sexta-feira, 13 de novembro de 2015

HOSPITAL DR. CARLOS MACIEIRA - DENÚNCIAS E EXPLICAÇÕES

A deputada Andrea Murad (PMDB) protocolou na tarde de ontem. ofício na Procuradoria Geral de Justiça pedindo que o órgão apure as denúncias sobre o fechamento de 11 leitos de UTIs no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís. A parlamentar alegou que os leitos desativados “lesam a saúde da população, prejudicando o tratamento dos pacientes internados e dos que estão entre a vida e a morte na fila por um leito de UTI”. Na sessão plenária, ela alertou sobre a gravidade do problema e criticou a nota emitida pela Secretaria de Estado da Saúde.
Clique na figura para ampliar“Será que o secretário não pensa que ele está cometendo crime de responsabilidade, mentindo dessa forma? Que eles estão loucos lá, dando um jeito de reativar as UTIs. Isso é verdade, o desespero tomou conta. Eu convidei vários deputados para me acompanharem ao Carlos Macieira. Pergunta se algum foi? Se algum da base governista foi? Não foram porque descobriram que é verdade. O secretário Marcos Pacheco em vez de estar divulgando notas mentirosas tem é que mandar reativar os 11 leitos de UTI que ele mandou desativar no Carlos Macieira”, disse Andrea Murad.
Andrea Murad denunciou ainda um caso de paciente que aguarda transferência para o HCM e o descaso com a manutenção do sistema de refrigeração do hospital que está há meses com problemas.
“O sistema de refrigeração, a peça já chegou há dez dias mas os custos são muito altos, ainda não está dando para resolver o problema e, enquanto isso, ficam os funcionários com calor, pacientes com calor, fica essa baderna geral. E o governo está assim zombando do povo e maltratando a população. Inclusive, tanto prova que essa questão do Carlos Macieira, é fato que tem uma senhora de 78 anos que teve um AVC, está no hospital em Barreirinhas aguardando leito de UTI no HCM há 15 dias”, denunciou a parlamentar.
carlosmacieira
O secretário adjunto de Saúde do Governo do Maranhão, Carlos Lula, em contato com o Blog fez questão de explicar detalhadamente os problemas atuais enfrentados pelo Hospital Carlos Macieira, mas negou veementemente que tenha acontecido diminuição de leitos de UTI na unidade de saúde.
O gestor assegurou que o ar-condicionado realmente apresentou problemas, mas já foi encaminhado para o Rio Grande do Sul, local da empresa específica que conserta o aparelho de última geração. Entretanto, para amenizar o problema, os leitos de UTI que estavam funcionando em um andar, foram transferidos para o outro andar, até que o problema seja solucionado.

O Blog também recebeu uma Nota da SES e disponibiliza na íntegra para os leitores e agradece ao secretário adjunto pelos esclarecimentos dados em respeito aos leitores do Blog. Veja abaixo.
NOTA
Sobre denúncia feita pela deputada Andrea Murad, em tribuna da Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em nome do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), informa que não houve nenhuma redução de leitos de UTI. Pelo contrário, até o final deste ano a SES aumentará 50 leitos no HCM, sendo 40 de enfermaria e 10 de UTI, usando espaços que estão sem utilização dentro do próprio hospital.

Sobre a medicação Ifosfamida, a SES informa que já está disponível no Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho e que a medicação faltou apenas alguns dias, devido a atraso na entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário