sábado, 7 de novembro de 2015

NA BATIDA DOS FOLIÕES

OS FOLIÕES – Oficinas culturais e ensaios itinerantes por comunidades de São Luís. Dia 07/11, sábado: Cortejo a partir das 17h, saindo da sede do bloco, na Rua Cândido Ribeiro, Centro, percorrendo ruas do setor São Pantaleão e retornando. Às 21h, Encontro de Blocos Tradicionais promovido por Os Brasinhas, no Largo de São Pedro, Madre Deus. Realização: Ponto de Cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.

O Bloco Os Foliões, o mais premiado representante do carnaval maranhense, realiza mais uma edição do projeto Andanças e Folias nesse sábado, dia 07, a partir das 17h, no Centro da cidade. O bloco sairá de sua sede, na Rua Cândido Ribeiro (Rua das Crioulas), por volta das 17h, e fará um cortejo pelo setor de São Pantaleão, a exemplo do que realziou no último sábado, arrastando um grande número de pessoas pelo centro da cidade. 
No feriado do Dia das Crianças, dia 12, o bloco fez a festa no bairro do Monte Castelo, na Rua Gregório de Matos. Sob a coordenação de Alípio Moraes, foram distribuídos brinquedos e realizados jogos e brincadeiras infantis durante o período da tarde.

No sábado retrasado, a comunidade do Diamante (Travessa Boa Esperança) recebeu a visita do projeto “Andanças e Folias”, coordenado pelo ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão, do Bloco Tradicional Os Foliões. O evento contou com brincadeiras de rua, jogos, telão, aulas de dança, oficinas de percussão, bingos e ensaios das baterias dos blocos tradicionais Os Feras, Os Vampiros, Os Tremendões e Os Fanáticos.
Um final de semana anterior, as ações aconteceram primeiramente na sede do bloco, na Rua Cândido Ribeiro, Centro. Depois, o bloco seguiu para a Vila Goreth (Camboa), mais precisamente para a  sede do Bloco Tradicional Os Tremendões. Em seguida, fez a festa na sede da Favela do Samba, no Sacavém.
O projeto teve início em agosto e já foi realizado na comunidade do Monte Castelo, por duas vezes, na Liberdade, no Diamante e na própria sede da entidade, na Rua Cândido Ribeiro. O mesmo conta com apoio do Ceuma, Sindjusma, Sindicato dos Ferroviários do MA-PA-TO, Programa Mais Cultura Maranhão, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Ainda esse mnês, o projeto passará a integrar o Programa Mais Cultura e Turismo, do Governo do Estado do Maranhão. Oficinas de dança, ritmo, percussão, apresentações e cortejos de rua serão real izados em cidades do interior maranhense e bairros de São Luís.

PRÊMIOS

Os Foliões trabalham como ponto de cultura desde 1994, quando começou a realizar oficinas em bairros de comunidades de São Luís. Em 2008, foi reconhecido oficialmente pelo MinC, sob o nome de Bordados e Encantarias do Maranhão, servindo de bases para todas as realizações sociocultuais da entidade ao longo do ano.
O bloco recebeu, do MinC e da Funarte, os seguintes prêmios: pontinho de cultura Foliões Mirins, Prêmio Tuxaua, Prêmio Cultura e Saúde, ponto de leitura Histórias de Minha Terra e projetos Arte na Rua e Folias Nordestinas, além de apoio a viagens para festivais nacionais e internacionais.
Os projetos de oficinas múltiplas são desenvolvidos desde o ano de 1996, no então Colégio Coesufma, na Rua Cândido Ribeiro, em núcleo que integra o acervo cultural da antiga Fábrica Santa Ampélia, recém-restaurada pela UFMA e pelo Governo Federal. Porém, a escolinha de ritmo do bloco existe desde o ano de 1977, porém até 1993 dedicava-se somente a difundir a batucada do bloco tradicional de São Luís. De 1994 a 1995, com a produção de espetáculos para festivais internacionais, seus integrantes passaram a ensaiar outras danças de manifestações populares do Estado. A partir de 1996, as oficinas foram abertas à comunidade e, a partir de 1998, incluíram artesanato, teatro, desenho, corte e costura e bordados.

CARNAVAL

Os Foliões completarão 40 anos de fundação em 2016, e a programação alusiva a quatro décadas de folia já começou. O Bloco Tradicional Os Foliões já iniciou seus trabalhos de comemoração dos seus 40 anos de fundação. Através do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão, será realizada uma nova série de ações socioculturais em comunidades de São Luís.
Durante todo o ano que vem, diversas ações estarão sendo desenvolvidas em vários segmentos culturais.
No carnaval propriamente dito, o bloco continuará animando os festejos de Momo nas comunidades e circuitos de rua em São Luís e algumas cidades do interior. Já estão confirmados seis municípios na agenda do grupo.
No desfile de passarela, o bloco vai realizar um grande musical, cantando o samba dos 40 anos e relembrando grandes sucessos, relembrando momentos gloriosos de sua vitoriosa carreira. O bloco é o que possui a maior coleção de títulos e prêmios na categoria dos blocos tradicionais de ritmo.
Também serão gravados em CD alguns dos mais belos sambas que o bloco já apresentou no carnaval maranhense, além de canções inéditas. O repertório virá gravado nas vozes de Coracinha e Jotha Júnior, os cantores oficiais, e convidados bastante especiais.

MESTRE WALMIR

Os Foliões foi fundado no dia 01 de maio de 1976 pelo saudoso Mestre Walmir Moraes Corrêa, seu irmão Waldete Cabeça Branca (cantador do Boi de Maracanã), Carlos Augusto Soeiro Gomes, Mauro Sérgio Guimarães Machado e Luís Fernando Lima de Sá Vale.
Mestre Walmir destacou-se como o mais respeitado e premiado dirigente do carnaval maranhense, tendo conquistado diversos desfiles de carnaval pelo Bloco Os Foliões, pela Tribo os Apaches e Bloco Os Vigaristas, tendo presidido todos. Participou também de escolas de samba e charangas e foi um dos fundadores da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos e da Academia Maranhense de Blocos Tradicionais.
Foi reconhecido como mestre da cultura popular brasileira pela Câmara Municipal de São Luís, Governo do Estado do Maranhão, Governo Federal, Conselho Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF) e Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV).
O Bloco Os Foliões foi pioneiro em se apresentar fora do período carnavalesco, gravar discos e vídeos e apresentar-se fora do Maranhão e do Brasil. Em turnês internacionais, esteve nos EUA, Canadá, Bélgica e França, além de exposições na Bolívia, Peru, Argentina, Espanha, Portugal, Finlândia e República Tcheca. O desenvolvimento dos projetos e trabalhos levou à criação de extensões, como o Grupo Foliões e o Reisado Folias de Natal.


DE 12 A 20 DE AGOSTO DE 2016 - OS FOLIÕES NO XXIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE PASSO FUNDO (RIO GRANDE DO SUL). ESPETÁCULOS A SEREM APRESENTADOS: BLOCO TRADICIONAL, SOTAQUES DO BUMBA-MEU-BOI, COCO, TAMBOR DE CRIOULA, QUADRILHA, SAMBA DE RODA, MACULELÊ, REISADO, FOLIAS DE REIS, MARCHINHAS, TRIBO DE ÍNDIO, MARACATU, CARIMBÓ, AFOXÉ, DIVINO, CACURIÁ.    ESPETÁCULOS, EXPOSIÇÕES, CORTEJOS DE RUA, OFICINAS CULTURAIS.  NOTA: OS FOLIÕES ESTEVE EM PASSO FUNDO NO ANO DE 1996. NA´PROVEITANDO A VIAGEM, HAVERÁ APRESENTAÇÕES EM BRASILIA E SÃO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário