domingo, 22 de novembro de 2015

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE


5 PASSOS PARA ALIVIAR A DOR DE CABEÇA SEM REMÉDIOS

A dor de cabeça é muito comum, mas pode ser aliviada sem remédios, através de medidas simples como colocar compressas frias na testa, especialmente se a causa da dor de cabeça for estresse, má alimentação, cansaço ou ansiedade, por exemplo.
Geralmente, com estas medidas, a dor de cabeça passa no próprio dia, no entanto, se a dor for causada por febre, gripe ou outras infecções, por exemplo, é importante consultar um médico para tratar a dor de cabeça corretamente.

Porém, os 5 passos para aliviar a dor de cabeça em casa, sem remédios incluem:

1. Tome um banho quente: o banho quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça;

2. Deite em um local fresco sem luz e sem ruído: os estímulos externos como ruído ou luz podem agravar a dor de cabeça, por isso, é importante se sentir relaxada, deitando-se em um local fresco e com pouca luz e sem barulho.

3. Massageie as têmporas e a nuca: esta massagem aplica pressão nas têmporas, que se localizam na região lateral da testa e na nuca e na cabeça, ajudando a aumentar a circulação sanguínea e a relaxar os músculos, aliviando a dor de cabeça.

                                            Massagear as têmporas

                                                Massagear a nuca

4. Coloque uma compressa fria na testa, nas têmporas e na nuca: a compressa de água fria promove a contração dos vasos sanguíneos da cabeça, diminuindo o volume de sangue e aliviando as dores de cabeça.

5. Beba 1 xícara do chá de gengibre: o chá de gengibre tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a dor de cabeça. Basta colocar 2 cm de raiz de gengibre em uma xícara de água, deixar ferver por 5 minutos, coar, deixar esfriar e beber.

Além disto, a alimentação também pode ajudar a melhorar a dor de cabeça, através da ingestão de alimentos calmantes e que melhorem a circulação sanguínea. 

Quando ir no médico

É recomendado ir no médico se:
  • a dor de cabeça não melhorar em 3 dias com estas dicas;
  • a dor de cabeça piorar, mesmo com estas dicas;
  • tiver febre ou outros sintomas como coriza, dor de garganta, mal-estar geral, náuseas ou vômitos, por exemplo.

Nestes casos, o médico pede exames para tentar identificar a causa da dor de cabeça e orientar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, se necessário.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário