segunda-feira, 30 de novembro de 2015

DINO EM,BAIXA


Em postagem nas suas redes sociais, o presidente da FAMEM, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), manifestou apoio e ratificou o seu sentimento de respeito e amizade para com a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.

Também mandou um recado direto ao ex-secretário Ricardo Murad e sua filha, deputada Andréa Murad, que tentaram criar um imbróglio envolvendo o Governo do Estado, a prefeita e a FAMEM.

“A prefeita Maura Jorge, de Lago da Pedra, tem, e sempre terá, minha amizade e respeito, independentemente de qualquer situação. O que não permitirei é que uma família tente utilizar a FAMEM como esteira para fazer política ou desviar foco de outros fatos. Nosso compromisso, meu e dos prefeitos e prefeitas maranhenses, é com o fortalecimento do municipalismo no Estado”, escreveu Cutrim em sua fan page.

Na mesma postagem, Gil Cutrim publicou link no qual aponta os avanços que, de acordo com ele, foram alcançados pela atual diretoria da Federação de maneira correta e apartidária.

Resposta – Gil Cutrim se manifestou a respeito da postagem da deputada Andrea Murad, que cobrou um posicionamento mais firma da FAMEM e de seu presidente, através da postagem “O silêncio covarde do presidente da FAMEM.

“Prefeita Maura Jorge se retira em protesto ao palanque de Flávio Dino em Lago da Pedra, impedida em seu próprio município de discursar, o que demonstra a arrogância, a falta de educação, a ausência de preparo para o cargo que ocupa e o menor jeito de Flávio Dino para política e, principalmente, para governador. Infelizmente, mais uma vez Gil Cutrim se cala, como fez com a prefeita de Coroatá por nunca defender a causa municipalista, mas aos seus interesses junto ao governo. Por isso, Coroatá desvinculou-se da FAMEM, por entender que Gil Cutrim usa a instituição em benefício próprio e é chegada a hora dos prefeitos reagirem. Basta de humilhação, de perseguição, a hora é de afirmação e de defesa do povo que está sendo humilhado e massacrado por um governo que em apensas um ano se transformou na maior mentira da história do Maranhão”, escreveu a deputada.

Sob os gritos de “a juventude pede respeito, governador dê a posse do Conselho” e de cartazes em punho é que dezenas de jovens adentraram a plenária da Conferência Estadual de Juventude, aberta oficialmente na manhã deste domingo (29), na UFMA.

O fato antecedeu a fala do Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular Francisco Gonçalves, que no ato representava o governador Flávio Dino (PCdoB). O protesto foi uma resposta de jovens ligados ao Fórum Estadual de Juventude – FEJMA revoltados com o Governo do Estado, que desde maio desse ano se recusa a dar posse aos membros da sociedade civil do Conselho Estadual de Juventude – CEJOVEM.

A desculpa do governo é uma ação impetrada na justiça por 20 entidades que não conseguiram eleger nenhum membro para o Conselho e que estranhamente tiveram às vésperas da Conferência uma recomendação favorável por parte da 2ª Promotoria da Infância e Juventude de São Luís.

Para não passar pelo vexame, membros do governo chegaram a procurar os jovens antes da abertura do evento para uma conversa, mas não obtiveram êxito. Tanto Francisco Gonçalves quanto a Secretária de Juventude Tatiana Pereira não escondiam o sorriso amarelo com a situação desconfortável diante da plateia e da Secretária Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude Angela Guimaraes.

Até que o Secretário de Estado tivesse o direito de falar, a organização do evento teve que garantir a fala da jovem Dayana Roberta como integrante do FEJMA, para que pudesse expor para a plenária a situação do CEJOVEM e as intenções do governo sobre o tema.

No discurso, Francisco Gonçalves tentou fazer média mas teve que ouvir um “desça do palanque” de um manifestante para deixar o tom político-partidário da fala. Apesar da manifestação dos jovens, o titular da SEDIHPOP não se mostrou sensibilizado para o diálogo. Coube a Tatiana Pereira contornar a situação e prometer que o tema voltaria a ser discutido no evento que encerra nesta segunda (30).


Nenhum comentário:

Postar um comentário