The Pop, dentre outros, tinha também a mulher da voz mais bela do seu tempo (até hoje canta e encanta). A conhecidíssima Zeneide Miranda, cantora oficial do Carlos Miranda Show.

Dona de uma voz forte, Zeneide sempre teve domínio sobre ela e era suave quando precisava, áspera, rouca, limpa, suja, grave, aguda, sempre interpretou com maestria a música escolhida.

Da mesma forma em que cantava um samba da ícone Alcione, cantava um forro da Marinês ou mesmo da Anastácia ou um rock da Rita Lee e quando a coisa rolava para uma dança bem agarradinho, ela arrasava com as baladas românticas de Joana, Fafá de Belém, Gal Gosta, Maria Bethania, Elizete Cardoso, Angela Maria, Núbia Lafaiete e outras cantoras de sucesso.

Revezando entre os dois principais clubes sociais da época, Vanguard e Icaraí, Zeneide era o próprio carnaval de salão e cheia de Balancê Balancê,  fazia os casais e os demais foliões, darem voltas no salão nos quadro dias de festa. Ai quarta-feira ingrata, chega tão depressa, só pra me contrariar

Mas essa gigante da nossa música não ficou e nem fica só nos tempos da brilhantina, nos tempos das bandas de baile. Zeneide viajou, foi até chamada para assinar contrato com uma gravadora e também participou de vários Festivais de Musica como o FIC – Festival Intermunicipal da Canção – Bacabal, inclusive recebendo várias premiações.
CD Lembranças de Zeneide Miranda

Entre projetos de grande envergadura dessa Bacabalense, consta o CD “Lembranças” o melhor em seresta, onde ela interpreta os maiores clássicos da Música Popular Brasileira, incluindo aí, “Nosso Bolero” de autoria  do cantor e compositor Perboire Ribeiro, canção que também está no CD “Todos Cantam Sua Terra”, uma produção de Zé Lopes para os 90 anos de Bacabal.

No CD Zeneide também canta preciosidades como Tudo acabado, Marcas, De igual pra igual, A mulher ideal, Ronda, Amendoim Torradinho, Lama, Além da Cama, Ouça, Nem Morta, A Loba e também a canção que dá nome ao CD, Lembranças.

Zeneide segue cantando e encantando, fazendo noites, como se diz no popular musical, e é hoje a cantora mais requisitada para as festas da cidade e região, tanto faz acompanhada com um simples teclado ou com a sua própria banda.


Zeneide é a nossa divina, é a nossa referência, é um orgulho que Bacabal reconhece e a extensão de sua voz alcançará sempre o sucesso, para todos os séculos e séculos sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário